Buscar

ACPE 21 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACPE
Atividade – 21/04/2020
Cite quantos pontos são utilizados para avaliar o tórax do paciente durante a:
Na avaliação do tórax usamos linhas imaginarias como guia de avaliação.
Paciente posicionado em posição sentada com os braços cruzados sobre o ombro na região anterior (caso seja avaliado a parte posterior)
· Palpação – Realizada sempre bilateral, de um lado e de outro, de ápice a base. Na palpação torácica, deve-se observar a *simetria do **frêmito toracovocal e o frêmito brônquico. 
*Simetria: mãos devem acompanhar os movimentos respiratórios e inspiratórios na fase posterior e inferior, polegares devem se encontrar na linha média, na altura das apófises espinhosas da nona ou decima vertebra torácica.
**Frêmito toracovocal: É a transmissão da vibração do movimento do ar na parede torácica durante a fonação, percebido como uma vibração nas cordas vocais.
Fazer a palpação com a base palpar ou com a face ulnar, avaliando se há presença de edema, tônus muscular, dor e presença de massa. 
Com as mãos espalmadas, posicionar polegar sobre a coluna e os dedos envolvendo região lateral, em fases pulmonares avaliar a expansibilidade torácica 
Linhas imaginarias: 
Região posterior possui nove pontos
Região anterior possui 5 pontos 
· Percussão – É a avaliação da produção de sons pelo contato da mão com a parede torácica dentre os espaços intercostais. Usamos cinco pontos da região anterior ou os nove pontos da região posterior para realizar a percussão.
Com o dedo indicador da mão esquerda posicionado sobre o tórax e o dedo médio da mão direita realiza a percussão sobre a falange distal.
A percussão realizada sobre os espaços intercostais abrange uma profundidade de 4 a 6 cm. Realizado com o paciente me pé ou sentado com tórax descoberto, percutindo de cima para baixo. 
· Ausculta – Segue-se o mesmo parâmetro da palpação e percussão, utilizando os cinco pontos como base. Indireto feito com o estetoscópio ou direto feito com o pavilhão auricular no tórax.
Existe uma maneira adequada para avaliar o pulmão seguindo esses pontos?
Sim, sempre deve ser realizada de forma bilateral, começando de cima para baixo.

Outros materiais