Buscar

AV1 ENGENHARIA DE SOFTWARE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Geanderson Amorim Brandao (1203904)
	Disciplina:
	Engenharia de Software (GTI09)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513623) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	17760836
Parte superior do formulário
	1.
	Projetos são usados para se ter um adequado gerenciamento no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, ou simplesmente para resolver problemas específicos em relação a estes. Delimitar o trabalho através do escopo do projeto é importante para os executores do projeto e principalmente para o cliente, pois, assim, ambas as partes estarão cientes das entregas que serão feitas. Um bom escopo é resultado da elaboração de uma detalhada lista de funcionalidades e regras de negócio elaboradas com o cliente. Esta lista pode ser entendida como o levantamento, reconhecimento e documentação dos requisitos necessários para o desenvolvimento do projeto. Sobre requisitos de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Requisitos inversos especificam tudo aquilo que não será entregue ao usuário.
(    ) O gerenciamento de requisitos define a arquitetura do sistema, auxiliando nos testes e validações com o usuário final.
(    ) O sucesso de um projeto depende diretamente de um refinado levantamento de requisitos.
(    ) A falta de conhecimento do usuário com relação ao que ele realmente necessita não é considerado um problema na etapa de levantamento de requisitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	2.
	O roteiro que define o trabalho a ser executado durante um projeto de software é classificado por ciclo de vida de desenvolvimento. É constituído por atividades e artefatos que fazem uso de métodos, técnicas, ferramentas e procedimentos para construção do produto de software. Sobre os principais ciclos de vida de software, analise as sentenças a seguir:
I- O modelo cascata ou sequencial é estabelecido pelas funções realizadas na engenharia convencional, uma fase só inicia se a anterior estiver concluída.
II- O modelo de prototipação traz maior velocidade de desenvolvimento e envolvimento direto do usuário, pois se produz uma representação visual das funcionalidades que o software terá depois de pronto.
III- No modelo espiral, o percurso de avanço do desenvolvimento é no sentido horário, do centro para fora, de forma evolutiva, incorporando novos requisitos do projeto. Verifica-se que há sobreposição evolutiva durante quatro setores: planejar os objetivos, avaliação e redução de riscos, desenvolve e valida estratégia de desenvolvimento e, por fim, revisão e planejamento do projeto.
IV- O modelo iterativo e incremental é utilizado ao buscar estratégias diferentes de se executar o planejamento do projeto, sendo que o desenvolvimento evolui em versões de novas funcionalidades até que o sistema completo esteja construído. Cada ciclo é constituído pelas fases de análise, projeto, implementação e testes.
V- O modelo baseado em componentes enfatiza a estreita relação entre as atividades de teste com as demais atividades do processo de desenvolvimento, prima por metodologias ágeis, de forma que é recomendado realizá-lo em até 90 dias. Este modelo não depende da existência de uma grande biblioteca disponível de componentes de software reusáveis utilizados pela empresa. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e V estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e V estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e V estão corretas.
	 
	 
	3.
	Nas últimas décadas houve importantes avanços com relação à valorização das práticas da Engenharia de Software. A área de requisito de software passou a trazer uma importante contribuição durante a definição e especificação dos projetos de softwares, portanto, para a realização adequada do registro dos requisitos é recomendado que seja utilizado um padrão para facilitar o entendimento dos envolvidos sobre como interpretar o conteúdo da documentação. Acerca da notação para a especificação de requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) Linguagem natural estruturada depende da definição de formulários padrão ou templates para expressar a especificação de requisitos.
(  f  ) Notações gráficas utilizam uma linguagem de programação com recursos pouco abstratos para especificar os requisitos por protótipos de um modelo operacional do sistema.
(  v  ) Especificações matemáticas são notações com base em conceitos matemáticos, como uma máquina de estados finitos e conjuntos. 
(    ) A linguagem de descrição de projeto utiliza uma linguagem de programação com recursos mais abstratos para especificar os requisitos pela definição de um modelo operacional do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	4.
	A engenharia de software está associada a todas as etapas da produção de software, desde as fases iniciais de especificação até a manutenção do sistema, sendo que esta última pode ser dividida em dois tipos, a saber: nobres e não nobres. Acerca das manutenções nobres, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) São realizadas para adicionar novas funcionalidades ao sistema.
	
	b) São realizadas para corrigir erros do sistema.
	
	c) Devem ser documentadas a fim de que os erros não sejam repetidos.
	
	d) Sempre serão realizadas a partir de solicitações do usuário.
	 
	 
	5.
	No intuito de se atingir os objetivos definidos para os projetos, as atividades envolvidas devem ser criteriosamente definidas e controladas. Cabe ressaltar que todas as etapas possuem regras específicas. Podemos entender as regras como os requisitos necessários para a execução da etapa ou atividade em questão. Identificar, entender, documentar e priorizar os requisitos é de grande importância para o controle do projeto como um todo. Com relação aos requisitos, analise as sentenças a seguir:
I- A gestão dos requisitos preocupa-se com a documentação, versionamento, controle de mudanças e qualidade dos requisitos levantados na fase de especificação de requisitos.
II- A especificação de requisitos faz o detalhamento das regras de negócio, sinalizando o que o sistema deverá fazer.
III- São duas as principais categorias de requisitos: de negócio e de sistemas.
IV- Brainstorming não pode ser considerado uma técnica de levantamento de requisitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	6.
	Uma das tarefas mais complexas na construção de um sistema consiste em identificar o que construir. Para tanto, foi desenvolvido um processo que visa a compreender e a definir quais serviços são necessários, além de identificar as restrições de operação e de desenvolvimento do sistema. Eventuais erros ocorridos nesse processo poderão gerar problemas posteriores no projeto e na implementação do sistema. Como é conhecido este processo?
	
	a) Documentação de requisitos.
	
	b) Estrutura analítica de projeto.
	
	c) Projeto de estrutura.
	
	d) Engenharia de requisitos.
	 
	 
	7.
	O termo crise de software surgiu no final da década de 60, e tinha por finalidade expressar as dificuldades do desenvolvimento de software diante do rápido crescimento da demanda existente, da complexidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas. Acerca da crise de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A falta de formação adequada na engenharia de software e a baixa produtividade são fatores que contribuem efetivamente para o surgimento de uma nova crise de software.
(    ) A crise de software refere-se a um conjunto de problemas, dentre osquais se encontra a imprecisão nas estimativas de custo e prazo devido a uma coleta de requisitos escassa.
(    ) A alteração de legislações vigentes e mudanças na regra de negócio são elencadas como fatores externos que contribuem para alavancar a crise de software, mas que podem ser facilmente gerenciados.
(    ) As questões comportamentais, como a falha de comunicação entre as equipes, não afetará no resultado final do produto, desde que sejam cumpridos os demais aspectos de desenvolvimento de software estabelecidos pela engenharia de software. 
(    ) Pode-se afirmar que a crise de software ainda se encontra presente em muitos projetos, não mais pela ausência de métodos, técnicas e ferramentas, mas pela falta do seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V - F.
	
	b) F - V - F - V - F.
	
	c) V - V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - F - V.
	 
	 
	8.
	A engenharia de software é composta por três elementos fundamentais: métodos, ferramentas e procedimentos. Estes elementos visam possibilitar ao gerente de projeto o controle do processo de desenvolvimento do software, bem como oferecer ao profissional uma base para a construção de um software de alta qualidade. Acerca dos elementos fundamentais da engenharia de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A definição de como serão estruturados os dados ou como será implementada uma funcionalidade do sistema são exemplos de atividades características dos métodos propostos pela engenharia de software.
(    ) As ferramentas CASE são programas que auxiliam o analista na construção do sistema, possibilitando prever como será sua estrutura, quais serão suas classes, entidades, seus fluxos internos e muitos outros detalhes. São elaborados vários diagramas que, em conjunto, constituem praticamente uma planta do sistema a ser desenvolvido.
(    ) Pode-se afirmar que há uma independência entre os elementos fundamentais; logo, a inobservância de algum não acarretará prejuízos aos demais.
(    ) Os procedimentos estabelecem a sequência em que os métodos serão executados, servindo como ponto de referência na administração do progresso do software.
(    ) Dentre os procedimentos a serem realizados em um projeto de software, pode-se citar o controle de qualidade e avaliação, procedimentos estes que antecedem a distribuição do software.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F - V.
	
	b) F - F - V - V - F.
	
	c) V - F - V - F - V.
	
	d) V - V - F - V - V.
	 
	 
	9.
	Processos de software podem ser compreendidos como as diversas fases necessárias para produzir e manter um software em funcionamento. Tais processos necessitam de organização lógica das atividades técnicas e gerenciais envolvendo usuários, desenvolvedores, modelos de processo e restrições que possibilitam disciplinar, sistematizar e organizar o desenvolvimento e manutenção dos softwares. Acerca dos processos de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A validação de software consiste em assegurar que o software está em conformidade com os requisitos previstos.
(    ) As atividades de processo de software podem ser implementadas com o auxílio de ferramentas CASE.
(    ) A fase de Engenharia de Requisitos é o processo pelo qual os requisitos de um produto de software são coletados, analisados, documentados e gerenciados, necessitando ser compreendido somente pela equipe de desenvolvimento.
(    ) No desenvolvimento de sistemas por meio de ciclo de vida iterativos, as necessidades dos usuários e os requisitos correspondentes não podem ser definidos no início do processo, já que são refinados em sucessivas iterações.
(    ) O processo de software tem como meta entregar um produto de software de maneira eficiente, previsível e que corresponda às necessidades de negócio, conforme os requisitos estabelecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V - F.
	
	b) V - F - V - F - V.
	
	c) V - V - F - V - V.
	
	d) F - V - V - F - F.
	 
	 
	10.
	As metodologias de desenvolvimento de software se baseiam em um modelo de ciclo de vida, tais como cascata, espiral e prototipação, sendo que tais modelos poderão ser adaptados de acordo com as características específicas de um projeto e da equipe de desenvolvimento. Diante disso, analise as sentenças a seguir: 
I- Todos os modelos de ciclo de vida possuem três fases em comum: definição, desenvolvimento e manutenção.
II- Metodologias que seguem o modelo em cascata possuem fases bem definidas, mas que poderão variar conforme a necessidade da equipe.
III- Um conjunto de telas desenvolvidos através de softwares de desenho gráfico poderá ser útil na identificação de alguns requisitos do software, mas não pode ser considerada uma atividade de prototipação, já que não faz uso de uma linguagem de programação.
IV- A fase de testes do modelo cascata tem por finalidade verificar se o software atende aos requisitos definidos e suas possíveis falhas.
V- Projetos desenvolvidos através do modelo em espiral normalmente possuem um maior potencial de risco, já que sua abordagem está orientada à codificação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, IV e V estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e V estão corretas.
	 
	 
Parte inferior do formulário
_1650458455.unknown
_1650458463.unknown
_1650458467.unknown
_1650458469.unknown
_1650458470.unknown
_1650458468.unknown
_1650458465.unknown
_1650458466.unknown
_1650458464.unknown
_1650458459.unknown
_1650458461.unknown
_1650458462.unknown
_1650458460.unknown
_1650458457.unknown
_1650458458.unknown
_1650458456.unknown
_1650458447.unknown
_1650458451.unknown
_1650458453.unknown
_1650458454.unknown
_1650458452.unknown
_1650458449.unknown
_1650458450.unknown
_1650458448.unknown
_1650458443.unknown
_1650458445.unknown
_1650458446.unknown
_1650458444.unknown
_1650458439.unknown
_1650458441.unknown
_1650458442.unknown
_1650458440.unknown
_1650458435.unknown
_1650458437.unknown
_1650458438.unknown
_1650458436.unknown
_1650458432.unknown
_1650458434.unknown
_1650458431.unknown
_1650458430.unknown

Outros materiais