Buscar

Fichamento - A Escola de Frankfurt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA: GABRIELLA BUSICH FREITAS
A ESCOLA DE FRANKFURT
· A escola de Frankfurt surgiu a partir do Instituto de Pesquisa Social.
· Foi fundada no início de 1920, com o legado de Félix Klein, progressista.
· Seu primeiro diretor foi, Karl Grünberg (marxista, historiador e operário).
· Logo após foi sucedida por Friedrich Pollock, e depois por Max Horkheimer em 1931.
· Foi com o diretor Max Horkheimer, que o instituto foi reconhecido com maior importância. Onde instituiu um centro de elaboração da “teoria crítica da sociedade”. 
· “É aqui que se instaura a ligação entre hegelianismo, marxismo e freudismo, que tipificará a Escola de Frankfurt.”
· Esta teoria procurava revelar as diferenças essenciais da sociedade capitalista e direcionar para “um desenvolvimento que leve a sociedade sem exploração”.
· A revista produzida pelo instituto era “Arquivo de história do socialismo e do movimento operário”. Lá possuíam estudos sobre o movimento operário e escritos de Karl Korsch, György Lukács e David Riaznov.
· Em 1932, Max Horkheimer criou a REVISTA DE PESQUISA SOCIAL, onde era aprofundado o “ARQUIVO”, desenvolvendo uma opinião socialista e materialista, uma pesquisa social: “A teoria da sociedade como um todo”.
· “A teoria da sociedade como um todo”, tinha a intenção de explorar as relações que ligam os âmbitos econômicos com os históricos, com base em uma visão mais globalizada e crítica da sociedade contemporanea.
· Esta teoria surgiu para incentivar uma teoria da sociedade existente considerada como um todo, eficiente para manifestar a contradição fundamental da sociedade capitalista. 
· “o teórico crítico é “o teórico cuja única preocupação consiste no desenvolvimento que conduza à sociedade sem exploração. A teoria crítica pretende ser uma compreensão totalizante e dialética da sociedade humana em seu conjunto e, para sermos mais exatos, dos mecanismos da sociedade industrial avançada, a fim de promover sua transformação racional que leve em conta que o homem, sua liberdade, sua criatividade, seu desenvolvimento harmonioso em colaboração aberta e fecunda com os outros, ao invés de um sistema opressor e de sua perpetuação.”
· As teorias da Escola de Frankfurt foram elaboradas no período pós-guerra.
2 – DA ALEMANNHA PARA OS ESTADOS UNIDOS
· Quando Hitler tomou o poder o grupo da Escola de Frankfurt foi levado a emigrar para Genebra, logo após para Paris e finalmente Nova Iorque.
· Este foi o período de maior reconhecimento da escola.
· Logo após a guerra Adorno, Horkheimer, e Pollock voltaram para Frankfurt
3- THEODOR WIESENGRUND ADORNO
· Crítico da cultura contemporânea.
· A dialética negativa: um pensamento perpetuado por Adorno, que desfaz as ideias da filosofia de se sustentar com a forca do pensamento a realidade e apontar seu sentido escondido e profundo.
· “Apenas negando a identidade de ser e pensamento é possível desmascarar os sistemas filosóficos (idealismo, positivismo, marxismo oficial, iluminismo etc.”) que “eternizam” o estado presente, proíbem qualquer mudança e tentam ocultar aquilo que, ao contrário, a dialética negativa traz à luz: o individual, o diferente, o marginal, o marginalizado.”
· Theodor baseava-se na ideia de que somente sem a analogia entre ser e pensamento é que se consegue a não camuflagem da realidade.

Outros materiais