A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
PROJETO INTEGRAL MULTIDICIPLINAR 1 (1) (2)-4

Pré-visualização | Página 3 de 3

100 distribuidoras de todo o Brasil na aplicação e até no desenvolvimento de soluções voltadas às diversas áreas da operação, incluindo Compras, Transporte, Armazenamento e Atendimento ao Cliente.
Os desafios consistem em usar inovações que melhorem aspectos como o armazenamento de estoques, a gestão do dia a dia dos colaboradores, a realização das ordens de entregas, desenvolvimento de produtos específicos para cada cliente e localidade, análise de vendas, entre outros pontos. São diversos fatores que precisam ser pensados e a tecnologia entra para facilitar a vida de todos que atuam diretamente com o cliente final. O uso de Inteligência Artificial tem sido muito aplicado em conjunto o Big Data, que consiste no cruzamento de um volume enorme de informações para ajudar, por exemplo, a prever quais produtos têm maior chance em um ponto de venda (PDV) e qual é a quantidade sugerida para a comercialização dessas bebidas.
A Ambev está construindo uma plataforma digital que agrega valor aos clientes por meio de serviços de excelência. Atualmente, a plataforma possui mais de 150 mil usuários e gera mais de R$2 bilhões em receita bruta. Através do aplicativo: os clientes podem abrir solicitações em todos os canais; as solicitações são resolvidas em sistema centralizado, conectando as operações do cliente e da empresa e algoritmo do Venda Certa, inteligência para sugerir o portfólio correto para cada cliente, maximizando o sortimento e a eficiência de vendas, a quantidade e produtos certos para o cliente certo. A Venda Certa leva a um portfólio mais lucrativo e melhora o serviço, com um processo de venda totalmente digital.
Podemos dizer que tem ampliado consideravelmente os investimentos em tecnologia e inovação nos últimos anos. O time de TI trabalha de forma integrada com as demais áreas para pensar em soluções que aperfeiçoem o trabalho. Alguns exemplos são a plataforma TechLog, para a área de logística, e os sistemas Vendas Plus e Pedido Fácil, para a área de vendas.
Uma parte dos R$ 80 milhões previstos para este ano será investida na implantação de um novo sistema de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês), da alemã SAP. “Atualmente, a Ambev usa um sistema SAP, que é o mesmo adotado na República Dominicana, na Guatemala e no Peru”. A meta é adotar em todas as unidades da América Latina a mesma versão do [software da] SAP usada na matriz, afirma. A expectativa da companhia ao adotar uma única versão do sistema SAP é padronizar as operações de gestão e controle de áreas como produção, finanças, compras e vendas.
Como parte do projeto de infraestrutura, a companhia também vai implantar um software de planejamento e otimização, conhecido pela sigla em inglês APO. Esse tipo de programa é usado para integrar as áreas produção e de logísticas
Os suportes digitais constituem o principal canal das nossas comunicações, que inclui, mas não se limita a:
• websites sob o controle da Ambev;
• anúncios (com ou sem rotatividade);
• TV interativa;
• correio eletrônico;
• mensagens de SMS e MMS em dispositivos móveis;
• publicidade em jogos;
• publicidade viral sob o controle da Ambev;
• páginas ou canais da marca nas redes sociais, incluindo, mas não se limitando ao
Facebook, Instagram, Pinterest, Tumblr, Twitter, YouTube, etc.;
• aplicações transferíveis (apps).
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Referente ao que foi citado acima sobre os fundamentos da administração, podemos concluir que existe uma administração confiável e dentro das teorias existentes utilizada na empresa AmBev, que pelo que sabemos não são poucas.
Com uma ótima administração a AmBev tem um excelente time de gestores, sendo alguns deles:
· Jean Jereissati Neto – diretor geral
· Fernando Tennenbaum – diretor financeiro
· Ricardo Morais - diretor de gente e gestão.
· Eduardo Eiji Horai - diretor de tecnologia da informação
Ambev segue sendo a 14ª maior empresa do país em receita líquida graças à ótima gestão e forma de administração, com metas e objetivos e com bastante ética profissional e seguindo os princípios de Taylor:
· Eliminação do desperdício de esforço humano
· Adaptação dos operários a própria tarefa
· Treinamento para atendimento das exigências do trabalho
· Maior especialização nas atividades
· Normas de trabalho bem detalhadas.
Também vimos à importância da comunicação de uma empresa com seus funcionários e com seu público alvo. A Ambev é uma empresa que zela a importância da transparência com o público em geral, assim fazendo uma ótima propaganda e Marketing. Uma ótima comunicação também precisa ser estabelecida entre empresa e cliente e a AmBev faz isso muito bem e usa a tecnologia e informática a seu favor, com redes sócias e uma página na web, é muito fácil ter acesso a qualquer informação da empresa, sendo elas:
· História da empresa
· Princípios
· Produção
· Sustentabilidade
· Produtos
Com tantas informações o público se sente mais próximo a empresa e a empresa ganha uma visibilidade maior.
6. REFERENCIAS
CONTEÚDO aberto. In: AmBev. Disponível em: https://ambev.com > Acesso em: 14 abril 2020.
LIVRO “princípios científicos da administração” de Frederick Winslow
Taylor
CONTEÚDO aberto. In: Ambev. Disponível em: https://pt. 
http://ri.ambev.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=43352
 > Acesso em: 14 abril 2020.
CONTEÚDO aberto. In: passei direto. Disponível em: https://pt. https://www.passeidireto.com/> Acesso em: 14 abril 2020.
CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/AMBEV> Acesso em: 14 abril 2020
CONTEÚDO aberto. In: tinside. Disponível em: https://tiinside.com.br/02/10/2018/ambev-e-a-fabricante-de-bens-de-consumo-mais-digital-do-brasil-segundo-estudo/ Acesso em: 14 abril 2020
CONTEÚDO aberto. In xp investimentos. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/acoes/analises-fundamentalistas/relatorios/ambev-abev3-inovacao-e-tecnologia-para-alavancar-estrategia-e-eficiencia/ > Acesso em: 14 abril 2020.