Buscar

Gestão e comportamento organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Aluna: Angélica Kenia Gomes Soares Viana
ATIVIDADE DAS AULAS 1 E 2 – Envie no portfolio 1.
01. Após a leitura da aula 01, comente com suas palavras: qual o principal desafio do administrador nos dias de hoje, dentro de uma organização? (mínimo 3 linhas) (0,5 ponto)
De uma forma geral, o administrador necessita lembrar que ele responde não somente por seu desempenho dentro de uma empresa, mas também pelo desempenho geral do grupo, pelos resultados obtidos e metas alcançadas. Ou seja, dentro de uma organização, o administrador tem o grande desafio de motivar e convencer sua equipe a trabalhar de forma que alcance todos os objetivos e metas estabelecidas. Portanto, o maior desafio de um administrador é de gerenciar pessoas002E
02. Quais as semelhanças que você vê entre as quatro funções administrativas: planejamento, organização, liderar e controle? Você acredita que essas funções estão relacionadas, isto é um gerente, que desempenha bem uma função provavelmente desempenhara bem as outras? (mínimo 3 linhas) (0.5 ponto)
Todas as quatro funções formam o processo administrativo. Elas se relacionam entre sim, porém dentro de cada função existem objetivos específicos. Um bom gestor terá um bom conhecimento de forma geral em cada uma das funções, mas para que se tenha excelência, se especializar de forma mais particular em cada função é o mais correto a se fazer.
03. Na aula 02, vimos o modelo do papel do antigo administrador e do novo administrador. Agora faça uma analise com suas palavras o que mudou do administrador antigo para administrador de hoje. (mínimo 3 linhas) (0.5 ponto)
O administrador atual, se vê como um líder de equipe, leva em consideração a opinião do grupo para tomar uma decisão e a cobrança é através dos resultados obtidos, e não de carga horária trabalhada.
03. As funções realizadas pelos administradores podem também ser compreendidas pela descrição de diferentes tipos de cargos administrativos. Explique como seriam os Administradores Gerais e Funcionais e os Líderes de equipe. (mínimo 3 linhas (0.5 ponto)
Administradores gerais gerenciam grupos de pessoas que estão engajadas em diferentes trabalhos e funções, como por exemplo o diretor de um hotel: ele administra diferentes equipes (limpeza, recepção, departamento pessoal, etc). Já os administradores funcionais gerenciam uma única equipe, com uma única atividade especializada, como por exemplo o chefe da recepção. 
Líderes de equipe além de coordenar um pequeno grupo de trabalhadores, atuam como solucionador de conflitos. Ele pode atuar como líder de equipe de forma integral ou parcial. Ver as crises como oportunidades, os conflitos como lições e liderar as pessoas são algumas das competências de um líder de equipe.
5. Leia as alternativas abaixo: (0,5 ponto)
a) A escola Sistêmica ela é derivada dos aspectos de liderança da escola comportamental. Particularmente, os psicólogos desenvolveram explicações detalhadas sobre quais estilos de liderança funcionariam melhor e em que situação. F
b) A escola Contingencial tem como ênfase principal o desenvolvimento da administração através da compreensão da constituição psicológica das pessoas. Os tópicos desta são a liderança, motivação, comunicação, tomada de decisão em grupo e conflito. F
c) A escola clássica é a abordagem formal original do estudo da administração. Seus seguidores procuram princípios e conceitos sólidos que podem ser usados para administrar de modo produtivo o trabalho das pessoas. V
Sobre as escolas da administração, assinale a alternativa correta: 
a( ) As alternativas a e c estão corretas
b( ) As alternativas b e c estão corretas
c( ) Somente a alternativa b está correta
d(X) Somente a alternativa c está correta
e( )Todas as alternativas estão corretas.
Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche

Outros materiais