Buscar

AD 2 - Liderança

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Ana Paula Szpoganicz Heerdt
Nome do estudante: Mário Lúcio Oliveira Mourão
Data: 20/05/2020
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
1. Entregue a atividade no prazo estipulado.
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia a reportagem disponibilizada da revista Você S/A de fevereiro de 2020 e utilize as páginas 40, 41 e 42 no texto apresentado e a seguir responda as perguntas tomando por base essa leitura e o conteúdo do material didático referente aos tópicos 3 e 4. A reportagem na íntegra estará disponível na midiateca.
1) Extraia do texto 5 atitudes importantes que o líder deve ter para criar relacionamentos fortes e explique a importância da comunicação para fomentar a confiança (5 pontos)
2) Toda a administração moderna está baseada na formação e no desenvolvimento das equipes. E estas equipes são desenvolvidas por líderes que gerenciam e desenvolvem os integrantes que formam a organização, e sob esta lógica por que a dificuldade em confiar nas lideranças gera problemas sérios as organizações, podendo inclusive ser responsável pelo seu declínio? (5 pontos)
RESPOSTAS
1 – Exposição diária de metas e métodos com clareza; vulnerabilidade cria intimidade; abrir-se para relações próximas; delegar funções você cria confiança e permite que a confiança recíproca também seja criada; como líder, mostrar engajamento e comprometimento com as funções e com o time. A comunicação é um fator fundamental para que uma gestão seja fracassada ou seja colhedora de frutos. Uma comunicação falha com a equipe, como por exemplo, confusa, não permitir críticas ou qualquer ato que possa causar receio, medo ou insegurança por parte dos colaboradores, como consequência vai haver uma queda de rendimento, produtividade e resultados. Não criar um ambiente amigável em que todos possam ter liberdade de dar suas opiniões e ideias, é certamente fadar um projeto ou empresa ao fracasso. Pelo lado contrário, ao se criar um ambiente em que cada colaborador saiba claramente suas funções, e que estes, possam sem medo de retaliações, expor opiniões construtivas sobre algo, permite naturalmente que a equipe crie um ambiente amigável de trabalho e como consequência um aumento de produtividade e rendimento. A comunicação de forma clara, transparece confiança e confiança significa vínculo, e vínculo em um projeto e/ou empresa significa engajamento que por este se transforma em lucro/resultado. Portando, é de suma importância uma comunicação clara e aberta entre líder e colaboradores.
2 – Quando não há uma confiança por parte dos colaboradores para com a liderança, não há o empenho se espera em relação à função. A partir do momento que a liderança é autoritária, cria-se uma distância não saudável entre a equipe e o líder, fazendo com que não há uma troca de conversas necessárias sobre a empresa ou projeto, fazendo com que não se atinja o rendimento esperado, trazendo assim prejuízos e desgastes sociais. A liderança tem que andar juntamente com a equipe e fazer parte dela, para que se crie uma relação de intimidade e empenho mútuo, pra que assim possa atingir os objetivos traçados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes