Relatório Parcial - 2020
6 pág.

Relatório Parcial - 2020


DisciplinaMetodologia Científica62.630 materiais1.335.204 seguidores
Pré-visualização2 páginas
RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA \u2013 CICLO 2019/2020
1. Identificação
- Aluno: Alice Jordânia Lima Serra 				Matrícula: 201803409045	CRA: 
- Curso: Enfermagem			Unidade: Estácio Cotia 			Previsão de conclusão do curso: 01/2023
- Orientadora: Alessandra Pereira Majer 	CPF: 283702718-98
- Título do projeto de pesquisa: \u201cPADRÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS DE DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E DESEMPENHO ACADÊMICO: MAPEAMENTO E SENSIBILIZAÇÃO\u201d
- Data do início do projeto de pesquisa: 08/2019
- Título do plano de trabalho do aluno: 
- Período a que se refere o relatório apresentado: de 08/19 a 07/20
- Relatório: final ( ) parcial (x)
2. Relatório Científico
2.1. Resumo do projeto do orientador	Comment by Alessandra Majer: Copiar o resumo que consta no projeto
 A Organização Mundial da Saúde definiu saúde como um completo estado de bem-estar
físico, mental e social e não meramente a ausência de doença, resultando em um conceito subjetivo e multidimensional que enfatiza a auto-percepção do estado atual de um indivíduo, englobando aspectos sociais, bem-estar psicológico, assim como o estado de saúde.
 Obviamente o padrão de qualidade de vida resultará em consequências na vida dos indivíduos, motivo pelo qual torna-se necessário identificar a gama de componentes que determinam o grau de contentamento do indivíduo com a sua própria vida, assim como aqueles que afetam estes parâmetros, para que, a partir destes, seja possível se considerar siderar possibilidades de atividades que possam contribuir positivamente em termos de qualidade de vida.
 Porém em diversas áreas a relação entre qualidade de vida e suas consequências ainda não foi cientificamente avaliada, apesar de muitas vezes ser claramente assumida.
 Este é o caso do ambiente educacional, no qual a vida do estudante fora do ambiente acadêmico diretamente afeta seu desempenho e desenvolvimento dentro deste. 
 Neste contexto, o presente projeto visa: (1) unir os dados coletados durante projetos prévios de avaliação de qualidade de Vida de diferentes turmas em um único banco de dados; (2) identificar neste banco de dados o padrão geral observado, assim como os pontos merecedores de maior atenção específica; (3) testar a dependência do rendimento acadêmico e número de faltas com estes dados, avaliando o efeito destes indicadores sobre o desempenho acadêmico; (4) elaborar campanhas de informação e sensibilização relacionadas aos pontos de atenção identificados. Para isso, os dados obtidos em
projetos de IC prévios por meio de diferentes instrumentos cientificamente reconhecidos serão
compilados em um único banco de dado para cada uma das dimensões avaliadas.
 Desta maneira, as informações relativas à saúde, padrão de sono, realização de atividades físicas, alimentação, consumo de água e variáveis sócio demográficas serão individualmente avaliadas para um maior número de voluntários.
 A partir desta análise será descrito o padrão geral e, também identificados os pontos de destaque/atenção para a amostra. A dependência dos resultados de cada parâmetro com o desempenho acadêmico durante o momento da avaliação será testada por meio de uma regressão linear.
 Todos estes resultados serão utilizados para a elaboração de uma campanha de informação e sensibilização específica para cada um dos principais parâmetros analisados, visando indiretamente contribuir com a qualidade de vida destes indivíduos através de uma melhor compreensão da importância destes parâmetros na vida diária.
2.2. Cronograma original do plano de trabalho individual do aluno	Comment by Alessandra Majer: Copiar a tabela cronograma que consta no seu plano de trabalho \u2013 manter a formatação original
	
	2019
	2020
	Atividades
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Jan
	Fev
	Mar
	Abr
	Mai
	Jun
	Jul
	Organização do Banco de Dados 
	
X
	
X
	
X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Descrição do Padrão Geral Observado
	
	
	
X
	
X
	
X
	
	
	
	
	
	
	
	Identificação dos Pontos Relevantes
	
	
	
	
X
	
X
	
X
	
	
	
	
	
	
	Levantamento Bibliográfico
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	Elaboração da Campanha
	
	
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
X
	
	Aplicação da Campanha 
	
	
	
	
X
	
X
	
	
	
X
	
X
	
X
	
X
	
	X Seminário de Pesquisa 
	
	
	
X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Redação do Relatório Parcial
	
	
	
	
	
X
	
X
	
X
	
	
	
	
	
	Entrega do Relatório Parcial
	
	
	
	
	
	
	
X
	
	
	
	
	
	Redação d resumo - XII Seminário de Pesquisa
	
	
	
	
	
	
	
	
	
X
	
	
	
	Redação do Relatório Final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
X
	
X
	Entrega do Relatório Final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
X
2.3. Apresentar e comentar a bibliografia lida no período e os métodos e técnicas de pesquisa utilizadas
2.3.1. INTRODUÇÃO	Comment by Alessandra Majer: Aqui você deve escrever um texto teórico (nunca dizer o que vai fazer ou como ou que observou) formado por citações (veja a norma da ANBT e meu áudio). Para escrever você precisa primeiro pensar nos seus objetivos \u2013 sua introdução tem que falar sobre a teoria relativa aos seus objetivos, o que se sabe \u2013 construindo um texto que tenha começo, meio e fim, e cujo final leve aos objetivos, justifique o porquê é importante responder esses objetivos.Cuidado sempre para não se desviar do assunto que é seu objetivo de trabalho, e sempre citar o autor \u201cdono\u201d daquilo que você está escrevendo \u2013 isso quer dizer que toda informação incluída no seu texto precisa, obrigatoriamente, vir de artigos publicados em revistas científicas.
Qualidade de vida está relacionado à muitos conceitos diferentes, na maioria deles \u201cligados ao bem-estar e à autoestima\u201d (Rev. bras. epidemiol. v.8 n.3 São Paulo set. 2005). O termo qualidade tem significados diferentes, por exemplo, \u201cfelicidade e satisfação pessoal\u201d (Michalos, Zumbo & Hubley, 2000; Schmidt, Power, Bullinger & Nosikov, 2005), \u201ccondições de vida\u201d, (Renwick & Brown, 1996) e \u201cestilo de vida\u201d (Buss, 2000).
Qualidade de vida atual está escassa e podemos relacionar isso a vários motivos, dificuldade financeira ou emocional, falta de estrutura social mas o maior de todos é o \u201cconsumo\u201d, tudo isso se acarreta em uma corrida contra o tempo, nessa correria o sono nem sempre está em dia a alimentação correta não é prioridade, a atividade física sempre fica para o final do dia, e resumo que fica é: o \u201cindivíduo é forçado a enfrentar situações que ultrapassam sua habilidade de enfrentamento\u201d segundo (Lipp, 1997), (Psicol. Reflex. Crit. vol.15 no.3 Porto Alegre 2002) causando assim um estresse diário.
Saúde é também um dos conceitos mais importantes, saúde física, \u201csaúde mental\u201d (Rev. Saúde Pública vol.42 no.2 São Paulo Apr. 2008), tudo está agregado e quando se trata de doenças cardiorrespiratórias \u201cainda que a genética e a idade tenham grande importância nesta evolução\u201d (Rev Bras Med Esporte v.8 n.6 Niterói nov./dez. 2002), a qualidade de vida conta muito para diminuir esse fato, se parado para analisar tudo esta ligado a isso, a correria, a \u201cfalta de sono\u201d (RT Cronfli - Revista Cérebro & Mente, 2002), o \u201cestresse\u201d (BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) n.47 São Paulo abr. 2009), as doenças e problemas familiares.
A prática de atividades física é de fato benéfica para todos os problemas citados acima, \u201cum dos aspectos mais fascinantes é a relação entre o exercício, atividade física e a longevidade\u201d (SUNDQUIST et al., 2004; MANINI et al., 2006; INOUE et al., 2006), o simples fato de praticar qualquer tipo de esporte, proporciona uma melhora \u201cna saúde mental\u201d (BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) n.47 São Paulo abr. 2009), com resultados tão radicais que se agregam à mudança de vida proporcionando uma melhoria na qualidade de vida. 
Campanhas de divulgações de projetos para atividades físicas acessível para todos, tem contribuído muito para a melhoria da qualidade de vida, projetos socias de \u201cesportes como o Jiu-jitsu\u201d (Revista Diálogos em Saúde. 1, n. 2 (2018) > Alan Costa Ferreira) possibilitam crianças, jovens e adultos á superarem problemas de auto controle e interação social.
2.3.2. OBJETIVOS
2.3.2.1. Objetivo Geral
Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é o de analisar