A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV I SOCIOLINGUISTICA UNIASSELVI

Pré-visualização | Página 2 de 2

grupos sociais.
III- A norma-padrão é regulada por princípios sociais, e não necessariamente linguísticos. 
IV- Palavras como "despois" e "frecha", embora já tenham sido norma, hoje são consideradas "erradas" sob o aspecto normativo da língua.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	A língua não é regida por normas fixas e imutáveis, muito pelo contrário: assim como a sociedade é totalmente mutável, a língua pode transformar-se através do tempo por causa de vários fatores vindos da própria sociedade. Se compararmos textos antigos com atuais, perceberemos grandes mudanças no estilo e nas expressões. Quando há uma variação decorrente através do tempo, podemos afirmar que ocorre uma variação diacrônica. Baseando-se nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando temos contato com textos antigos, notamos os diferentes tipos de vocabulário e léxico empregados.
(    ) A análise de cartas pode servir como um recurso para comparação entre variedades utilizadas em diferentes tempos históricos.
(    ) Amostragens de variação diacrônica são inacessíveis mesmo quando as amostras de fala pertencem a diferentes gerações dentro de uma comunidade linguística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	10.
	A tradição escolar, pautada exclusivamente nas gramáticas normativas, que tendem a realizar apagamentos acerca da reflexão sobre fenômenos da fala e da própria escrita, tende a dificultar a compreensão científica da língua. Considerando o papel da sociolinguística com relação ao estudo científico da língua, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A língua não existe fora da sociedade, sendo estudada pela sociolinguística na relação com a estratificação social.
	 b)
	A sociolinguística, disciplina da linguística, foi construída sobre a recusa em levar em consideração o que existe de social na língua.
	 c)
	Saussure e Meillet inspiraram os estudos sociolinguísticos ao relacionarem o sistema linguístico à estratificação social.
	 d)
	A sociolinguística procura compreender fenômenos da linguagem prescrevendo subjetivamente regras da gramática tradicional.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.