Buscar

Eng da Qualidade

Prévia do material em texto

Acadêmico: Wesley Marcos de Paula (1776747)
Disciplina: Engenharia da Qualidade (EPR07)
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513777) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva: 18529523
1.	A melhoria contínua, que os japoneses chamam de KAIZEN, foi objeto de estudo de Deming no processo de reestruturação do Japão pós-guerra, envolvendo a qualidade. Conforme Newitt (1996), a definição de Imai (1986, 1989) indica que a palavra KAIZEN deriva de dois ideogramas japoneses: KAI = mudança, e ZEN = bom (para melhorar). Sobre as características pertinentes ao KAIZEN, classifique V para opções verdadeiras e F para as falsas:
( v ) Quebra de paradigma.
( f ) Resultados a longo prazo.
( f ) Inspeção da qualidade.
( f ) Gestão centralizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NEWITT, D. J. Beyond BPR & TQM - Managing through Processes: Is Kaizen Enough? Industrial Engineering Conference Proceeding. London, v. 1, p. 100-110, 1996.
	a) F - F - V - V.
	b) V - V - F - V.
	c) F - V - V - F.
	d) V - F - F - F.
2.	A Análise de Modo e Efeito de Falha - FMEA - consiste em uma técnica que, quando bem aplicada, permite a obtenção de algumas vantagens e resultados para a empresa no que se relaciona com a garantia da qualidade. De fato, ela é uma ferramenta que apresenta como foco a qualidade dos produtos e processos de maneira preventiva. A criação da FMEA ocorre a partir de cinco passos. Com relação aos passos para a criação da FMEA, analise as seguintes afirmativas:
I- O primeiro passo para a criação da FMEA consiste na análise de ações, que compreende a classificação do estado atual.
II- Inicialmente, é necessário listar e estruturar os elementos envolvidos e criar a estrutura da FMEA.
III- Podemos dividir os cinco passos para a criação de uma FMEA em duas categorias: análise estrutural e funcional e análise de risco e ações.
IV- O último passo da elaboração da FMEA consiste em atribuir funções aos elementos estruturados, interligando as funções.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	c) As afirmativas I e III estão corretas.
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
3.	A Análise de Modo e Efeito de Falha pode ser aplicada em ambientes industriais tanto no desenvolvimento de produtos como de processos. A filosofia por trás do uso dessa metodologia é a garantia da qualidade e, para isso, busca-se atuar de forma preventiva. Como consequência, o desenvolvimento de produtos e processos passa a ter como base a ideia de antever possíveis problemas e prever ações adequadas para evitar falhas. A criação da FMEA ocorre a partir de cinco passos. Com relação aos passos para a criação da FMEA, analise as seguintes afirmativas:
I- Antes de partir para a execução dos cinco passos, são previstas algumas atividades essenciais, dentre as quais podemos citar: a formação da equipe de trabalho e a criação da descrição funcional.c
II- O passo quatro é denominado análise de ações e determinação de características especiais, etapa em que são determinados os índices relativos ao efeito, ocorrência e detecção de falhas.c
III- No passo cinco, são avaliados os índices para a identificação de riscos (análise do RPN), e são formuladas propostas de ações para melhorar os índices obtidos.c
IV- É também no passo cinco que são revistos os índices que classificam os riscos, quando a etapa quatro não for aplicada.e
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
4.	Conforme orientação descrita no manual do APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Processo), os planos de controle permitem uma explicação resumida dos sistemas utilizados para minimizar a variação do processo do produto, indicar a informação necessária para realização do controle da qualidade. Com relação aos benefícios com o desenvolvimento e implementação do plano de controle, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Definir as características do layout e a melhor localização dos recursos que serão utilizados para a produção.
	b) Tem a principal finalidade de fazer uma análise da qualidade dos produtos em processo.
	c) Melhoria da comunicação, pois define e comunica alterações nas características do produto ou processo, no modo de controle e nas medições das características.
	d) Determinar o nível da qualidade das matérias-primas referente aos insumos utilizados no processo.
5.	Uma empresa ou organização tem como motivo de sua existência atender às expectativas dos clientes através de produtos ou serviços por ela oferecidos. Entretanto, desde a entrada da matéria-prima até a expedição do produto (empresas de manufatura, por exemplo), vários tipos de erros tendem a ocorrer. Os erros humanos são objeto de maior enfoque no que diz respeito aos estudos realizados por pesquisadores da área da qualidade. Com relação aos erros tipos de erros humanos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Erros por inadvertência.
II- Erros técnicos.
III- Erros premeditados.
( i ) Trata-se de erros que não são cometidos de forma intencional. Para que seja mitigado, é desejável reduzir a extensão da dependência do ser humano com o erro na tarefa executada.
( iii ) Esse tipo de erro pode ser dividido em: persistentes, intencionais ou conscientes. Podem ser mitigados, melhorando a comunicação na organização.
( ii ) Esse tipo de erro pode, entre outros fatores, relacionar-se com a falta de aptidão para a tarefa executada ou ainda a falta de treinamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - II - III.
	b) I - III - II.
	c) II - I - III.
	d) III - II - I.
6.	Nesse tipo de FMEA, uma das atividades consiste na identificação de variáveis de processo em termos de prioridade para implantação de controles, visando a limitar a ocorrência e melhorar os índices relativos à detecção de defeitos. Além disso, busca-se documentar os resultados referentes ao processo de montagem e de fabricação. Com base nessa descrição, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Trata-se do desenvolvimento de uma D-FMEA.
	b) Trata-se do desenvolvimento de uma FMEA de serviços.
	c) Trata-se do desenvolvimento de uma P-FMEA.
	d) Trata-se do desenvolvimento de uma FMEA de procedimentos.
7.	Conforme orientação descrita no manual do APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Processo), "os planos de controle permitem uma explicação resumida dos sistemas utilizados para minimizar a variação do processo do produto, indicar a informação necessária para realização do controle da qualidade. Com relação aos benefícios com o desenvolvimento e implementação do plano de controle, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Determinar o nível da qualidade das matérias-primas referente aos insumos utilizados no processo.
	b) Definir as características do layout e a melhor localização dos recursos que serão utilizados para a produção.
	c) Satisfação do cliente, pois evidenciam recursos sobre os processos e produtos referentes às características que são importantes para o cliente.
	d) Tem a principal finalidade de fazer uma análise da qualidade dos produtos em processo.
8.	O FMEA deve ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, contando com pessoas de diversos departamentos da empresa. A vantagem de uma equipe multidisciplinar é a implementação de uma visão mais ampla sobre o produto ou processo estudado, facilitando inclusive a aceitação das decisões implementadas. Com relação às características da equipe de elaboração dos FMEAs, analise as sentenças a seguir:
I- Existem dois membros do FMEA que merecem destaque pela sua atuação e influência: o moderador e o líder de projeto. O moderador de projeto é responsável pela execução formal e correta da metodologia.c
II- O moderador apresenta como principal atribuição ser responsável pelo projeto. Além disso, ele coordena cada um dos participantes em suas respectivasfunções e responsabilidades.e
III- O líder de projeto deve apoiar o grupo interdisciplinar e orientar a execução conforme a metodologia correta. Normalmente, tem como perfil o grande conhecimento sobre essa ferramenta.e
IV- A manutenção e atualização do FMEA, após finalizada a etapa de desenvolvimento, fica, na maioria dos casos, a encargo do líder de projeto. Também responde pela criação da metodologia em tempo hábil.c
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
9.	A qualidade deve ser garantida em cada processo, dentro do conceito de que o próximo processo é o seu cliente. No entanto, deve haver uma organização da garantia da qualidade que atua em um formato horizontal, cumprindo algumas funções da qualidade. Quem garante a qualidade é quem executa as atividades do sistema de qualidade, ou seja, todas as pessoas da empresa. Sobre as etapas básicas do sistema da qualidade e as responsabilidades delegadas a cada área, ordene os itens a seguir:
I- Disseminação da educação: planejamento e execução dos programas de educação; consciência sobre a qualidade, sobre controle, avaliação dos resultados; educação e treinamento dos elementos externos, como os fornecedores. 
II- Garantia da qualidade: definição de procedimentos para desenvolvimento de novos produtos; medidas para proporcionar a segurança e responsabilidade civil do fabricante do produto.
III- Determinar os objetivos da empresa: definição de metodologia para estabelecer os objetivos e metas; uso de técnicas estatísticas; disseminação e nível de percepção das metas.
IV- Análise: seleção de problemas e temas importantes; adequação da metodologia de análise e estatística; análise da qualidade do processo; utilização dos resultados da análise.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMPOS, Vicente Falconi. TQC - Controle da Qualidade Total. Editora: INDG Tecnologias e Serviços. Minas Gerais, 2004.
	a) IV - III - II - I.
	b) II - IV - I - III.
	c) III - I - IV - II.
	d) I - II - III - IV.
10.	A elaboração e a atualização da FMEA é tarefa da equipe da FMEA, que é composta por colaboradores de diversos setores envolvidos com o produto, processo ou serviço em análise, bem como o líder de projeto e o moderador. Quem deve garantir que o processo de elaboração ou atualização seja realizado corretamente (de acordo com a metodologia) é o moderador, enquanto o líder de projeto faz a gestão do projeto em termos de escopo e prazos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma atividade realizada na primeira reunião da FMEA de produto:
	a) É necessário ter em mãos a documentação técnica do cliente (TCD).
	b) São verificados os critérios de classificação aprovados.
	c) Avaliação do plano de verificação de projeto.
	d) A análise estrutural e funcional deve estar preparada.

Continue navegando