Buscar

Estudos economicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudos sociais e econômicos
O espaço urbano no Brasil tem passado por alterações constantes e, neste compasso, a convivência com o meio ambiente tem sido prejudicada. Considerando a hierarquia da legislação ambiental brasileira, discorra sobre a sua influência na organização do espaço urbano em nível municipal.
RESPOSTA:
Com o aumento do crescimento de indústrias, e as grandes demandas de obras privadas e públicas no Brasil, houve uma grande produção de resíduos. Os resíduos são produzidos em várias áreas, provocando assim, certo impacto nas administrações encarregadas de solucionar problemas decorrentes destes resíduos.
As leis ambientais e os setores de produção possuem necessidades de conciliar qualidade com obrigação de tornar suas atividades menos agressivas ao meio ambiente. Os resíduos despejados em locais inadequados causam diversos transtornos quando se juntam com a falta de drenagem e preservação adequada nas cidades, causando alagamentos entre outros transtornos. Com o aumento significativo do volume de resíduos que são provenientes dos grandes desevolvimentos urbanos, implantações de novas obras, atividades humanas, gera uma deterioração socioambiental, afetando diretamente a população
Foi estabelecido que os municípios tivessem os planos prontos para execução até o início de 2004, entretanto, são poucos que efetivamente implantaram uma gestão eficiente em relação ao tema (AZEVEDO; KIPERSTOK; MORAES, 2006).
A resolução cita que os planos devem conter: 1) diretrizes técnicas e procedimentos de gerenciamento; 2) cadastramento de áreas públicas e privadas aptas a servirem como pontos de triagem e armazenamento temporário dos resíduos; 3) procedimentos para o licenciamento de áreas de beneficiamento; 4) proibição de deposição em áreas não autorizadas; 5) incentivo ao uso de materiais reutilizados ou reciclados; 6) critérios para cadastramento dos transportadores; 7) ações informativas e educativas que facilitem a implantação do plano; 8) instrumentos que garantam a fiscalização e controle.

Continue navegando