Buscar

prova Fundamentos e Teoria Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos e Teoria Organizacional
Avaliação:
 
1.	O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (tunover) de pessoas chegava a 250% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, 2016, p.74). Sobre o modelo de Hawthrne, analise as seguintes afirmativas:
I- Na primeira fase, identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação. 
II- A segunda fase não trouxe respostas referentes ao ambiente de trabalho, mas, sim, a forma como eram realizados o pagamento e os intervalos.
III- A terceira fase da experiência trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da organização. 
IV- Na quarta fase foi verificado que os funcionários, utilizando métodos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, continuavam mantendo o ritmo de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
Ícone representando resposta correta a)	As afirmativas I e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As afirmativas II e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As afirmativas I, II e III estão corretas.
2.	No que diz respeito ao estudo do comportamento humano e de sua cooperação mútua entre a organização e o indivíduo, os behavioristas têm como ideia na organização que recebe dos participantes a contribuição desejada pelos seus serviços dedicados com a troca em torno de incentivos (CHIAVENATO, 2011). Para que exista equilíbrio entre a organização e o indivíduo foram destacados alguns conceitos básicos. Sobre esses conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A organização como troca dos trabalhos efetuados pelos indivíduos, realiza pagamentos salariais, benefícios, prêmios de produção, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento, promoções, reconhecimento, entre outros. Trata-se da Contribuição.
( ) Cada indivíduo tem uma característica e objetivo particular, ou seja, depende do grau de estudo e a função em que está trabalhando na organização e garanta sua satisfação individual. 
( ) O pagamento dos trabalhos efetuados na organização em que cada indivíduo realizou com sua dedicação, esforço e desempenho, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, entre outros. Trata-se dos incentivos.
( ) O preço do trabalho ou do esforço que uma pessoa realiza na organização para que alcance os objetivos determinados corresponde à utilidade da contribuição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
fundo_transparente_16x16.png a)	V - F - V - F.
Ícone representando resposta correta b)	F - V - F - V.
fundo_transparente_16x16.png c)	F - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png d)	V - V - V - F.
3.	Cada estilo de administração depende da teoria que nela está presente no ambiente e no comportamento das pessoas dentro da organização, e isso pode ser projetado e modificado conforme o tempo e dependendo das situações adversas que surgem no desenvolver da administração. Segundo Chiavenato (2011), a teoria X tem como base descrever situações erradas e errôneas do comportamento humano. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( )	As pessoas são consideradas como preguiçosas e indolentes por natureza, têm como convicção evitar os trabalhos ou tentam trabalhar o mínimo possível, sempre pensando nas recompensas salariais e/ou materiais.
( )	Falta de ambição: os colaboradores não possuem dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidas, sentindo-se seguras nessa dependência. Todos colaboradores pensam mais no bem da organização do que no seu próprio bem. 
( )	Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
( ) Tem uma grande dependência da parte administrativa, não têm autocontrole e autodisciplina, tornando-se incapazes de realizar tarefas que demandam soluções de problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
fundo_transparente_16x16.png a)	V - V - F - V.
fundo_transparente_16x16.png b)	F - F - V - V.
fundo_transparente_16x16.png c)	F - V - V - F.
Ícone representando resposta correta d)	V - F - V - V.
4.	O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (tunover) de pessoas chegava a 250% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, 2016, p.74). Sobre as conclusões do modelo de Hawthrne, analise as seguintes afirmativas:
I- A capacidade social faz parte do melhoramento no nível de produção, buscando a informalidade na relação entre operário e coordenação.
II- O comportamento social dos operários ainda é individual, sendo que eles percebem que ficar fora do grupo é uma opção que pode ser vantajosa em alguns casos.
III- A integração social facilita o desenvolvimento pessoal do operário fazendo com que ele se sinta parte de um todo, melhorando consideravelmente sua satisfação e interação no ambiente de trabalho. 
IV- Os funcionários têm o comportamento dependendo das recompensas e sanções sociais, segundo normas e padrões da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
fundo_transparente_16x16.png a)	As afirmativas II e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta b)	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As afirmativas I, II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As afirmativas I e IV estão corretas.
5.	A administração de uma empresa é guiada pelos estilos que o comportamento humano apresenta na organização. Esse estilo pode ser projetado e modificado conforme o passar do tempo e de situações adversas que a organização enfrenta (CHIAVENATO, 2011). A teoria Y possui uma visão otimista e moderna sobre a eficiência do comportamento humano e da administração de pessoas. Com relação à concepção da Teoria Y, analise as afirmativas a seguir:
I- As pessoas gostam de trabalhar no que estão desenvolvendo. Em alguns casos, o trabalho é uma forma de satisfação e de recompensa quando voluntariamente desempenhado. Esse estilo de trabalho é tão natural que para o funcionário é como se fosse descansar ou realizar alguma atividade física, como jogar.
II- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver os objetivos que lhe foram confiados.
III- O homem tem a tendência de aceitar certas condições, e buscar responsabilidades, mas, às vezes, fugir dessas responsabilidades se deve à falta de ambição, preocupação na segurança e experiências anteriores insatisfatórias. Claro que depende de cada pessoa, esse comportamento não é uma causa, mas experiências
anteriores negativas em outras organizações.
IV- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando
sugeridas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
fundo_transparente_16x16.png a)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	Somente a afirmativa IV está correta.
fundo_transparente_16x16.png c)	As afirmativas I e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta d)	As afirmativas I, II e III estão corretas.
6.	Para Herzberg, o comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que está interagindo. Os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. O oposto de insatisfação não é a satisfação, mas nenhuma insatisfação. Com relação aos fatores propostos por Herzberg, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades fisiológicas, pois remetem ao ambiente de trabalho, qual serviço está executando, envolvendo os sentimentos em seu crescimento profissional e individual, reconhecimento, autorrealização e, consequentemente, depende do papel dentro da organização.
fundo_transparente_16x16.png b)	Fatores motivacionais ou intrínsecos são localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, o clima de relacionamento entre empresa e funcionário, as condições físicas, as normas e as políticas da empresa e suas diretrizes.
fundo_transparente_16x16.png c)	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
Ícone representando resposta correta d)	Fatores higiênicos ou extrínsecos: localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, clima de relacionamento entre empresa e funcionário, condições físicas, normas e políticas da empresa e suas diretrizes.
7.	A burocracia determinada por Weber é uma forma racional de dominar as pessoas, funcionários ou uma nação com autoridade. Busca-se a precisão na obediência, continuidade, disciplina rigorosa e confiança. Mesmo após guerras e revoluções, o conceito indicado para a burocracia e seu funcionamento continuavam igualmente ao governo anterior, ou seja, o controle rigoroso de situações. Estas são representadas pelas normas e regras que cada cidadão deveria apresentar e corresponder ao sistema controlado por pessoas poderosas. Com isso, Weber considerava que a burocracia não é um sistema social, mas um tipo da busca pelo poder (RICHTER, 2016). Assim, tem-se alguns tipos de autoridades. Sobre esses tipos de autoridade e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Carismática.
II- Tradicional.
III- Burocrática.
( ) Nesse tipo de autoridade, os subordinados aceitam todas as ordens como legítimas, pela confiança e credibilidade que a pessoa do líder possui. Este não é hereditário, não possui base racional e é muito instável.
( ) Essa forma de autoridade é na forma patriarcal, está na própria pessoa, vem de herança de pai para filho, os subordinados apenas seguem as ordens porque sempre foi dessa maneira. Esse poder não é racional, possuindo um comportamento mais conservador.
( ) Está baseada em leis e normas que a figura autoritária possui. Nesse caso, os subordinados atendem às ordens, mas com crença em seus direitos e deveres, sem tirar a grande responsabilidade do superior.
( ) Esse sistema de autoridade não está ligado a heranças, e sim por regras e normas estabelecidas e aceitas por todas as pessoas do país ou da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizaciona. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
fundo_transparente_16x16.png a)	III - II - III - I.
fundo_transparente_16x16.png b)	III - III - II - I.
Ícone representando resposta correta c)	I - II - III - III.
fundo_transparente_16x16.png d)	II - I - II - III.
8.	Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. A liderança depende muito do comportamento do líder para que seja seguido e observado como um responsável na área da empresa que está executando suas tarefas. Os humanistas defendem que se pode dividir em vários ângulos a liderança. Sobre essa perspectiva humanista com relação à liderança, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
fundo_transparente_16x16.png a)	Liderança como um processo em função dos colaboradores: o líder deve realizar mudanças conforme sua visão sobre as situações e a própria perspectiva.
fundo_transparente_16x16.png b)	Liderança como um processo de redução da certeza de um grupo: tem como objetivo maximizar problemas de insegurança na execução dos trabalhos, melhorando o comportamento e a satisfação do subordinado.
Ícone representando resposta correta c)	Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: se dá por meio da comunicação social, buscando objetivos comuns e a realização de tarefas da organização.
fundo_transparente_16x16.png d)	Liderança como uma relação funcional horizontal: os colaboradores são autoestrategistas na busca da satisfação e desenvolvimento de todas as pessoas que fazem parte da organização.
9.	A Teoria das Relações Humanas abriu espaço para a discussão, dentre outros temas, a respeito da liderança e da motivação relacionadas ao trabalho. Nesse contexto, é possível, por exemplo, destacarmos os estilos de lideranças: autocrática, democrática e liberal. Sobre cada um desses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No estilo de liderança autocrática, as tarefas são escolhidas pelos grupos.
( ) No estilo de liderança democrática, há uma discussão grupal a respeito das metas e providências a serem assumidas.
( ) No estilo de liderança liberal, o líder determina a tarefa a ser executada por cada membro.
( ) No estilo de liderança autocrática, o líder é quem determina a tarefa que cada um deverá executar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	F - V - F - V.
fundo_transparente_16x16.png b)	F - V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png c)	V - V - F - V.
fundo_transparente_16x16.png d)	V - F - V - F.
10.	A organização deve ser um sistema social em que haja interação entre as pessoas, por meio de diferenciação e divisão dos trabalhos. No entanto, nem todas as pessoas estão dentro da organização, sendo que esta depende de vários atores externos para garantir uma relação e movimentação de negócio. Os participantes dentro e fora da organização têm contribuições e incentivos para essa interação (RICHTER, 2016). Sobre os participantes da organização, utilizando o código a seguir:
I- Empregados.
II- Investidores.
III- Fornecedores.
IV- Clientes.
( ) Motivados pelo preço, qualidade, condições de pagamento e satisfação das necessidades.
( ) Motivados pela rentabilidade, lucratividade, liquidez, dividendos e retorno do investimento.
( ) Motivados por salários, benefícios, prêmios, elogios, oportunidades, reconhecimento e segurança no trabalho.
( ) Motivados pelo preço, condições de pagamento, faturamento e garantia de novos negócios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
fundo_transparente_16x16.png
a)	III - I - IV - II.
fundo_transparente_16x16.png b)	IV - III - II - I.
Ícone representando resposta correta c)	IV - II - I - III.
fundo_transparente_16x16.png d)	IV - I -II - III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais