Buscar

Adeleon Contextualizada Fundamentos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: UNAMA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR EXECUTOR: FÁBIO DA SILVA PAIVA
TUTORA: AMÉLIA LOPES
ALUNO: ADELEON EGINIO DA SILVA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
 “O termo pedagogia está intrinsicamente ligado à educação e didática, tanto historicamente quanto funcionalmente. Em seu sentido mais amplo, a pedagogia engloba muitos termos e não podemos nos ater simplesmente em um único conceito. Antigamente sua definição estava mais próxima da escolha dos estudos e da maneira de pensar. Para Alain Prost (1982) fundamenta uma definição mais ampla, porém coloca a relação dos alunos em relação ao saber.”
Depois de ler essas informações, responda os seguintes questionamentos:
1 – O termo Pedagogia está realmente ligado à educação?
2 - Qual a sua concepção com relação a Pedagogia? Ela está presente e engloba muitos termos?
3 – Alain Prost tem um pensamento que condiz com o que foi dito acima?
Peço apenas que elabore sua resposta com aproximadamente 20 linhas, que seja um pequeno texto, porém com valiosas informações.
Acredita-se que sim, que o termo pedagogia está realmente ligado à educação, pois a pedagogia é uma rica ciência que tem como objeto de estudo a educação, ou seja, o processo de ensino e aprendizagem. A pedagogia por meio da educação faz com que o educando adquira conhecimentos, também faz com que ele se aproprie de forma crítica e reflexiva dos saberes e das informações, levando-o a aplicar tais conhecimentos em sua realidade social, compartilhando com outros suas experiências, exercendo a cidadania.
A concepção é que a pedagogia pode ser entendida como um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação em sua forma de ensino, portanto é uma ciência investigativa dentro do processo educativo. Pode-se dizer que sim, que a pedagogia engloba muitos termos, sendo vasto a sua área de atuação, não se limitando apenas ao âmbito escolar. Um profissional pedagogo pode exercer a função na área da educação infantil e ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, orientação educacional, pedagogia social, hospitalar e empresarial, gestão escolar e supervisão educacional.
Afirma-se que sim, que Alain Prost tem um pensamento condizente com o termo reverenciado em questão, em que a prática de atuação do pedagogo não se baseia em um único conceito, onde por meio do curso busca formar um profissional capacitado, com habilidades para exercer a profissão seja em qual área for com capacidades de contribuir e exercer sua função com qualidade. Destaca-se que enquanto a educação se fizer necessária à pedagogia se faz presente, considerando que sempre é essencial a presença desses profissionais, seja na escola ou em qualquer outra área de sua atuação.
REFERÊNCIAS
https://pedagogiaaopedaletra.com/pedagogia-origem/
https://www.editora2b.com.br/blog/o-que-e-pedagogia-conceito-historico-e-tudo-mais
https://www.webartigos.com/artigos/o-curso-de-pedagogia-no-brasil-origem-e-desafios/124395

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes