Buscar

Avaliação II - Fundamentos Filosóficos do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico: 	INDILLA RENATA RIEGERT	 
Disciplina: 	Fundamentos Filosóficos do Direito (16784) 
Avaliação: 	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:442891) ( peso.:1,50) 
Prova: 	11015600 
Nota da Prova: 10,00 
	Legenda: 	 Resposta Certa 	 Sua Resposta Errada 
	1. Na medida em que avança o trabalho de Aristóteles, seu olhar volta-se para a política, tratando-a em uma dimensão maior. Pode-se afirmar com segurança que a reflexão de Aristóteles sobre o justo completa-se com a discussão acerca das formas de governo, uma vez que para o referido filósofo, o bom governante é aquele que alcança como resultado a felicidade geral. Considerando os estudos realizados sobre política em Aristóteles, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A nova orientação conferida por Aristóteles à ciência política buscava, além do ensino da arte de governar, independente do modelo político adotado, o estudo das formas existentes e ideais de governo. 
II- Essa nova forma de pensar intencionava instituir leis aplicadas a todos que priorizassem os direitos e as garantias individuais dos homens livres, que eram todos os homens, com exceção dos escravos e mercadores. 
III- Assim, esta nova ciência, independente do fim moral, incluía o conhecimento acerca do bem político (relativo e absoluto) e procedimentos políticos no estudo dos objetivos de governo. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
	 a) As sentenças I e III estão corretas. 
· b) As sentenças II e III estão corretas. 
· c) As sentenças I e II estão corretas. 
· d) Somente a sentença III está correta.
	 
 
	2. O pensamento socrático desemboca diretamente nas obras de Platão. Por meio de seus diálogos são abordados temas elementares de seu mestre Sócrates, tais como a virtude e a ética, bem como o sentido da filosofia. Acerca das obras platônicas, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Para Platão, a verdadeira política deve estar a salvo das paixões e ilusões e a "chave" para a verdadeira política seria a Filosofia. Por esta razão, a Alegoria, ou Mito da Caverna, é um dos núcleos centrais de suas ideias. 
II- Na República, Platão idealiza uma cidade hierarquizada, governada por filósofos com virtude própria, fundada na Razão ou "Ciência do Bem" (ciência política). Nesta linha de pensamento, a justiça nada mais é do que o respeito à hierarquia: cada um deve exercer "na" e "para" a Cidade o papel que lhe cabe. 
III- Reconhecendo a diversidade humana, a Cidade de Platão seria constituída por três classes distintas: a primeira, dos chefes de governo com sabedoria e virtudes próprias; a segunda, de auxiliares ou guerreiros dotados de coragem; e a terceira, dos artífices ou camponeses - quer sejam proprietários ou não - virtuosos por sua temperança, ou seja, com capacidade de resistir aos apetites. 
IV- A convivência com tal diversidade permitiria a realização da perfeita justiça na medida em que cada qual cumprisse sua função. Para compor o corpo da cidade seria necessária uma única classe: a dos filósofos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
	· a) As sentenças I e IV estão corretas. 
· b) As sentenças III e IV estão corretas. 
	
	 c) Somente a sentença II está correta. 
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
 
	3. O período clássico de Atenas corresponde ao século V a.C., conhecida como era de Péricles (495/492 a.C. - 429 a.C.), em referência ao grande legislador e governante ateniense. Neste século, houve um desenvolvimento não apenas na política, na arte e na história, mas também na organização social. Esta fase é marcada por grandes obras de urbanização e formação de um exército capaz de enfrentar grandes batalhas. Tal fase entrou para história conhecida como: 
	· a) Pós-socrática. 
· b) Era de Odisseia. 
 c) Era de Ouro de Atenas.
 d) Era platônica. 
	 
 
	4. Os conceitos aristotélicos de justiça são desenvolvidos logo no início do livro V de "Ética a Nicômacos", separando dois grandes campos de compreensão sobre justiça: universal e particular. A justiça em sentido lato que é uma virtude e está presente nas demais virtudes, como a caridade e a paciência. Este sentido de justiça corresponde ao conceito de: 
	· a) Justiça Particular.
· b) Justiça Caritativa.
 c) Justiça Universal.
 d) Justiça Divina. 
	 
 
 
 
	5. As obras atribuídas a Homero (séc. XI a.C.), Ilíada e Odisseia, narram uma visão antiga sobre os mitos e a concepção do justo. Em meio a heróis e deuses emerge a grande civilização grega, que concebe ao mundo humano e não humano uma unidade indissociável, pairando sobre os humanos um destino definido por deuses que andavam sobre a terra. Sobre as clássicas obras homéricas, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Ilíada canta episódios do décimo ano da guerra de Tróia, tendo como personagem central Aquiles, um semideus (herói) - filho de Peleu (rei de Tessália) e da sereia Tétis -, que com sua cólera e bravura combate Heitor, um dos mais valentes dos chefes troianos. 
II- Odisseia descreve a volta de Aquiles após a queda de Troia. Passando por desgraças e triunfos, retorna Ulisses para junto de sua amada Penélope, disfarçado de mendigo. III- O ideal de heroísmo e de nobreza é descrito de maneira diversa nas duas obras. Enquanto Ilíada traz um ideal de nobreza traduzida pela tradição, em que a casta resiste às mudanças, Odisseia traz uma ideia de nobreza que, embora ainda fechada, é consciente de que seus privilégios, entendendo-os como desígnios divinos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
	· a) Somente a sentença III está correta.
· b) As sentenças I e II estão corretas. 
· c) Somente a sentença I está correta. 
 d) As sentenças I e III estão corretas. 
	 
 
6. A íntima relação dos termos "política" e "polis" não decorre tão somente do vínculo semântico. A multifacetada experiência ocorrida em Atenas entre os séculos IV a VI a.C. evidenciou contradições capazes de gerar um ambiente decisivo para o surgimento da reflexão política. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
	( ) Para o povo grego, o modo de vida digno dependia de uma pré-condição: o exercício da liberdade. A liberdade significava a independência em relação às necessidades básicas de vida, eliminando qualquer modo de vida ligado à sobrevivência. 
( ) Não apenas o homem comum possuía liberdade, mas também os artesãos livres e os mercadores, com exceção dos escravos, pois estavam excluídos todos os que não podiam dispor de liberdade de ação e de movimento. 
( ) Apenas aos homens livres pertencia o direito de escolha de uma vida digna: a vida voltada aos prazeres do corpo - em que o belo é consumido tal como é dado; a vida dedicada aos assuntos da polis - atividade que por excelência produz belos efeitos; e a vida de filósofo - dedicada à contemplação e à investigação das coisas eternas, cuja beleza não poderia ser alterada nem pela produção nem pelo consumo humano. 
( ) Dentre as atividades humanas gregas que mantinham um bios digno - um modo de vida autenticamente humano e livre de necessidades e privações - a vida política ocupava especial destaque, pois viver na polis significava desfrutar de uma forma de organização política particular e livremente escolhida. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
	· a) F - F - V - F.
· b) V - V - F - V.
· c) F - V - F - F.
 d) V - F - V - V.
	 
 
 
 
 
	7. Os sofistas possuem o mérito de iniciar uma etapa na filosofia grega na qual o ser humano é colocado no centro das atenções, com todas as suas angústias, contradições e ambiguidades. O movimento sofístico era formado por um conjunto de pensadores que partilhavam afinidades de ideias e modo de vida. Vindos de diversas partes, encontravam por onde passavam uma grande plateia ávida de conhecimentos retóricos. Sobre o significado de Sophistes, assinale a alternativa CORRETA: 
a) Profissionais que eram vinculados à escola de Pitágoras, tradicionalmente responsáveis pela formação dos sofistas. 
b) Uma expressão usada para designar os filósofos professores (Sophias), cuja dedicação principal se concentrava nas artes daastrologia, astrofísica e matemática. 
 c) Conceito atribuído aos sofistas, que eram os gregos que viviam fora de Atenas. 
 d) Era uma expressão genericamente utilizada para designar pessoas, ao mesmo tempo hábeis e sábias, que, por volta de 450 a.C., passou a ser usada para identificar "professores viajantes" que ensinavam por meio de conferências públicas a arte da eloquência e da sabedoria "prática" (areté). 
 
	8. Se o homem não pode conhecer a totalidade de Deus, a racionalidade humana garante sua participação na razão eterna, através da qual ele identifica uma tendência natural 
(normativa) à prática de atos e a fins adequados. Dentro da doutrina de Tomás de Aquino, a que corresponde tal conceito? 
	 a) Lei Natural. 
· b) Lei Patriarcal. 
· c) Lei Universal. 
· d) Lei Positivista.
	 
 
9. O estudo da Filosofia do Direito pressupõe necessariamente compreender a história da Filosofia do Direito, uma vez que possibilita aprofundar e relacionar as distintas ideias e teorias elaboradas acerca dos conceitos de direito e justiça. Neste sentido, retomar a história da Filosofia do Direito é partir do longínquo passado e chegar até a modernidade, assumindo o esforço de compreender a relação entre direito, moral, história, política pela via da Filosofia. Acerca do processo histórico de construção do pensamento filosófico ocidental, analise as sentenças a seguir: 
	 
I- O pensamento jurídico helênico, tal como ficou conhecido na modernidade, já era contemplado por Aristóteles desde os seus primeiros ensaios, perpetuando-se através dos filósofos gregos, que viabilizaram a base teórica da filosofia clássica em colisão com o pensamento jurídico da polis grega. 
II- O pensamento jurídico hegemônico foi elaborado como uma espécie de "engenharia" social e política, relativamente bem-sucedido, na Modernidade, a partir de uma soma de fatores e elementos que possibilitaram a edificação de um projeto jurídico cientificista e técnico de matriz eurocêntrica. 
III- O eurocentrismo é uma concepção segundo a qual o espírito europeu é uma verdade absoluta e carrega em si um todo intelectual da humanidade. 
IV- A Modernidade, vista pela perspectiva eurocêntrica, tem como antecedente a Idade Antiga e preparatória a Idade Média e, desde aí, a Europa adquire lugar privilegiado e acumulador da construção do conhecimento. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
	· a) As sentenças I, II e III estão corretas. 
· b) As sentenças I e III estão corretas. 
· c) As sentenças I e IV estão corretas. 
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
 
	10. Aristóteles foi um importante filósofo grego que nasceu em 384 a.C., na Macedônica. Segundo seu pensamento, "[...] se cada indivíduo isolado não se basta a si mesmo, assim também se dará com as partes em relação ao todo. Ora, aquele que não pode viver em sociedade, ou que de nada precisa por bastar-se a si próprio, não faz parte do Estado [...]" 
(ARISTÓTELES, 1988, p. 15). Com relação ao pensamento aristotélico, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Para Aristóteles, o que distancia os seres humanos dos animais é seu vínculo natural e necessário de relação com a pólis, pois a superioridade humana é adquirida na convivência na cidade ao se compartilhar um processo civilizatório comum. 
II- O grande tratado político de Aristóteles encontra-se na obra A República, sendo considerada é um dos grandes clássicos da filosofia política. 
III- Para Aristóteles o homem é um animal político por natureza, pois a política é condição inerente ao homem. 
IV- Considera a filosofia política como princípio de construção da cidade, na qual atrvés da política existe a possibilidade de formação de um ser humano moralmente elevado. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: ARISTÓTELES. A Política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Ediouro, 1988. 
	 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
· b) As sentenças II e IV estão corretas. 
· c) As sentenças I, II e III estão corretas. 
· d) As sentenças I e II estão corretas.

Outros materiais