Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
PROVA ARTE BRASILEIRA

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	Renata Aparecida Farias Machado (2586115)
	Disciplina:
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512868) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	17528849
Parte superior do formulário
	1.
	Com o intuito de fomentar a cultura e a modernização artística do Brasil, D. João VI, em 1816,  importou mão de obra francesa para nosso país. Essa ação denominou-se missão artística francesa em que vários artistas desembarcaram em solo brasileiro para desenhar, esculpir, pintar e realizar projetos arquitetônicos. Assinale a alternativa CORRETA que menciona os artistas da Missão Francesa que se evidenciaram:
	
	a) Picchia, Brecheret, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
	
	b) Taunay, Montigny e Debret.
	
	c) Iberê Camargo, Mario Zanini e Di Cavalcanti.
	
	d) Victor Meirelles, Almeida Junior e Pedro Américo.
	 
	 
	2.
	A Semana da Arte Moderna sofreu muitas influências de outros movimentos artísticos, tendo como objetivo o rompimento dos modelos rígidos de expressão de alguns artistas. Analise as afirmativas a seguir:
I- Este período artístico representou nas obras de arte um cruzamento e confronto de ideias a partir das tendências artísticas que participavam de uma nova forma de pensar a arte.
II- Com o surgimento das novas vanguardas estéticas, as obras retratavam uma linguagem mais livre de criação, desprovida de regras.
III- Com o surgimento dessa nova linguagem, o público aceitou muito bem essa nova manifestação artística, com uma linguagem mais livre.
 
IV- A Semana de Arte Moderna não foi compreendida na época, pois o público estava resistindo a mudanças de um novo olhar sobre esse movimento, uma vez que estavam influenciados pelos padrões estéticos europeus mais tradicionalistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	3.
	Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o Lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil é um país de uma musicalidade variada, embora haja uma influência marcante de ritmos africanos.
II- Utilizam instrumentos musicais variados como tambor, atabaque, afoxé, berimbau, dentre outros.
III- Por meio de instrumentos musicais africanos surgiram ritmos como maxixe, carimbo, maracatu, lambada e o samba.
IV- O samba não teve influências dos índios, apenas utilizavam instrumentos africanos para a realização das músicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php. Acesso em: 11 set. 2018.
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	A arte brasileira é rica e diversificada. Nesse sentido, algumas culturas coexistem e devem ser conhecidas e respeitadas. Por isso, o trabalho do professor de arte passa pela escolha de conteúdos que contemplem essa diversidade, ou seja, deve contribuir para a reflexão relacionada ao multiculturalismo. Sobre esse termo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) As artes populares, as novas tecnologias e as técnicas tradicionais fazem parte de um ensino aberto e pluralista e, portanto, multicultural.
(  V  ) A perspectiva eurocêntrica dos conteúdos escolares é a indicada a ser trabalhada.
(   F ) Algumas culturas são mais importantes do que outras, de acordo com sua contribuição social.
(  V  ) A variedade cultural deve ser transmitida e representada na escola para que os alunos aceitem-se e valorizem-se em qualquer sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - F - F - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	
	5.
	A cultura indígena possui formas diferentes de expressar e manifestar sua arte. Dessa forma, Vieira e Carvalho (2008) apontam que cada tribo possui sua identidade cultural e habilidades diferentes para a confecção de artefatos. Sobre a arte de tecer, tramar e trançar, muito desenvolvida pelos indígenas, analise as sentenças a seguir:
I- Utilizam para confeccionar seus artefatos materiais da natureza, como plantas, fibras, raízes, folhas, cipós, sementes, cascas e palhas.
II- Resistiram em maior quantidade à ação do tempo devido à técnica utilizada de misturas de matéria-prima, a fim de garantir maior durabilidade e resistência
III- É uma expressão artística bem conhecida e admirada pelo povo brasileiro, sendo utilizada com caráter decorativo e utilitário entre os indígenas.
IV- Por meio dessa técnica surgiram artefatos admiráveis e podendo ser observados produtos com formas, texturas, tamanhos, desenhos e cores variadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VIEIRA, Francisco Ponciano; CARVALHO, Carla. Arte Brasileira. Indaial: Uniasselvi. 2012.
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	6.
	O homem da pré-história desenvolvia desenhos e pinturas em cavernas utilizando materiais da natureza. Essas imagens foram classificadas pelas pesquisadores de acordo com sua representação. As inscrições que possuem formas humanas e imagens de animais e plantas são classificadas como:
	
	a) Naturalistas.
	
	b) Futurista.
	
	c) Abstratas.
	
	d) Geométricas.
	 
	 
	7.
	O Modernismo começou a se consolidar após a Semana de Arte Moderna. Esse período trouxe novas ideias e visões que foram experimentadas pelos artistas, modificando a abordagem da arte produzida até então. Algumas doutrinas estéticas formaram-se nesse momento. Sobre essas doutrinas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Movimento Pau-Brasil.
II- Verde-Amarelismo.
III- Antropofagismo.
(  II  ) Foi uma corrente conservadora que buscou valorizar o que é nacional. Posteriormente, este movimento deu origem ao Grupo Anta e ao Integralismo.
(  I  ) Esta corrente tinha como objetivo "redescobrir" o Brasil, mostrando o momento presente e o progresso, além de buscar uma poesia mais ingênua.
(  III  ) Buscou uma renovação na pintura nacional e tinha como lema deglutir a cultura estrangeira para criar uma autêntica cultura brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	
	
	a) III - I - II.
	
	b) I - II - III.
	
	c) I - III - II.
	
	d) II - I - III.
	 
	 
	8.
	Na metade do século XVIII, um novo estilo predominou nas artes, em especial, na pintura, na escultura e na arquitetura europeia, em reação aos movimentos do Barroco e do Rococó. Esse estilo se caracterizou pelo desejo de recriar as formas artísticas da antiguidade greco-romana. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome deste estilo:
	
	a) Classicismo.
	
	b) Neoclassicismo.
	
	c) Art Nouveau.
	
	d) Ecletismo.
	 
	 
	9.
	As máscaras indígenas podem possuir muitos significados, mas basicamente tem um significado espiritual e místico para sua tribo. Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo que são um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser sobrenatural que representam. A partir dessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   F ) É uma das formas de expressão indígena mais admirada e conhecida por todos.
 
(   F )
Página123