Buscar

ATIVIDADES ESMALTE E DENTINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Do Norte Goiano – FNG
Docente: Elaine Cristina
Discente: Christyelen Silva Pereira Rosa
Curso: Odontologia 2° Período
Disciplina: Histologia e Embriologia Bucal
Estudo dirigido referente ao Esmalte Dental e Dentina
1) O esmalte se forma a partir do ectoderma, cite algumas características do esmalte dental.
Recobre a coroa dos dentes, é o tecido mais mineralizado do organismo, é o único tecido completamente acelular, quanto maior o grau de mineralização, maior a translucidez e apesar de duro, é friável. 
2) Qual a principal constituição do esmalte?
O esmalte possui 97% de sais inorgânicos – fosfato de cálcio, Hidroxiapatita, (sais de sódio, potássio, fosfato tricálcico, carbonato de cálcio, etc.), que é sua principal constituição. Os outros 3% são formados por substâncias orgânicas, como água e proteína.
3) Quais as fases que constituem a amelogênese? Cite algumas características de cada fase que você achou mais interessante.
As fases da amelogênese são:
1. Morfogenética: O epitélio interno do órgão do esmalte para de se dividir e determina a forma da coroa do dente. Nesta fase é determinado o grupo dental ao qual pertencerá aquele dente. 
2. Diferenciação: Com a inversão da sua polaridade, as células do epitélio interno do órgão do esmalte passam a serem chamadas de pré-ameloblastos. Nesta fase inicia-se a produção do esmalte. 
3. Secretora: A formação do esmalte é exclusivamente controlada pelos ameloblastos. Quando o ameloblastos apresenta processo de Tomes (prolongamento) o esmalte produzido será do tipo prismático. Nesta fase possui 65% de componente inorgânico e 35% de componente orgânico. 
4. Maturação: Fase em que ocorre degradação e remoção da matriz orgânica, possibilitando o crescimento dos cristais de mineral. Nesta fase aumenta a concentração de minerais e diminui a quantidade de proteínas. 
5. Protetora: O órgão do esmalte sofre um processo de atrofia sendo chamado de Epitélio Reduzido do Esmalte. Que tem a função de proteger o esmalte que acabou de ser produzido. Nesta fase o epitélio reduzido recobre o esmalte maduro até a erupção do dente. 
 
4) O que é a junção amelodentinária?
É a superfície de contato entre o esmalte e a dentina subjacente, é bem ondulada, característica que garante a imbricação íntima entre os dois tecidos dentários. 
5) A dentina tem natureza conjuntiva cite 3 características dessa estrutura.
A dentina possui algumas características: armazena no seu interior a polpa dentária, é uma estrutura avascular, não apresentar células no seu interior, possuir no seu interior prolongamentos de odontoblastos, responsável pela cor do dente. 
6) Quais são e a célula que forma a dentina e qual o momento inicial da dentinogênese?
A dentina é formada pelas células da papila dentária (Polpa Primitiva), que se diferenciam em odontoblastos, que são os responsáveis pela formação da mesma. O momento inicial da dentinogênese é quando ocorre a formação da dentina do Manto.
7) Os componentes da matriz orgânica da dentina são produzidos pelos odontoblastos, qual a principal constituição dessa matriz?
A matriz orgânica tem dois componentes: O fibrilar (constituído pelas fibras colágenas) e a substância fundamental interfibrilar. O colágeno presente na dentina é principalmente do tipo I, e representa 90% da matriz orgânica. Os restantes 10% são formados por proteínas não colágenas (osteopontina, osteocalcina e a osteonectina).
8) Ao término da formação da dentina do manto o que acontece com os odontoblastos?
A matriz orgânica da dentina do manto é produzida por odontoblastos em diferenciação e quando a formação da dentina do manto termina, os odontoblastos completam sua diferenciação.
9) Em relação a dentina do manto marque as alternativas corretas.
( ) Formada pelos ameloblastos. 
( ) Tem formação inorgânica. 
(X) Primeira camada de dentina formada.
( ) Formada pelos odontoblastos do manto.
( ) Não apresenta fibrilas colágenas. 
10) O que é dentina peritubular e dentina Intertubular?
Dentina peritubular: Constitui as paredes dos túbulos dentários, sendo uma dentina hipermineralizada. Sua espessura é de aproximadamente 0,7 micrometros, diminuindo em direção a polpa. Sua formação ocorre durante toda a vida e estímulos podem induzir sua formação (ex. Atrição). Sua espessura aumenta com a idade, podendo ocorrer obliteração dos túbulos dentinários, fibrilas circulam os túbulos dentinários.
 Dentina Intertubular: Ocupa todo o espaço entre os túbulos. Constitui a maior parte da dentina. Sua matriz orgânica é constituída principalmente por fibrilas colágenas, que se orientam perpendicularmente ao longo eixo dos túbulos dentinários. 
11) O que é dentina primária e dentina secundária?
Dentina primária: É a dentina formada até o fechamento do ápice radicular. Considerada a camada interna original do nosso dente. Isso porque ela é formada já na primeira camada e se estende até a raiz em formação. Além disso, se apresenta quando o dente está em processo de oclusão. Ela tem influência na forma do dente.
Dentina secundária: Se forma após o completo fechamento do ápice radicular. Similar a dentina primária (apresentando leve mudança na direção dos túbulos). É depositada em todas as superfícies voltadas para a polpa. Apresente maior espessura na face palatina ou lingual de dentes anteriores e no assoalho da câmara pulpar nos dentes posteriores. É depositada uniformemente nos canais radiculares.
 
12) Quais os 2 tipos de dentina terciária? Cite uma característica de cada.
Os dois tipos de dentina terciárias são:
Reacional: É causada por agentes externos crônicos e que não causam alterações muito intensas, como a cárie.
Reparadora: É causada por agentes externos agudos e que causam alterações muito intensas, como os traumas dentários.

Outros materiais