Buscar

estrutura sintatica II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4. Além da norma
Como vimos nas seções anteriores, a pluralidade do idioma está de acordo com o que os usuários fazem com ele. Como resultado das diferentes opções de uso, o nosso idioma melhora, piora, fica mais rico e empobrece; Em suma, mudanças para se adaptar às necessidades comunicativas de todos e cada um dos falantes.
A língua espanhola nas últimas décadas foi afetada por muitas mudanças interessantes. Aqui analisaremos brevemente aqueles que, em nossa opinião, exercem maior influência no espanhol atual. Referimo-nos à permeabilidade do espanhol a outras línguas, principalmente ingles; e às mudanças na linguagem relacionadas ao uso de novas tecnologias de comunicação, especialmente a Internet.
4.1. A influência do inglês no espanhol atual
As línguas sempre interagiram, influenciam-se e refletem, até certo ponto, o complexo jogo de poderes no mundo. Assim, o nosso mundo global globalizado vive o surgimento do inglês, cujo campo de influência praticamente nenhuma língua moderna escapa. O estudo dos anglicismos e sua influência no espanhol atual tem sido objeto de investigação de inúmeras obras desde a segunda metade do século passado. Entre os mais recentes, podemos citar as contribuições de Gimeno e Gimeno (2003) 10, Gómez Capuz (1998) e (2000), Lorenzo (1996), etc. O que todos eles refletem é que é um debate linguístico aberto, que precisa estar atento à sua evolução, embora não pareça ameaçar a integridade do espanhol.
No entanto, as circunstâncias particulares da língua espanhola, uma língua materna para muitos habitantes do outro lado do Atlântico, não permitem analisar o fenômeno da influência inglesa de forma homogênea. Em particular, sua influência é muito importante nos Estados Unidos, onde os hispânicos já superam os 40 milhões e constituem a principal minoria do país. Neste ambiente nasceu e está tomando cada vez mais força o fenômeno Spanglish.

Outros materiais