A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
PROJETO INTEGRAL MULTIDICIPLINAR 1 (1) (2)-4

Pré-visualização | Página 2 de 3

Do Público Alvo
A Comunicação é parte que complementa o negócio. Para que o planejamento seja útil, é preciso saber qual é a percepção do público com o produto no mercado. Que produto para o mercado é melhor? Como é o conhecimento do público em relação a essa marca?
Conforme VASCONCELOS (2013), o mundo produz informações de modo progressivo a cada dia, e de uma forma bem rápida. Estar atualizado, saber alcançar novos dados e verificar qual mensagem chega aos ouvidos no mercado, é a chave para o sucesso do trabalho. Considerar os porquês, analisar as características do produto e sua trajetória, entender quais as necessidades do público-alvo, os rumos de comportamento e a expectativas sobre o produto/serviço, fazem parte dos elementos indispensáveis para que a empresa elabore um planejamento e consiga atingir o público-alvo com sucesso.
3.2.1. Público-Alvo
O desenvolvimento de tal projeto passa por alguns estágios que devem ser seguidos, como por exemplo, a identificação do público alvo, que são formados pelos clientes atuais que já consomem e conhecem os produtos da empresa e os clientes potenciais, os quais são os que precisam ser identificados, os que precisam conhecer e começar a consumir os produtos e serviços da empresa.
No conceito institucional da Ambev, o público-alvo são os bebedores de cerveja, acima de 18 anos, que valorizam o bate-papo com amigos (Ambev, 2016).
3.3. Os Objetivos De Comunicação
A Ambev valoriza a comunicação como fator importante para o cumprimento da missão da organização, por isso, ela procura manter uma comunicação aberta com todos os públicos envolvidos no nosso negócio de forma direta, e por meio da imprensa (Ambev, 2016).
Através da comunicação, é possível verificar as percepções do público sobre o produto e determinar o retorno que foi adquirido pela comunicação. A elaboração da mensagem é muito importante, pois, ela precisa atrair a atenção do público. Outro detalhe importante é saber quais canais de comunicação que o público alvo tem fácil acesso. Podemos utilizar diversas formas para verificar os impactos das decisões tomadas pela comunicação.
O gerenciamento da comunicação tem como necessidade, a criação de um projeto utilizado por diversas ferramentas que, de maneira eficaz, alcancem os objetivos traçados por um planejamento de marketing.
3.4. O Mix De Comunicação E Os Canais Utilizados
Podemos dizer que o mix da comunicação de marketing é um conjunto de ferramentas que a gerência usa como componente estratégico da empresa.
A Ambev tem elaborado programas de canais de comunicação modernos e ágeis para o público interessado nas notícias da empresa. Trata-se de um portal, que traz informações sobre as áreas de consumo responsável, meio ambiente, responsabilidade social e economia. Garantindo transparência e agilidade em seu relacionamento com clientes, consumidores, funcionários, fornecedores, investidores e com a comunidade (Ambev, 2016).
O canal de comunicação que a Ambev utiliza através das redes sociais, são Twitter, Flickr e Youtube que aproximam o público da companhia e potencializam suas ações. Além de possuir marcas com perfis próprios nas redes sociais, como a Skol e a Brahma. Os formatos em vídeo e anúncios podem ser facilmente disseminados pelos diversos meios que a internet possui. A Inovação é um conceito da marca que leva a empresa a sempre buscar surpreender os consumidores, através da comunicação pelo próprio site, na Tv, pela mídia ou no ponto de vendas da Ambev (Ambev, 2016).
Suas marcas são referência e avançam na preferência dos consumidores, estratégias utilizas pela Ambev através de técnicas de marketing e pela comunicação que facilitam as escolhas no mercado (Ambev, 2016).
Para apoiar a aceitação do público jovem à Skol, a Ambev orienta todas as suas ações de comunicação nesse sentido. Nas propagandas de TV, os filmes são feitos por atores jovens, e a marca realiza eventos direcionados a esse público como a Skol Rock e Skol Beats, direcionado especialmente para quem aprecia música eletrônica, em sua maioria, são pessoas na faixa etária abaixo de 30 anos (Ambev, 2016).
O mix de produtos é de marcas fortes, entre clássicos e inovações que atendem a diversos públicos. A Ambev investe constantemente com objetivo é aumentar a diversidade de produtos do mercado nacional e entregar ao consumidor hábitos de consumo e superar suas expectativas (Ambev, 2016).
O gerenciamento da comunicação tem como necessidade, a criação de um projeto utilizado por diversas ferramentas que de maneira eficaz, alcancem os objetivos traçados por um planejamento de marketing (Ambev, 2016).
3.5. Como Ocorre Atualmente A Mensuração Dos Resultados
Verificar a mensuração dos resultados é muito importante, realizar uma análise para ver se os resultados conquistados pela comunicação foram eficazes. Qual foi o impacto junto ao público alvo, e conferir se a estratégia da comunicação está funcionando.
A Ambev se preocupa com a responsabilidade social e empresarial, de modo transparente ela passa os resultados, ela conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar que acompanha todos os passos dos mais importantes campanhas das marcas, e do pós-vendas. A empresa acredita que só consegue atingir bons resultados, por respeitar seus clientes, agências, parceiros e por trabalhar juntos, criando fortes vínculos (Ambev, 2016).
3.6. Como A Empresa Comunica Aos Seus Stakeholders A Sua Responsabilidade Ambiental
A empresa também se preocupa bastante com a sustentabilidade como: economizar e utilizar de maneira correta a água, reciclar subprodutos e resíduos e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, entre outras ações.
Na Ambev, a sustentabilidade não é apenas teoria, sendo uma grande referência em práticas ambientais, sua gestão está interligada com seu sonho: ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor.
Compreende que a sustentabilidade tem relação direta com o crescimento empresarial, por isso, hoje, possuem quatro pilares fundamentais inclusos na plataforma da sustentabilidade organizacional. Os quais são: Consumo inteligente; água; resíduo zero e clima e desenvolvimento (Ambev, 2016).
Com o programa de Consumo Inteligente, criado em 2003 a Ambev, conseguiu desenvolver uma cultura de consumo responsável no Brasil, contando com o apoio de universidades, centros de pesquisas, redes de supermercados, bares, restaurantes, sindicatos, governos, órgãos de trânsito, aplicativos de táxi, sociólogos, psicólogos, especialistas em saúde, artistas, jogadores de futebol, influenciadores digitais e ONGs (Ambev, 2016).
Sendo uma empresa líder no mercado de cervejas, a Ambev tem o compromisso de comercializar e promover produtos de forma responsável, com o intuito de reduzir o consumo prejudicial de cerveja, para isso, a empresa segue obrigatoriamente os padrões de conduta de ética estabelecidos pela empresa, o código de marketing e comunicação responsável, juntamente com o código de ética do conar, que ajudam a garantir que os anúncios publicitários sejam sempre seguro e de forma honesta (Ambev, 2016).
Investem de forma continuada em políticas de consumo responsável e em programas sociais e ambientais voltados para as comunidades locais. Uma ação tomada pela Ambev envolvendo a sociedade foi incentivar a mudança de comportamentos em excesso e a criar hábitos, estabelecendo um conjunto de Metas Globais de Consumo Inteligente que devem ser atingidas até o fim de 2025 (Ambev, 2016).
4. Técnicas Da Informática
A Ambev é a empresa que mais se transforma digitalmente, em tempos de transformação digital, estar preparado para adotar as principais novidades do mercado é uma tarefa que requer um cuidado especial. Afinal de contas, a mudança constante da tecnologia influencia empresas de todos os portes e segmentos para atualizar suas ferramentas e processos. Para a Confenar, Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, a inovação é um ótimo ponto para o sucesso da distribuição de bebidas. Por isso, alinhada a esse cenário, apoia continuamente as mais de