Buscar

Educacao inclusiva,A economia capitalista debruça,materia de prova 1 semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. “A economia capitalista debruça-se com toda intensidade sobre o corpo social, aquele que se transforma em força de trabalho, a partir do século XVIII. É esse corpo social que se torna alvo de exercício de poder operado pela medicina, que desenvolve procedimentos de adestramento a fim de recuperar o comportamento daqueles que, por algum motivo, escapam da normalidade social.” (FERNANDES, 2011, p. 45)
Com base no texto e na representação social das pessoas com deficiência no século XVIII, é correto afirmar que:
a) A sociedade capitalista eliminava as pessoas com deficiência. As famílias escondiam o nascimento dessas pessoas e as afogavam nos rios ou abandonavam nas montanhas.
b) As pessoas com deficiência conviviam normalmente com as pessoas sem deficiência e a sociedade zelava por direito de igualdade.
c) A Igreja, como ainda detinha muito poder, orientava que as pessoas com deficiência fossem escondidas em asilos e hospícios.
d) Todas as pessoas com deficiência frequentavam as escolas e clínicas especializadas que procuravam compreender as necessidades desse público.
e) Várias instituições filantrópicas foram criadas para treinar as pessoas com deficiência para o trabalho industrial.
2. As Revoluções Francesa e Industrial e a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais geraram consequências e problemas sociais que precisavam de soluções urgentes, pois a sociedade precisava ser reorganizada. Entre esses problemas, podemos citar:
I) A condição miserável das pessoas sobreviventes da guerra.
II) II) A necessidade de políticas em prol da igualdade, liberdade e fraternidade.
III) III) O grande número de pessoas com deficiência e debilitadas por conta das revoluções e guerras. 
IV) IV) A necessidade de proteção para os soldados sobreviventes que defenderam seus países em batalha.
Assinale a alternativa correta:
 a) As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
 b) As afirmações I, II e III estão corretas. 
c) As afirmações II, III e IV estão corretas.
 d) As afirmações III e IV estão corretas.
 e) As afirmações I e IV estão corretas.
3. A Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura às pessoas com deficiência os mesmos direitos de todos os cidadãos, tais como: direito à liberdade, a uma vida digna, à educação fundamental, ao desenvolvimento pessoal e social e à livre participação na comunidade.
Com base nos direitos garantidos nesta Declaração, avalie as afirmações a seguir:
I) Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
II) II) Toda pessoa tem direito à educação. Ela deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. 
III) III) A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais.
IV) IV) As escolas devem acomodar todos os alunos independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outros.
Todas as alternativas estão corretas.
1. “Depois de bater recordes de público em Brasília (165 mil visitantes) e no Rio de Janeiro (970 mil visitantes), chega a São Paulo a mostra "Aleijadinho e seu tempo – fé, engenho e arte", que reúne cerca de 200 peças originais do Barroco mineiro, entre estatuárias, objetos sacros, oratórios, artigos em ouro, mapas e desenhos, produzidos pelo escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), e por outros artistas da época, como Mestre Piranga, Francisco Xavier de Brito, Mestre Athaíde e Francisco Servas, além de trabalhos de autoria desconhecida.” (Fonte: . Acesso em: 10 mar 2016) Aleijadinho foi, certamente, um dos maiores representantes da arte barroca no Brasil. Com base no texto e na história do artista, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
 a) Aleijadinho produziu sua obra com o auxílio de ajudantes e da comunidade que o integrava em todos os processos de convívio social.
 b) Aleijadinho, mesmo com deficiência física, adaptou materiais para produzir a sua obra. O artista contava com a ajuda e o reconhecimento da sociedade inclusiva da época. 
c) Aleijadinho produziu a sua obra até o momento em que a sua deficiência foi agravando, não conseguindo continuar a produzir por falta de recursos na época.
 d) Aleijadinho desenvolveu uma deficiência muito cedo e treinou seus ajudantes para continuarem a sua obra, tendo em vista que passou a receber atendimento especializado na comunidade. 
e) Aleijadinho desenvolveu uma deficiência física e adaptou materiais para continuar o seu trabalho. O artista conviveu em uma época de exclusão social.
 2. Exclusão de autista cria polêmica sobre crianças especiais em escolas Um pai está inconformado com o posicionamento da escola particular, na qual o filho autista, de cinco anos, estuda desde os cinco meses de vida em Sorocaba (SP). Segundo o supervisor de contas Silvio Frasson, de 38 anos, o menino foi "convidado a se retirar" do colégio por causa do autismo. A decisão da diretoria da escola revoltou o pai, já que foi História e legislação U1 49 3. O número de políticas brasileiras para o atendimento ao público-alvo da educação especial é significativo. Os documentos regulamentam desde o atendimento educacional especializado (AEE) até a inclusão em classes de ensino comum. Com base nos documentos nacionais, avalie as sentenças a seguir: I) Segundo a LDBEN, de 1961, a educação de excepcionais deve, no que for possível, enquadrar-se no sistema geral de educação, a fim de integrá- los à comunidade – art. 88. II) O Decreto nº 72.425, de 1971, cria o Centro Nacional de educação especial (CENESP), que atuará de forma a proporcionar oportunidades de educação, propondo e implementando estratégias decorrentes dos princípios doutrinários e políticos, que orientam a educação especial no período pré-escolar, nos ensinos de 1º e 2º graus, superior e supletivo. informado no mês de novembro, depois do pagamento da rematrícula. "Em pleno fim de ano, quando a maioria das outras escolas já está cheia para o próximo ano, eles me chamaram para uma reunião, como sempre faziam para falar sobre o desenvolvimento do meu filho. Mas fui surpreendido quando disseram que ele deveria sair da escola, porque não iam mais conseguir atendê-lo". (Fonte: . Acesso em: 1 abr. 2016). O texto aborda um caso de exclusão em pleno século XXI. Com base nessa afirmativa, no texto e nos seus estudos, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “exclusão”: 
a) Envolve a inserção de pessoas com deficiência em classes de ensino regular, sem adequações necessárias.
 b) Envolve o afastamento de pessoas consideradas fora do padrão de normalidade instituído pela sociedade. 
c) Envolve a organização em grupos considerados iguais. Separa as pessoas com deficiência das sem deficiência, em espaços específicos.
 d) Envolve a organização de classes regulares que mantêm alunos com e sem deficiência matriculados.
 e) Envolve a eliminação e o abandono de pessoas nascidas disformes.
 História e legislação U1 50 III) A Constituição Federal de 1988 afirma que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. IV) A LDB nº 9.394/96 diz que a educação especial deverá ser oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais, e que o atendimento educacional especializado será feito em classes, escolas, serviços especializados,

Continue navegando