Buscar

TIC 1 - Bainha de Mielina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TIC Semana 1 – Sarah Yumi S. Nishikawa – Turma 53
· QUAL É A IMPORTÂNCIA DO REVESTIMENTO MIELÍNICO DOS NEURÔNIOS?
A Bainha de mielina é uma estrutura presente tanto no sistema nervoso central quanto no periférico. Ela é formada por membrana de lipídeos (rica em glicofosfolipídeos e colesterol) e atua em especial recobrindo os axônios dos neurônios. 
No sistema nervoso central, as células responsáveis pela mielinização dos neurônios são os oligodentrócitos. Já no sistema nervoso periférico, quem exerce essa função são as células de Schwann, também denominadas neurolemócitos.
Os neurônios que apresentam a bainha de mielina possuem a característica de melhor capacidade de processamento das informações, acelerando a condução do impulso nervoso e resultando em uma maior rapidez na resposta do estímulo. Na evolução, a mielina trouxe muitas vantagens com a melhora desse processamento, que ocasionou na formação de um sistema nervoso mais compacto e capacitado para as informações mais complexas, sendo um instrumento muito auxiliar, por exemplo, na sincronia muscular e auxiliando na melhora da fuga e da caça. 
Fisiologicamente, a bainha de mielina acelera a condução dos potenciais de ação gerados pelos impulsos nervosos. Por possuir constituição lipídica, ela atua como um isolante elétrico, impedindo que os impulsos sejam conduzidos nos locais onde ela está presente. Assim, essa condução acontece em saltos, apenas nos locais onde não há mielina, os nódulos de Ranvier. Assim, a velocidade dos impulsos depende de fatores como: o diâmetro do axônio, a espessura da mielina, a quantidade de nódulos presentes, assim como sua composição e a quantidade de íons existente.
	Os nódulos de Ranvier atuam por meio da replicação do impulso nervoso, sendo conduzido de nó em nó. Ocorre a entrada do íons sódio no nódulo e logo depois os canais de potássio são abertos, liberando um fluxo de potássio que repolariza a membrana do neurônio no local do impulso e propulsando-o para o próximo nódulo.
	Assim observado, é importante saber que existem neurônios mielinizados e não mielinizados (desmielinizados), dependendo das funções desempenhadas, porque para determinadas funções é importante que o impulso nervoso seja conduzido de maneira lenta. Entretanto, essa diferenciação permitiu que houvesse uma melhora na capacidade de sobrevivência, resultando em uma característica muito importante para os vertebrados e aqueles que apresentam essa característica evolutiva.

Outros materiais