Buscar

APOL 7-A Fisiologia do Exercício

Prévia do material em texto

APOL 7-A Fisiologia do Exercício
Questão 1/10 - Fisiologia do Exercício
Considere a seguinte informação: 
“A adiponectina pode suprimir de forma importante a gliconeogênese hepática, por estimular a oxidação de ácidos graxos no músculo esquelético e inibir a transcrição dos genes envolvidos na produção de glicose”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Filipe et al. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 6, p. 1139-1148, 2019. p. 1145. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2019005002003&lng=en&tlng=pt Acesso em: 16 jan. 2020.
Considerando esta citação e os conteúdos do texto-base Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação sobre o aumento da adiponectina circulante associado ao tipo de exercício físico realizado, assinale a alternativa que descreve corretamente esta relação :
	
	D
	O exercício aeróbico isolado está relacionado ao aumento significativo da circulação de adiponectina em obesos.
Você acertou!
“Estudos mostram que o EF aeróbico isolado ou combinado com dieta resulta em um aumento significativo na circulação de adiponectina no tecido adiposo em obesos”. (Texto Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, p. 1145).
Questão 2/10 - Fisiologia do Exercício
Considere a seguinte citação:
 “O exercício físico (EF), em conjunto com o tratamento farmacológico, é eficaz para o manejo do DM2, com ação direta sobre o controle glicêmico”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Filipe et al. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 6, p. 1139-1148, 2019. p. 1139. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2019005002003&lng=en&tlng=pt Acesso em: 16 jan. 2020.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do texto Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, relacione as estruturas abaixo às suas respectivas características:
1. GLUT 4
2. Insulina
3. Ácidos graxos livres.
(  ) É um substrato energético.
(  ) Tem sua sensibilidade aumentada em resposta ao exercício físico.
( ) Esta proteína faz o transporte da glicose do meio extracelular para o intracelular.
 Agora, assinale a sequência correta:
	
	D
	3-2-1.
Você acertou!
“[...]a atividade contrátil inicia uma sequência de reações bioquímicas que culminam no aumento da sensibilidade à insulina” (texto-base, p. 1139) “[...] a translocação de transportadores de glicose do tipo 4 (GLUT4; do inglês type 4 glucose transporter) para a membrana sarcoplasmática de forma independente à insulina. Existem também efeitos crônicos, por meio dos quais o
EF aumenta o conteúdo de GLUT4 intramuscular”. (Texto base, p. 1139-1140). “Durante a realização de EF, o consumo de substratos energéticos (principalmente glicose e ácidos graxos livres) aumenta”. (Texto Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, p. 1140).
Questão 3/10 - Fisiologia do Exercício
Atente para a afirmação:
“Durante a realização de EF, o consumo de substratos energéticos (principalmente glicose e ácidos graxos livres) aumenta de maneira considerável em relação ao repouso.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Filipe et al. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo , 2019, v. 113, n. 6, p. 1139-1148,, p. 1140.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 5, Vídeo 4, Tema 3 - “Limiares: utilização e definições” sobre o estado estável, assinale a alternativa correta:
	
	C
	É a estabilização do VO2 que ocorre entre os 3 e 5 minutos de exercício.
Você acertou!
Comentário: “Limiares e tempo de exercício: estado estável – é a estabilização do VO2 (3 a 5 minutos); Abaixo do LL ou OBLA – exercício em estado estável por até ~4h se mantida carga constante [...]”. (Aula 5, Vídeo 4, Tema 3 – Limiares: utilização e definições: 07’05" - 08’49”).
Questão 4/10 - Fisiologia do Exercício
Considere a seguinte imagem:
 
 Após esta avaliação, caso queira visualizar a imagem, ele está disponível em: SHUTTERSTOCK diabetes: mechanism of insulin resistance. Disponível em https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/diabetes-mechanism-insulin-resistance-616589309. Acesso em: 17 jan. 2020.
Considerando esta imagem e os conteúdos do texto-base Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, assinale a alternativa que explica corretamente o que acontece com a glicose e a insulina em um estado de diabetes mellitus tipo II (DM2):
	
	C
	A resistência à ação da insulina (RI) em tecidos-alvo, se inadequadamente controlada, resulta em estado hiperglicêmico permanente.
Você acertou!
“A resistência à ação da insulina (RI) em tecidos-alvo é diretamente relacionada com a inflamação subclínica crônica e, se inadequadamente controlada, resulta em estado hiperglicêmico permanente”. (Texto Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, p. 1139).
Questão 5/10 - Fisiologia do Exercício
Atente para o extrato de texto:
“A RI (resistência à insulina) é uma condição que se desenvolve de forma silenciosa com possível progressão à falência pancreática, com curso natural usual iniciando na resistência dos tecidos-alvo à ação da insulina [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Filipe et al. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 6, p. 1139-1148, 2019. p. 1143. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2019005002003&lng=en&tlng=pt Acesso em: 16 jan. 2020.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação sobre a relação da RI com a obesidade, assinale a alternativa correta:
	
	C
	O aumento do tecido adiposo abdominal eleva o nível de ácidos graxos livres no fígado, agravando a resistência hepática à insulina.
Você acertou!
“Ademais, um grande aumento do tecido adiposo abdominal induz a uma elevação dos ácidos graxos livres para o fígado através da veia porta; consequentemente, agrava a resistência hepática à insulina [...]”. (Texto Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, p. 1143)
Questão 6/10 - Fisiologia do Exercício
Leia o texto a seguir:
“Atualmente, o número de pesquisas relacionadas a esse tipo de treinamento vem crescendo, principalmente em relação às respostas metabólicas adaptativas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAZ, C. L.; FRAGA, A.; TENÓRIO, M. Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade versus treinamento contínuo na composição corporal: uma revisão sistemática com meta-análise. Rev Bras de Atividade Física & Saúde [online].2017, vol.22, n.6. p.512-522, p. 513.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Vídeo 3, Tema 2 - “Princípios fisiológicos do treinamento”  sobre o princípio da sobrecarga, assinale a alternativa correta:
	
	C
	Diferentes estímulos produzem diversos desgastes.
Você acertou!
Comentário: “3. Princípio da sobrecarga: diferentes estímulos produzem diversos desgastes; Assimilação compensatória: há restituição das energias perdidas e preparação para receber uma carga de trabalho mais forte.” (Aula 4, Vídeo 3, Tema 2 – Princípios fisiológicos do treinamento: 11’02" - 13’19”).
Questão 7/10 - Fisiologia do Exercício
Leia a passagem de texto: 
“Dentre as ferramentas terapêuticas disponíveis para o tratamento da obesidade, o exercício físico (EF) tem efeito hipoglicemiante (redução da glicemia) conhecido e explicado por mecanismos moleculares complexos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Filipe et al. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 6, p. 1139-1148, 2019. p. 1139. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2019005002003&lng=en&tlng=pt. Acesso em: 16 jan. 2020.
Considerando esta citação e os conteúdos do texto-base Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação assinale a alternativa que descreve corretamente os principais mecanismos relacionados ao aumento da captação de glicose pelos músculos em atividade, de maneira aguda (relativo à atividade específica):
	
	B
	Aumento da sensibilidade à insulina e deslocamento dos transportadores de glicose do tipo 4 (GLUT 4) para a membrana sarcoplasmática, sem depender da ação da insulina.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] atividade contrátil inicia uma sequência de reações bioquímicas que culminam no aumento da captação de glicose pelo músculo. [...] aumento da sensibilidade à insulina e a translocação de transportadores de glicose do tipo 4 (GLUT4) para a membrana sarcoplasmática de forma independente à insulina” (texto-base, p. 1139).
Questão 8/10 - Fisiologia do Exercício
Atente para a afirmação:
“De forma aguda, a atividade contrátil inicia uma sequência de reações bioquímicas que culminam no aumento da captação de glicose pelo músculo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Filipe et al. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo , 2019, v. 113, n. 6, p. 1139-1148,, p. 1139.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 6, Vídeo 4, Tema 3 - “Avaliação e controle da força muscular” sobre a avaliação da força muscular dinâmica, assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto:
	
	A
	Teste de 1 RM
Você acertou!
Comentário: “Avaliação da força muscular: Força estática: Dinamômetro – idosos; Força dinâmica: Teste de 1 RM; Peso livre/máquinas – específico [...]”. (Aula 6, Vídeo 4, Tema 3 – Avaliação e controle da força muscular: 00’10" - 1’34”).
Questão 9/10 - Fisiologia do Exercício
Considere a seguinte citação: 
“O efeito protetor do EF (exercício físico) pode ser, assim, atribuído ao efeito anti-inflamatório do treinamento físico mediado por redução da massa de gordura visceral e/ou por indução de um ambiente anti-inflamatório [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Filipe et al. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 6, p. 1139-1148, 2019. p. 1144. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2019005002003&lng=en&tlng=pt. Acesso em: 16 jan. 2020.
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, relacione as substâncias abaixo, cujas concentrações são influenciadas pela prática de exercício físico, a suas respectivas características:
1. Adiponectina
2. Resistina
(  ) Comumente encontrada no soro de indivíduos com obesidade, esta proteína parece estar envolvida no processo de resistência à insulina.
(  ) Pode suprimir a gliconeogênese hepática, estimulando a oxidação de ácidos graxos no músculo esquelético.
( ) A melhora nas concentrações desta substância tem sido associada à perda de tecido adiposo subcutâneo e visceral.
 Agora, assinale a sequência correta:
	
	B
	2-1-1.
Você acertou!
“A resistina é comumente encontrada no soro de indivíduos com obesidade e parece estar envolvida no processo de RI”, “Dentre as suas inúmeras funções, a adiponectina pode suprimir de forma importante a gliconeogênese hepática, estimulando a oxidação de ácidos graxos no músculo esquelético e inibindo a transcrição dos genes envolvidos na produção de glicose”, “A melhoria nas concentrações de adiponectina tem sido associada à perda de tecido adiposo subcutâneo e visceral induzido pelo EF”. (Texto Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, p. 1145).
Questão 10/10 - Fisiologia do Exercício
Leia o extrato de texto: 
“Durante a realização de exercício físico, o consumo de substratos energéticos (principalmente glicose e ácidos graxos livres) aumenta de maneira considerável em relação ao repouso”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Filipe et al. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 6, p. 1139-1148, 2019. p. 1140. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2019005002003&lng=en&tlng=pt. Acesso em: 16 jan. 2020.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Mecanismos Bioquímicos e Moleculares da Captação da Glicose Estimulada pelo Exercício Físico no Estado de Resistência à Insulina: Papel da Inflamação, assinale a alternativa que apresenta corretamente onde esses substratos (glicose e ácidos graxos livres) são provenientes:
	
	B
	São provenientes de depósitos intramusculares, da produção hepática ou da mobilização no tecido adiposo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Esses substratos são provenientes de depósitos intramusculares, da produção hepática ou da mobilização no tecido adiposo por ação da enzima lipase hormônio sensível” (texto-base, p. 1140).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes