Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Questão 1 apol Sociedade, Família e Instituição Escolar

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para a seguinte afirmação: 
“O Manifesto de 1932 teve uma influência salutar nos destinos da legislação que regem a educação, creditando na Constituição Federal de 1934 um teor voltado para a organização educacional nacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Antônio Bosco de. Manifesto dos Pioneiros da Educação (1932): leituras de seus 80 anos. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil. Anais. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012, p. 963-990. p. 985.
Considerando o texto-base O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional, quanto as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs), é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A LDB 4.024/61 é resultado das disposições contidas na Constituição de 1988.
	
	B
	Atualmente, a LDB 5.540/68 vigora sobre toda a educação básica brasileira.
	
	C
	As reformas implementadas pela LDB 5.540/68 tratavam da educação infantil.
	
	D
	A LDB 5.692/71 pode ser considerada a mais completa em relação as demais.
	
	E
	As discussões parlamentares sobre a LDB 9.394/96 tiveram início em 1988.
Você acertou!
“A que estava em vigência era a Lei 4.024 de 1961, resultado das disposições contidas na Constituição de 1946. As reformas implementadas pelas leis 5.540/68 e 5.692/71 apenas alteraram dispositivos referentes ao ensino superior e de 1º. e 2º. Graus. Dentre as reivindicações da sociedade civil organizada estava a elaboração de uma nova lei que organizasse a educação no Brasil, para o novo país que se queria fundar. As discussões parlamentares sobre esta nova lei tiveram início ainda em dezembro de 1988. A futura Lei 9.394, de 1996, iria incorporar literalmente o texto do Capítulo III da Constituição. Salvo todas as objeções produzidas sobre a LDB, ela só foi possível graças aos dispositivos da Carta Magna” (texto-base, p. 5).
Questão 2/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a declaração a seguir: 
“A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. Art. 8.
Considerando o texto-base O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional, relacione as colunas de acordo com as responsabilidades educacionais de cada esfera do governo: 
I. União.
II. Estados.
III. Municípios. 
(   ) Responsável pelo ensino superior.
(   ) Devem atuar na educação infantil e no primeiro ciclo do fundamental.
(   ) Garantir assistência técnica e financeira as duas esferas que lhe são subordinadas.
(   ) Têm como prioridade atuar no ensino fundamental e médio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I – II – I – III
	
	B
	III – II – I – II
	
	C
	II – III – I – II
	
	D
	I – III – I – II
Você acertou!
“Assim, ficou estabelecido que a União é responsável pelo ensino superior e outros estabelecimentos federais e por garantir assistência técnica e financeira aos Estados e Municípios. Os Estados têm como prioridade atuar no ensino fundamental e médio. Os municípios devem atuar na educação infantil e no primeiro ciclo do fundamental” (texto-base, p. 5,6).
	
	E
	III – II – I – I
Questão 3/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“[...] a educação que conduza a criança, o adolescente e depois o jovem à sua maturidade começa no interior da família, que permanece o lugar privilegiado da educação. Ela é o primeiro espaço educacional da pessoa humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VELOSO, Dom Eurico dos Santos. Fundamentos filosóficos dos valores no Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 71.
Conforme os conteúdos do texto-base Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança sobre as funções da família na educação da criança, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É na família que os princípios éticos e de conduta no ambiente social são assimilados.
Você acertou!
Comentário: “Mesmo com tantas dificuldades, segundo Chalita (2001 p. 20), a família tem a responsabilidade de: ‘formar o caráter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores éticos e morais. A família é um espaço em que as máscaras devem dar lugar à face transparente, sem disfarces. O diálogo não tem preço’. Assim, é na família que, através do diálogo, [...] [é possível] construir conhecimentos voltados para a atuação na sociedade, onde o respeito a si e ao outro, os princípios éticos e de conduta no ambiente social são assimilados” (texto-base Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança, p. 5).
	
	B
	O ensino dos princípios e valores éticos é uma atribuição exclusiva da educação familiar
	
	C
	Não cabe às famílias a responsabilidade de formar o caráter das crianças
	
	D
	É objetivo exclusivo do ensino escolar educar as crianças para os desafios da vida
	
	E
	A família não pode construir conhecimentos voltados para o respeito a si e aos outros
Questão 4/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para a afirmativa a seguir: 
“Durante muito tempo, a educação da criança foi considerada uma responsabilidade das famílias ou do grupo social ao qual ela pertencia. [...] Por um bom período na história da humanidade, não houve nenhuma instituição responsável por compartilhar esta responsabilidade pela criança com seus pais e com a comunidade da qual estes faziam parte. Isso nos permite dizer que a educação infantil, como nós a conhecemos hoje, realizada de forma complementar à família, é um fato muito recente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CRAIDY, Carmem Maria (org.). SILVA, Gladis Elise Pereira da. Educação Infantil Para Que Te Quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 13.
Considerando o texto-base Família e escola: parceiras no processo educacional da criança, marque afirmativa correta quanto a educação de crianças:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação escolar não é um fator predominante no desenvolvimento da criança.
	
	B
	A educação, tanto na família como na escola, não pode ser mecânica e arbitrária.
Você acertou!
“Apesar dos entraves, a educação, tanto na família como na escola, não pode ser mecânica e arbitrária. É preciso ajudar a criança a encontrar significado no aprendizado, proporcionar-lhe uma abertura para a vida. [...] Assim, é possível constatar que a participação entre escola e família, são fatores predominantes de desenvolvimento educacional e comportamental da criança” (texto-base, p. 4).
	
	C
	Não é preciso ajudar a criança a encontrar significado no aprendizado.
	
	D
	A família não influência no desenvolvimento comportamental da criança.
	
	E
	A educação, tanto na família como na escola, deve ser rígida e estruturada.
 
Questão 5/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o trecho de texto a seguir: 
“A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica o aprendizado e a vivência do exercício de participação e de tomadas de decisões. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino (municipal, distrital, estadual ou federal), de cada escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: gestão da educação escolar. Secretaria de Educação Básica. vol. 5. Brasília: UnB, CEAD, 2004. p. 25,26.
Considerando o texto-base O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação
Página123