Buscar

ATIVIDADE 1 REVOLUÇÃO RUSSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL TOCANTINS – CAMPUS ARAGUATINS 
	
	
	Curso: 
	 Técnico em Agropecuária
	Turma: 
	3ª série “B” 
	
	Disciplina: 
	História 
	Data: 
	07/05/20 
	
	Professor: 
	Antonio Guanacuy 
	Valor 
	2,0 
	
	ATIVIDADE I- REVOLUÇÃO RUSSA 
	
	Aluno (a): 
	 Charles Saldanha Frazão Júnior
	
1. Analise de documento e responda as questões: 
 
1- Uma situação de miséria e de excessiva exploração de mão-de-obra.
2- Revisar os direitos/necessidades dos trabalhadores (melhores condições de vida, saúde, férias etc.), redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, estabelecimento do salário mínimo e melhorar os ambientes de trabalho (que assim como na Europa, em sua maioria era bastante insalubre).
3- Foi considerado um crime, a classe operária foi reprimida com prisões, exílio e principalmente atos de violência desumanos, como foi o caso do Domingo sangrento marcado por uma ação autoritária das tropas imperiais que abriram fogo contra os manifestantes causando a morte de 92 pessoas.  
4- No Brasil as principais dificuldades ainda existentes em trabalhos para empresas ou instituições privadas está relacionada à desvalorização do empregado no sentido de compensação por seus feitos, já em alguns cargos públicos, o problema é o atraso no salário. 
 
2. A divisão entre mencheviques e bolcheviques é o tema do texto a seguir. Leia-o e depois responda. 
 
 
a) Explique as principais divergências políticas entre as duas facções. 
A filosofia de Karl Marx foi inspiração para dois grupos, os mencheviques (minoria em russo) liderado por Julius Martov que queriam uma revolução burguesa antes da instauração do socialismo, e os bolcheviques (maioria) eram a favor de uma revolução operária, armada que instaurasse o socialismo imediatamente, liderados por Vladimir Lenin. Lenin defendia a existência de um partido centralizado, formado por revolucionários profissionais e baseado em uma rígida disciplina de seus militares, que levaria a consciência socialista à classe operária. Já Martov propunha a constituição de um partido que seguisse o modelo alemão: aberto, de massa e no qual o filiado estivesse desobrigado de participar das atividades operárias.
b) Relacione essas diferenças políticas à dualidade de poderes durante o governo provisório que se seguiu à Revolução de 1917. 
Haja vista que o Partido Social Democrata-Russo era dividido em duas “correntes ideológicas” durante o governo provisório, a dualidade se constituía da seguinte forma, o governo provisório foi chefiado primeiramente pelo príncipe Livov e posteriormente pelo menchevique Kerensky não conseguia atender às principais reinvidicações da população russa e nem retirar o país da primeira guerra, por ser apoiados pela burguesia que não se interessava muito nesse assunto. Percebendo a incapacidade da sustentação da aliança, o líder do partido bolchevique passou a defender o fim do Governo Provisório apoiado na população/trabalhadores; por conta dos conflitos e da nova eclosão de greves operárias formaram-se novos sovietes. A partir do soviete de Petrogrado e do seu Comitê Militar Revolucionário, na noite do dia 24 de outubro, os bolcheviques ocuparam lugares estratégicos da cidade e invadiram o Palácio de Inverno, sendo chamada de Revolução Russa.
c) Aponte qual projeto político (o menchevique ou bolchevique) saiu vitorioso com a Revolução de Outubro de 1917. 
Em 1917 o líder bolchevique Vladimir Lenin divulgou as teses de abril, que eram formadas por três pilares: paz – que significava a saída da Rússia da Primeira Guerra, terra – que significava uma reforma agrária e pão – que significa comida para todos, por conta disso, aos poucos os bolcheviques passaram a ser vistos como a solução para resolver os problemas que a Rússia estava passando.
 
3. Em 1917, ocorreram duas revoluções na Rússia: uma em fevereiro, outra em outubro. Avalie as duas revoluções, explicitando suas diferenças. 
Em 1917 ocorreu uma grande manifestação por parte da população juntamente com outros setores (por exemplo a guarda). A primeira revolução (em fevereiro) aconteceu em 8 de março de 1917 ( no nosso calendário) a Rússia utilizava o calendário Juliano, marcou o fim da monarquia na Rússia, Nicolau II abdicou, por conta disso dois poderes/partidos foram formados, os deputados moderados da Duma se tornaram o governo provisório e o soviete de Petrogrado. Na revolução de outubro os bolcheviques derrubaram o governo provisório, depois da revolução os bolcheviques se tornaram o Partido Comunista.
4. Explique o que erma os sovietes.
Era basicamente um conselho de operários, que organizavam manifestações pelo país, principalmente as da revolução de 1905. Os trabalhadores eram eleitos pelos seus colegas de fábrica, mas não tinha mandato fixo, podendo ser destituídos a qualquer momento. 	Os sovietes mantinham operários, soldados, e camponeses informados da situação política e dos últimos acontecimentos. A qualquer momento, esses conselhos poderiam mobilizar suas bases. 
 
5. Em 1921, o governo implementou a chamada Nova Política Econômica. Destaque as principais iniciativas tomadas pelo governo e os resultados mais imediatos da NEP. 
O governo russo permitiu a aplicação de práticas capitalistas, admitindo a entrada de capitais estrangeiros (mas não obteve sucesso, segundo informações do livro didático), permitiu a pequena propriedade privada e o retorno, ainda que limitado, à economia de mercado. Na agricultura os camponeses passaram a pagar um imposto único e vender seus excedentes agrícolas. Por conta dessas medidas os resultados imediatos dessa política econômica foi o aumento nos índices da produção agrícola.
 
 
6. Analise o processo de industrialização da URSS nos anos 1930. 
A URSS investiu basicamente (em primeiro momento) na produção de matérias-primas (ferro e aço) e de fontes de energia (carvão, petróleo). Siderúrgicas, hidrelétricas, fábricas de veículos automotores, canais, ferrovias e autoestradas foram construídos por meio de financiamentos obtidos com os impostos pagos pelos camponeses e exportação do trigo para o Ocidente. Foi um processo de industrialização bastante acelerado onde o governo exigiu muito esforço dos trabalhadores, o sucesso deu origem a um sistema industrial capaz de produzir em grande escala, todavia, a indústria soviética não era capaz de suprir às necessidades de bens de consumo porque esse tipo de bem foi relegado a um segundo plano.
 
7. Avalie o modelo de socialismo desenvolvido na URSS na época de Stalin. 
Trava-se de uma política bastante autoritária para se atingir o tal socialismo, um exemplo, os Kulaks foram obrigados a entregar suas terras para que fossem coletivizadas e transformadas em cooperativas agrícolas ou fazendas estatais. Ocorreu um grande avanço na industrialização do país e a melhoria do nível de vida da população russa, toda via, houve um momento traumático de perseguições em massa e expurgos que ficou conhecidos como Grande Terror. Outro fator a ser considerado foi a eloquente propaganda que o Estado produziu sob o governo de Stalin para enaltecê-lo.
 
8. Qual crítica pode ser identificada na obra cinematográfica a “Revolução dos Bichos”, baseada na obra George Orwell, ao momento histórico vivenciado na Rússia após a revolução de 1917. 
Na fábula do livro “Revolução dos bichos” os protagonistas são animais de uma fazenda no interior da Inglaterra que unem forças para expulsar o proprietário da fazenda e criam uma sociedade onde todos os animais são iguais, tem os mesmos direitos e deveres, preservam sua dignidade e não precisam trabalhar para nenhum ser humana, somente para eles mesmos. Na fábulo um porco ancião (Fladimir Lenin) reuni os animais e tomam a fazenda, ma,s em determinado momento quando o porco ancião morre os porcos (considerados os animais mais inteligentes) acabam assumindo a liderança (Josep Stalin) sob a forma de tirania se transformando em patrões. O livro mostra as distorções políticas e satiriza (embora não tenha sido a intenção de George Owerll, que era simpatizante do socialismo) o governo da URSSmais especificamente à Josep Stalin, onde ele tomou o poder e o manteve por 33 anos através da violência e de fato não ocorreu a igualdade que em tese o socialismo era.

Continue navegando