Buscar

Alex de Oliveira Rodrigues_SANITÁRIO ACESSÍVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE SANITÁRIO ACESSÍVEL 
1- Com base no projeto e adequação dos espaços visando à utilização pela pessoa com deficiência, recomenda-se que a distância máxima a ser percorrida de qualquer ponto da edificação até o sanitário ou banheiro acessível seja de até:
 
ALTERNATIVA: (C) 50 m.
 
2- Segundo reportagem do Jornal Folha de São Paulo (23/07/2018), mais da metade dos cadeirantes brasileiros (55%) não conseguem encontrar um banheiro acessível quando precisam (estudo internacional realizado pela ComRes, instituição de pesquisa britânica, para a Toyoto Mobility Foundation). No Brasil, é frequente se deparar com espaços públicos mal adaptados a esta parcela da nossa população. A NBR-9050/2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos de edificações às condições de acessibilidade. Acerca desta norma, avalie o que ser afirma.
I. Bacias e assentos sanitários acessíveis devem ter abertura frontal e precisam estar a uma altura entre 0,53m a 0,55m do piso acabado, medidas a partir da borda superior sem o assento.
II. Em novas edificações, os pisos dos sanitários ou boxes sanitários devem ter grelhas e ralos posicionados fora das áreas de manobra (diâmetro 1,50m) e da área de transferência (1,20mx0,80m).
III. Em novas edificações de uso público, o número mínimo de sanitários acessíveis, com entradas independentes, deve ser de 5 % do total de cada peça sanitária, com, no mínimo, um para cada sexo, em cada pavimento onde houver sanitários. Está correto apenas o que se afirma em:
 
ALTERNATIVA: (D) II e III.
Justificativa: As bacias e os assentos sanitários acessíveis não podem possuir uma abertura frontal e devem sempre estar a uma altura entre 0,43 m e 0,45 m do piso acabado.
 
3- De acordo com a NBR 9.050/2015 – que trata da “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” – as instalações sanitárias acessíveis nas edificações e espaços de uso público e coletivo devem estar distribuídas em determinadas proporções e especificidades construtivas. Considerando uma edificação existente, de uso público, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes é:
 
ALTERNATIVA: (D) um por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários.
 
4- Uma das características que o arquiteto deverá atender, em consonância com a NBR 9050:2015, para instalar as bacias de um sanitário coletivo para adultos, consiste em utilizar.
 
ALTERNATIVA: (E) bacia suspensa que dispensa o uso do sóculo, desde que respeite a altura necessária. 
 Justificativa: Os assentos sanitários acessíveis não podem ter abertura frontal, não podem ter canto vivo no banheiro acessível, a altura de 0,46 m do piso acabado até a borda superior do assento e o banheiro acessível dispensa o uso do sóculos. 
 
5- As barras de apoio em sanitários adaptados para trabalhadores com necessidades especiais, devem estar localizadas junto à bacia sanitária,
 
ALTERNATIVA: (A) na lateral e no fundo, devem ser colocadas barras horizontais para apoio e transferência, com comprimento mínimo de 0,80 m, a 0,75 m de altura do piso acabado.
 
6- Para adequarmos os edifícios às necessidades de acessibilidade, devemos recorrer à norma NBR 9050, que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação de edificações. Nessa norma, o item 7.1-Requisitos Gerais informa “Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros desta norma, quanto às quantidades mínimas necessárias, localização, dimensões dos boxes, posicionamento e características das peças, acessórios barras de apoio, comandos e características de pisos e desnível.” BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR9050, RJ,11 setembro 2015. Secção 7, p. 83. Considerando garantir a utilização da bacia sanitária, assinale a alternativa CORRETA de acordo com as definições dessa norma.
 
ALTERNATIVA: (A) Para instalação de bacias sanitárias, devem ser previstas áreas de transferência lateral, perpendicular e diagonal. 
 
7- Em espaços de uso público ou uso coletivo, que apresentem unidades autônomas de comércio ou serviços, os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros da NBR 9050. Deve ser previsto no mínimo X sanitário(s) acessível(is) por pavimento, localizado nas áreas de uso comum do andar. Quando o cálculo da porcentagem de Y% de peças sanitárias do pavimento resultar em mais do que uma instalação sanitária ou fração, estas devem ser divididas por sexo para cada pavimento. Os valores de X e Y são, correta e respectivamente,
 
ALTERNATIVA: (A) 1 e 5. 
8- De acordo com a ABNT NBR 9050/2015, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(F) Banheiros acessíveis e vestiários com banheiros conjugados devem prever área de manobra para rotação de 300° para circulação de cadeirantes. 
(V) Os boxes devem ser providos de banco articulado ou removível, com cantos arredondados e superfície antiderrapante impermeável, ter profundidade mínima de 0,45 m, altura de 0,46 m do piso acabado e comprimento mínimo de 0,70 m, instalados no eixo entre as barras. 
(F) Quando houver porta no boxe, esta deve ter vão com largura livre mínima de 0,80 m e ser confeccionada em material resistente a impacto e a área de varredura da porta não pode interferir na área de transferência da cadeira de rodas para o banco. 
(V) Bancos e dispositivos de fixação devem suportar um esforço de 150 kg. 
(V) As dimensões mínimas dos boxes de chuveiros devem ser de 0,90 m × 0,95 m. 
(V) Nos chuveiros e banheiras recomenda-se o uso de equipamentos com válvula termostática, que evita o risco de queimaduras ou o uso de monocomandos. Quando do emprego de registros de pressão para a mistura das águas quente e fria, estes devem ser acionados por alavanca com curso de no máximo 1/2 volta. 
(F) Os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio de 90° na parede lateral ao banco, e na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical e duas horizontais. 
(V) Deve ser prevista área de transferência lateral para plataforma fixa ou móvel, de forma a permitir aproximação paralela à banheira. 
(V) A altura da banheira deve ser de no máximo 0,46 m do piso acabado e o acionamento dos comandos devem estar a uma altura de 0,80 m também do piso acabado. 
(V) A banheira deve ser provida de duas barras de apoio horizontais na parede frontal e uma vertical na parede lateral, do mesmo lado da plataforma. 
(V) A plataforma para transferência, bem como o fundo da banheira, deve ter superfície antiderrapante e não podem ser excessivamente abrasivos. 
(F) A existência da banheira acessível faculta a existência de boxe acessível para chuveiro. A sequência está correta em 
ALTERNATIVA: (B) F, V, F, V, V, V, F, V, V, V, V, F.
CONCLUSÃO: Banheiros acessíveis e vestiários com banheiros conjugados devem prever área de manobra para rotação de 360° para circulação dos cadeirantes; boxes comuns e as portas devem ter vão livre mínimo de 0,80m e conter uma área livre com no mínimo 0,60m de diâmetro, já os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio de 0,70 m por 0,70 m, ou duas barras retas de 0,70 m no mínimo e com o mesmo posicionamento.

Continue navegando