Buscar

Analise Critica/Resenha Charlien Chaplin

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“TEMPOS MODERNOS”
O filme “Tempos modernos” de 1936 retrata a vida de um operário na década de 30, onde o personagem principal é Chaplin, cujo sua única função era rosquear pares de parafusos.
A administração da fabrica funcionava através da teoria de Taylor, teoria que constatava que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma de hierarquia e sistematizados, cada funcionário desenvolvia uma única função na empresa, o que tornava o trabalho cansativo.
Charles Spencer Chaplin, responsável por dezenas de filmes no século XX, no filme Tempos modernos, o personagem não se adaptava as atividades da linha de produção, pois os chefes visavam demandas cada vez maiores.
O filme apresenta a situação da década de 30, após a quebra da bolsa de valores de New York, o que gerou para sociedade desempregos, fome e miséria. Depois que a economia se estabilizou, as fábricas começaram a desenvolver sistemas de produção, a fim de potencializar o tempo e a produção dos funcionários. 
A administração cientifica taylorismo, foi criada pelo americano Frederick W. Taylor, onde cada operário deveria cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaíssem. Isso provocou exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado. Este sistema ignorava as necessidades básicas dos trabalhadores e objetivando lucros cada vez maiores. 
 Diferente a teoria de Taylor, Henry Fayol se preocupava com os níveis de hierarquia de uma empresa, controlando a gestão e organização da empresa. Henry Fayol nasceu em 1841, foi engenheiro e um dos teóricos clássicos da ciência da administração. O engenheiro contribui para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno e os princípios da administração. Os princípios da administração são: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, direção, subordinação, remuneração do pessoal, centralização, hierarquia, ordem , equidade, estabilidade do pessoal , iniciativa e união.
A teoria de Taylor serviu como inspiração para o empresário Henry Ford, que desenvolveu a Teoria Clássica da administração Fayol e foi responsável por revolucionar a indústria automobilística.
 Ford criou um método, onde a produção seria através da linha de montagem automatizada, cujo objetivo era buscar simplificação das atividades dos profissionais envolvidos no processo de fabricação padronizada. Este método garantiu uma produção em alto escala, o que aumentou os lucros empresariais.
Henry Ford era um grande empresário que não focava somente nos lucros da empresa, mas sim na qualidade de vida dos seus funcionários, sendo assim seus funcionários trabalhavam 8 horas por dia tendo folgas aos finais de semana.
 Atualmente as grandes empresas seguem o padrão da teoria de Henry Fayol, buscando produção e qualidade para seus funcionários. Diferente do século XX, os trabalhadores do século XXI têm seus direitos prescritos perante o CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), oque garante aos trabalhadores o 13° salário, férias remuneradas, FGTS, assistência médica, vale transporte, seguro desemprego, licença maternidade, entre outros benefícios.

Outros materiais