Buscar

Avaliação II - Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455853) ( peso.:1,50)
	
	
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Conforme os PCN, os atuais 1º, 2º e 3º anos correspondem ao primeiro ciclo. As crianças estão ente 6 e 8 anos de idade. Nesta fase, a criança inicia sua leitura de mundo, e as atividades de geografia são fundamentais para apropriação de noções espaciais básicas e elementares, pois nesta fase os alunos já têm desenvolvido, principalmente se fizeram o pré-escolar, o espaço vivido, e estão na fase do desenvolvimento do espaço percebido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos que a criança deve dar conta ao concluir o primeiro ciclo:
	 a)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos quanto à orientação, à locomoção e à representação cartográfica.
	 b)
	Analisar pequenos textos sobre as paisagens apresentadas no livro didático, sem estabelecer relações com as paisagens do cotidiano.
	 c)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 d)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes através de mapas, a partir da realidade do aluno.
	2.
	O planeta Terra passou por um conjunto de transformações, as quais são estudadas dentro de uma concepção de tempo geológico. O tempo geológico, se comparado com o tempo histórico (do homem), é mais longo e também mais abstrato. É importante que as crianças compreendam que essas modificações, ao longo do tempo geológico, são naturais. Todavia, as ações do homem utilizando um conjunto de técnicas também provocaram transformações no espaço terrestre, as quais chegam a interferir nas transformações naturais. Sobre essas modificações de origem humana, com implicações negativas mais facilmente percebidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Explosões vulcânicas, abalos sísmicos e tufões e furacões.
(    ) Desmatamentos e incêndios florestais de grandes proporções.
(    ) Danos ambientais como a poluição da hidrosfera, atmosfera em solos por efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
(    ) Danos ambientais nas geleiras polares, embora exista uma polêmica sobre o aquecimento global. Um grupo de cientistas defende a ideia da mudança de temperatura do planeta ser um fenômeno natural; outro grupo defende que as ações do homem através dos processos de industrialização e urbanização contribuíram para este fenômeno.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	A bússola foi um dos instrumentos de orientação utilizados desde a Idade Antiga, durante as Grandes Navegações e Descobrimentos que ocorreram no decorrer dos séculos XV e XVI. As direções da rosa-dos-ventos do interior da bússola são baseadas no movimento aparente do sol, porém seu funcionamento se baseia numa agulha imantada que aponta o norte magnético. A partir da identificação desta direção, as demais são interpretadas. Assim, utilizamos pontos de orientações, que são chamados de:
	 a)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	 b)
	Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	 c)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	 d)
	Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	4.
	O desenvolvimento de uma criança em relação à noção de espaço varia de criança para criança. A esse respeito, Almeida e Passini (2008, p. 28) salientam alguns carácteres distintos em relação ao entendimento do espaço vivido, percebido e concebido. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Consciência do Espaço Corporal.
II- Relações Espaciais Topológicas Elementares.
III- Relações Espaciais projetivas e Euclidianas.
(    ) A criança passa a manter a posição dos objetos e altera o ponto de vista até atingir as relações espaciais, conseguindo se situar, identificar e mapear o local onde se encontra, em grandes distâncias. 
(    ) A criança faz relação com o espaço determinado próximo a ela, em pequenas distâncias.
(    ) O processo espacial acontece pelo próprio corpo da criança, existindo dois aspectos fundamentais: o esquema corporal e lateralidade.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - II - III.
	5.
	A ciência explica que o universo surgiu através de uma explosão cósmica, o ?Big Bang?. Desde então, a Terra vem sofrendo alterações. Para analisar e interpretar as linhas evolutivas do decorrer dos anos, os cientistas fazem análise da:
	 a)
	Explosão cósmica.
	 b)
	Distribuição das camadas de rochas e fósseis.
	 c)
	Escala do tempo geológico.
	 d)
	Idade cronológica da Terra.
	6.
	As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias horizontais representadas pelos paralelos e meridianos, servindo para a localização de um ponto na superfície terrestre. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os paralelos são traçados pela linha do equador, que dividem a Terra em duas partes: hemisfério norte e hemisfério sul.
(    ) O meridiano principal é chamado de Greenwich, divide o globo em duas partes iguais, denominadas de hemisfério leste ou oriental e hemisfério oeste ou ocidental.
(    ) A linha do equador divide a Terra em duas partes no sentido vertical, essas partes são denominadas de hemisfério leste e hemisfério oeste.
(    ) As linhas imaginárias horizontais, simbolizadas pelos paralelos, correspondem às latitudes, e os meridianos correspondem às longitudes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	A cada ciclo, no ensino de geografia, o professor, ao planejar suas aulas e preparar as avaliações, deverá prestar atenção às proposições dos PCN. Com relação ao primeiro ciclo, quais são os critérios de avaliação estabelecidos? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Apoderar-se da ideia de interdependência entre a sociedade e a natureza e reconhecer aspectos dessa relação na paisagem local e no lugar em que se encontra inserido.
(    ) Reconhecer, através da observação e da descrição, alguns aspectos naturais e culturais da paisagem, percebendo nela elementos que expressam a multiplicidade de tempos e espaços que a compõe.
(    ) Utilizar procedimentos básicos do fazer geográfico de observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais.
(    ) Reconhecer e comparar os modos e as razões que levam diferentes grupos sociais, inclusive o seu próprio, a produzir conhecimentos técnicos e tecnológicos, sendo capaz de discernir benefícios e prejuízos por eles causados, localizar alguns lugares e sujeitos que deles podem dispor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	Os povos antigos eram inicialmente nômades. Com o tempo, tornaram-se sedentários, mas sempre continuaram viajando, deslocando-se pelos espaços, sendo necessária a orientação. Para podermos nos orientar no espaço geográfico, utilizamos pontos de referência, observamos astros e podem-se utilizar instrumentos como a bússola, o astrolábio e, atualmente, o GPS (Sistema de Posicionamento Global).  Sobre a bússola, a orientação das direções é dada por pontos (dos mais gerais para mais específicos) denominados:
	 a)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	 b)
	Pontos Cardeais, Pontos
Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	 c)
	Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	 d)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	9.
	A respeito das projeções cartográficas, é possível dizer que não existe uma única forma de representar, cartograficamente, o planeta Terra. Entre os tipos de projeções existentes, é possível citar a projeção cilíndrica, cônica, de Mercator, azimutal, ortográfica, de Mollweide, de Peters, entre outras. Sobre isso, observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sua nomenclatura:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/projecoes_cartograficas.aspx>. Acesso em: 20 mar. 2013.
	
	 a)
	Projeção cônica.
	 b)
	Projeção cilíndrica.
	 c)
	Projeção azimutal.
	 d)
	Projeção plana.
	10.
	A cartografia, enquanto um dos objetos de estudo da Geografia escolar, faz parte do currículo das séries iniciais. Compreender a linguagem cartográfica possibilita que a criança desenvolva a percepção do seu espaço de vivência, para mais tarde ter capacidade cognitiva mais complexa sobre suas aplicações e possibilidades de entendimento do espaço. A respeito do ensino da cartografia nas séries iniciais, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao professor informar que mapa é um instrumento que traz informações, não apenas uma ilustração.
II- O professor pode utilizar-se de vários recursos que envolvam a iniciação à leitura cartográfica, tais como jornais, televisão, internet etc., como forma de enriquecer suas aulas.
III- O mapa é, imprescindivelmente, a única linguagem a ser utilizada nas aulas de Geografia, nas séries iniciais.
IV- A cartografia auxilia a criança no entendimento, através de uma representação esquemática da superfície terrestre, de fenômenos físicos, naturais e culturais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais