APOL - Os processos fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita - NOTA 100
6 pág.

APOL - Os processos fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita - NOTA 100


DisciplinaProcessos de Leitura e Escrita15 materiais114 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Os processos fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita
Conforme estudado nas aulas e nas rotas da disciplina, o desenvolvimento do aparelho fonador marca o início da linguagem humana falada.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   )  Houve um salto qualitativo de adaptação quando o homem primitivo se tornou bípede, pois a liberação no uso das mãos possibilitou alteração na alimentação (ingestão de carne) e viabilizou o contato com objetos.
(  ) Além de executar a fonação, o aparelho fonador exerce a função de respiração, mastigação e deglutição.
(   ) A região supraglótica do aparelho fonador é formada pelas cavidades nasal e oral, nariz, dentes, lábios, língua, faringe, laringe e palato (dividido em crista alveolar, palato duro medial, palato duro final, palato mole e úvula).
(    )  A região subglótica é formada pela boca, esôfago e estômago.
Nota: 20.0
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
	
	C
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Você acertou!
Comentário: As três primeiras afirmativas são verdadeiras, conforme os seguintes trechos da AULA 1, Tema 3: \u201c[...] quando o homem primitivo se tornou bípede [...], houve um salto qualitativo no processo de adaptação, pois a liberação no uso das mãos possibilitou alteração na alimentação, com a ingestão de carne, e também viabilizou o contato com objetos.\u201d (p. 7) \u201c[...] para além de executar a fonação, o aparelho fonador também exerce a função de respiração, mastigação e deglutição [...].\u201d (p. 8) \u201cSupraglótica: nela encontramos o sistema fonatório, formado pela laringe e pelas pregas vocais. [...] O sistema articulatório também faz parte da supraglótica e é formado pelas cavidades nasal e oral, pelo nariz, pelos dentes e lábios, bem como pelos órgãos da faringe, da língua e do palato. O palato é dividido em crista alveolar, palato duro medial, palato duro final, palato mole e úvula.\u201d (p. 9)
A quarta afirmativa é falsa: \u201c[diagrama] região subglótica: traqueia \u2013 pulmões \u2013 diafragma.\u201d (AULA 1, Tema 3, p. 9)
	
	D
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 2/5 - Os processos fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita
Conforme foi estudado nas aulas e rotas da disciplina, o conhecimento da fonologia é fundamental para compreender como ocorre a alfabetização.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) As unidades mínimas contrastivas de uma língua, ou seja, os traços distintivos de um fonema, são a unidade de estudo da fonologia.
(  ) Consciência fonológica é a percepção de que a fala pode ser segmentada, e a capacidade de manipular os segmentos fonológicos.
(  ) As relações entre grafemas (letras) e fonemas (sons) da língua portuguesa são simples e diretas, pois a cada letra corresponde um respectivo som.
(  ) O professor alfabetizador deve se concentrar nas relações canônicas das tradicionais \u201cfamílias silábicas\u201d, para consolidar reflexões sobre o padrão silábico CV (consoante \u2013 vogal).
Nota: 20.0
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
Você acertou!
Comentário: Correta a alternativa C. As duas primeiras afirmativas são verdadeiras, conforme os seguintes trechos da AULA 2, Tema 3: \u201c[...] a unidade de estudo da fonologia são os traços distintivos de um fonema, ou seja, as unidades mínimas de uma língua, as quais se contrastam.\u201d (p. 7), e \u201cConsciência fonológica: percepção de que a fala pode ser segmentada e capacidade de manipulação dos segmentos fonológicos\u201d (p. 7). A terceira afirmativa e a quarta são falsas: \u201cEssa multiplicidade de relações caracteriza a complexidade de correspondências entre letras (grafemas) e sons (fonemas) da língua portuguesa [...]\u201d (AULA 2, p. 7), e \u201c[...] a escola deve ir além das relações canônicas presentes nas tradicionais \u2018famílias silábicas\u2019, pois estas viabilizam reflexões sobre apenas um padrão silábico (CV), sendo que há uma gama de combinações presentes em nosso sistema linguístico\u201d (AULA 2, p. 9).
	
	D
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 3/5 - Os processos fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita
Segundo vimos nas aulas e rotas da disciplina, o sistema de escrita alfabética (SEA) da língua portuguesa compreende dez propriedades necessárias ao processo de alfabetização.
A respeito dessas propriedades, assinale a alternativa que apresenta a sílaba da estrutura predominante na língua portuguesa.
Nota: 20.0
	
	A
	V (vogal)
	
	B
	CV (consoante \u2013 vogal)
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta é a B: \u201c[...] a estrutura predominante no português é a sílaba CV (consoante \u2013 vogal) [...]\u201d (AULA 2, Tema 2, Quadro I, p. 5).
 
	
	C
	CCV (consoante \u2013 consoante \u2013 vogal)
	
	D
	CVC (consoante \u2013 vogal \u2013 consoante)
Questão 4/5 - Os processos fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita
As normas ortográficas foram criadas com base nas relações gráficas e sonoras do sistema de escrita alfabética, e se apresentam sob duas formas: com regras explícitas e por formas únicas assumidas no contexto histórico da língua.
De acordo com a estruturação ortográfica de Morais, a existência de diferentes grafemas para representar um mesmo fonema caracteriza:
Nota: 20.0
	
	A
	regularidades diretas
	
	B
	regularidades contextuais
	
	C
	regularidades morfossintáticas
	
	D
	irregularidades
Você acertou!
Comentário: Correta a alternativa D: \u201cIrregularidades: diferentes grafemas para um mesmo fonema [...]\u201d (AULA 2, Tema 5, p. 14)
Questão 5/5 - Os processos fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita
De acordo com o que foi visto nas aulas e rotas da disciplina, houve importantes contribuições do linguista e filósofo Noam Chomsky relacionadas ao processo de alfabetização.
Marque a alternativa que contém a denominação correta da teoria de Chomsky, que preconiza as bases biológicas para o desenvolvimento da linguagem.
Nota: 20.0
	
	A
	Gramática Normativa
	
	B
	Gramática Gerativa
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta é a B: \u201cNessa teoria, denominada Gramática Gerativa, a sintaxe é responsável pela organização dos objetos linguísticos [...]. Pode-se afirmar que a teoria de Chomsky preconiza as bases biológicas para o desenvolvimento da linguagem [...].\u201d (AULA 1, Tema 2, p. 5)
	
	C
	Gramática Interpretativa
	
	D
	Gramática Computacional