Buscar

atividade 2 fundamentos e metodologia da educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Aluno(a): Josinéia de Lima Rocha RGM: 053.12091
Polo: Dourados-MS 
Leia atentamente as informações:
· Você deverá enviar no portfólio 02, TODAS as atividades referentes às aulas, 05, 06, 07 e 08.
· Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
· Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas (esse limite é por atividade e não por aula).
· Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (cinco) pontos por portifólio.
· As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
· TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES EM UM ÚNICO PORTIFÓLIO ATÉ O DIA 04/05 PARA QUE SEJA POSSÍVEL A CORREÇÃO ANTES DA PROVA.
Aula 05
1 - Aponte as leis que garante a criança o direito à educação. Apenas cite-as
· Estatuto da criança e do adolescente - eca (8.069 /90) 
· Lei sobre o sistema único de saúde - sus (8.08 0/90) 
· Lei orgânica da assistência social- loas (8.742/93) 
· Lei de diretrizes e bases da educação nacional - ldb (9 .394/96)
Aula 06
1- Como abordado no texto lido, o Cuidar e o Educar são perspectivas para a educação da criança pequena indissociáveis. O que fazer para que esta afirmação se efetive nas práticas escolares cotidianas? Cite exemplos de como “educar cuidando” e “cuidar educando”. 
As instituições de educação infantil além de prestar cuidados físicos também devem criar condições que levem a criança desenvolver-se cognitivo, social e emocionalmente. Para que o cuidar e o educar aconteça de forma integrada é preciso uma ação conjunta entre educadores, pais e toda instituição de ensino, também é de fundamental importância que haja cooperação, dedicação, cumplicidade e principalmente amor de todos os envolvidos nesse processo.
Educar cuidando: o educador deve oferecer condições para a criança desenvolverem-se de forma prazerosa e divertida através brincadeiras e variadas ações pedagógicas. Cuidar educando: os educadores além proporcionar cuidados físicos, cria condições para a criança desenvolver seus potenciais. Ex: através da higiene, alimentação entre outros.
Aula 07
1- O que a formação do profissional que atua na educação infantil deve contemplar?
O profissional da educação infantil tem a função de educar e cuidar, para isso é preciso que ele associe as teorias do desenvolvimento das crianças, as práticas vivenciadas no dia a dia por cada uma delas. O educador precisa agir como mediador no processo de ensino e aprendizagem desenvolvendo competências e habilidades nos discentes deve contemplar os cuidados necessários para que a criança se aproprie dos conhecimentos de maneira lúdica e de acordo com o seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. Para enriquecer as práticas pedagógicas, deve analisar as diferenças de cada criança levando em conta a sua classe social, etnia, religião e história de vida e aplicar conteúdos e práticas que levem a inclusão de todas essas crianças no meio educacional. 
2- Como deve ser a relação entre a Instituição Escolar e a Instituição Familiar para que um ambiente de desenvolvimento e aprendizagem ocorra na vida da criança em sua fase inicial de contato com o ambiente escolar?
A relação entre a escola e família é de total importância para que ocorra uma educação de qualidade, mas para que isso ocorra é preciso levar em consideração as diferenças vivenciadas por cada família. É importante uma mudança de atitude de pais e professores, não sempre encontrando um culpado pelas situações vividas na escola e nas famílias, mas sim buscando juntas soluções para esses problemas. A escola como detentora do conhecimento deve criar meios de aproximação com as famílias envolvendo-as em atividades realizadas na escola, orientando-as sobre a importância de um trabalho de parceria, mostrando assim que o educar não é papel exclusivo das escolas.
Aula 08
1 – Fale sobre as metodologias aplicáveis na educação infantil. 
O educador tem por objetivo criar condições para o desenvolvimento integral das crianças, respeitando toda faixa etária entre 0 e 6 anos, respeitando diferenças que há entre elas, que as experiências entre cada faixa etária garantam experiências fundamentais que façam partes da rotina da creche. O educador deve saber trabalhar com essas ferramentas e estratégias e que essa pratica seja significante e de grande importância, ele também deve fazer o planejamento consistente e a avaliação constante, sendo tanto nas atividades quanto ao desenvolvimento individual das crianças. 
O professor deve ser um observador, capaz de perceber as necessidades de seus alunos e buscar caminhos para desenvolver um trabalho que se aproxime o máximo de sua realidade, e a metodologia de cada criança com seu modo de pensar, proporcionando atividades adequadas para cada faixa etária, ajudando seus desenvolvimentos cognitivos, sociais, em todos os aspectos.

Outros materiais