A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
prova 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Código de referência da questão.1a Questão
As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com o macroambiente e com o microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do microambiente:
	fornecedores; variáveis tecnológicas; clientes/consumidores; agências reguladoras.
	concorrentes; variáveis culturais; fornecedores; variáveis sociais.
 Certo	concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras.
	variáveis sociais; variáveis tecnológicas; variáveis culturais; agências reguladoras.
	fornecedores; variáveis tecnológicas; variáveis sociais; agências reguladoras.
Respondido em 16/03/2020 22:34:46
Explicação:
O microambiente é composto pelas forças e agentes que estão próximos à empresa e podem afetar o seu desempenho no mercado. Fazem parte do microambiente de uma organização: política interna da empresa, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, consumidor final e etc.
 
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.2a Questão
Analise as afirmativas e assinale a opção correta.
I- Toda organização precisa de dinheiro para fazer o pagamento de suas despesas. Da receita são descontadas as despesas como aluguel, tributos, água, luz, pessoal, etc.
PORQUE:
II- Nas empresas, quando o resultado é positivo, é chamado de lucro, que será distribuído aos sócios. Nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização.
	
Ambas as afirmativas estão incorretas.
	
Apenas a afirmativa II está correta.
	
Apenas a afirmativa I está correta.
	
As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
 Certo	
As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
Respondido em 17/03/2020 21:22:26
Explicação:
As duas afirmativas estão corretas, entretanto, como a primeira reforça as necessidades financeiras das organizações empresariais ou não e a segunda relata o que fazer com o resultado, não há a relação de justificativa, embora as duas afirmativas estejam interligadas.
Sendo assim, a opção correta é: As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
 
 
 Código de referência da questão.3a Questão
O padrão e a qualidade de vida na sociedade contemporânea atual dependem dos esforços conjuntos das pessoas, das empresas, do governo e das organizações de um modo geral. Toda realização humana surgiu inicialmente na mente de alguém que teve atitude e vontade suficientes a fim de colocar aquilo em prática, identificando alguma oportunidade no ambiente. Essas pessoas são conhecidas como:
 Certo	Empreendedores.
	Aventureiros.
	Autônomos.
	Gestores.
	Especialistas.
Respondido em 17/03/2020 21:23:28
Explicação:
O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que enxerga novas oportunidades, é viosionário e ao mesmo tempo realizador. Está sempre pensando em novas soluções para atender diferentes demandas. O empreendedor busca a autorrealização, assim como o reconhecimento da Sociedade. Na maioria das vezes o empreendedor é um líder que está sempre em busca do seu autodesenvolvimento.
 
 Código de referência da questão.4a Questão
Por não estarem isoladas e não serem autossuficientes, as organizações precisam trocar com os elementos do ambiente em que estão inseridas (sistemas abertos).
Neste contexto, analise as afirmativas e assinale a opção correta:
I- Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes e é necessário monitorá-lo constantemente.
PORQUE:
II- O ambiente é o universo que envolve as organizações e afeta diretamente suas ações e desempenho.
 
	
As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
 Certo	
As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
Apenas a afirmativa I está correta.
	
Apenas a afirmativa II está correta.
	
Ambas as afirmativas estão incorretas. 
Respondido em 17/03/2020 21:37:59
Explicação:
Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar aos acontecimentos, utilizando um processo de previsão do futuro.
Sendo assim, a alternativa correta é: As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
 
 
 Código de referência da questão.5a Questão
A Globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças. Baseado nas consequências da Globalização assinale a alternativa INCORRETA.
	Menor espaço para erros.
	Necessidade de busca de diferencial competitivo.
 Certo	Mercados menos exigentes.
	Margens de lucros mais apertadas.
	Maior diversidade de produtos e serviços.
Respondido em 17/03/2020 21:45:46
Explicação:
A globalização significa o rompimento das barreiras entre países, facilitando o tráfego de mercadorias, serviços, tecnologias e cultura entre os países. Desta forma, os clientes (Mercado) ficam mais exigentes, pois terão mais acesso a novos produtos, serviços e muitas informações.
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.6a Questão
Após mudanças nas estratégias de uma cooperativa de agricultores e constatação de carências técnicas na mão-de-obra local, os cooperados identificam a necessidade de criação de uma fundação que receberá recursos com o propósito de auxiliar no desenvolvimento profissional e cidadão por meio de ações de capacitação técnica, educação cidadã e formação profissional de população de baixa renda no entorno de suas três unidades agroindustriais. Para tanto, a equipe de administradores realiza, junto à nova equipe da fundação, uma série de reuniões e tarefas de planejamento. A fundação se caracteriza como uma organização vinculada e contará com uma equipe de educadores e assistentes, mas contará com apoio financeiro e institucional da cooperativa.
A respeito da administração de novos negócios e dos impactos externos sobre a organização no caso apresentado, assinale a alternativa correta:
 
	
Por não se tratar de uma empresa, a cooperativa não pode ser denominada como uma organização, não cabendo princípios da Administração em seu funcionamento.
 
	
A criação da fundação faz sentido para a cooperativa, pois, por não ser uma empresa, ela deve buscar ampliar sua atuação a todas as demandas profissionais dos cooperados, para que eles não dependam de ninguém mais.
 
	
A criação da fundação não faz sentido para a cooperativa, pois ela deve interagir e trocar recursos apenas internamente, como qualquer organização que não seja empresa.
 
 Certo	
O ambiente externo influencia as atividades tanto da cooperativa, como da fundação, razão pela qual não é possível eliminar seu impacto sobre os processos dessas organizações, que devem ser administradas adequadamente para ter sucesso.
	
Por não se tratar de uma empresa, a fundação não pode ser denominada como uma organização, não cabendo princípios da Administração em seu funcionamento.
 
Respondido em 17/03/2020 21:56:07
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 1, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da organização das empresas na administração de novos negócios. 
A questão trabalha o conceito de organização, que abrange não só empresas, como cooperativas e fundações educacionais, pois são um conjunto de recursos e pessoas envolvidos em determinados objetivos.
O aluno deve compreender, ainda, que não é possível eliminar a influência do ambiente externo para qualquer organização, de modo que mais duas alternativas podem ser eliminadas.
 
 Código de referência