PROVA PRÁTICA DE ENSINO EM PEDAGOGIA 1
12 pág.

PROVA PRÁTICA DE ENSINO EM PEDAGOGIA 1


DisciplinaPrática de Ensino I188 materiais870 seguidores
Pré-visualização4 páginas
PROVA \u2013 PRÁTICA DE ENSINO EM PEDAGOGIA 1
Segundo os apontamentos de Freire a interdisciplinaridade enquanto processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com sua cultura. 
É correto afirmar:
Escolha uma:
a. É avaliada atualmente como ultrapassada, na medida em que é anterior à modernização dos métodos de ensino promovida pela incorporação das tecnologias à educação e, portanto, não condiz com o contexto educacional contemporâneo. 
b. Nenhuma das alternativas estão corretas.
c. Devem priorizar os aspectos técnicos do uso do computador, principalmente nas séries iniciais.
d. Busca-se sua expressão pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada.  
Muito bem...!!!
e. De disciplinador rigoroso em que os alunos não necessitem de sua ajuda em nenhum momento.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Busca-se sua expressão pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada. .
É correto afirmar:
Escolha uma:
a. Não assegurar que o modelo de organização e gestão das escolas indígenas leve em consideração as práticas socioculturais e econômicas das respectivas comunidades, bem como suas formas de produção de conhecimento, processo precário de ensino e de aprendizagem e projetos societários; 
b. Na estruturação e no funcionamento das escolas indígenas, é não reconhecida a sua condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à não valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica. 
c. Sem apoio político-pedagógico aos sistemas de ensino para a ampliação da oferta de educação escolar em terras indígenas. 
d. Nenhuma das alternativas estão corretas.
e. A Educação Escolar Indígena ocorre em unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira.  
Muito bem...!!!
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Educação Escolar Indígena ocorre em unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira. .
Assinale a opção que contém o documento que todo estabelecimento de ensino deve produzir a partir da realidade escolar, e que se constitui como um reflexo e um produto do processo de planejamento da unidade de ensino.
Escolha uma:
a. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
b. Projeto Político Pedagógico. 
Muito bem...!!!
c. Nenhuma das alternativas estão corretas.
d. Plano Nacional de Educação.
e. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Projeto Político Pedagógico..
Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte:
Escolha uma:
a. transversal, demandada pela integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades socioculturais das comunidades. 
Muito bem...!!!
b. obrigatória, desenvolvida pelo estudo da língua portuguesa e da matemática.
c. específica, oferecida pelo conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política da população brasileira.
d. diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
e. facultativa, assegurada pelo ensino religioso, visando à formação espiritual do educando.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: transversal, demandada pela integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades socioculturais das comunidades..
Considerando a concepção presente no texto, analise as afirmativas a seguir:
I. A BNCC reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender que esse desenvolvimento é linear.
II. A dimensão conceitual da BNCC permite que os estudantes desenvolvam aproximações e compreensões sobre os saberes científicos e os presentes nas situações cotidianas.
III. A noção de competência é definida na BNCC como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
IV. Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDBEN orienta a definição das aprendizagens dos conteúdos mínimos a serem ensinados na proposta da BNCC.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a.  II e IV.
b.  I e II.
c. I e III.
d. III e IV.
e. II e III. 
Muito bem...!!!
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II e III..
Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é
Escolha uma:
a. uma atividade lúdica desenvolvida espontaneamente pela criança quando não há proibições.
b. um estorvo, sobretudo na escola, onde temos \u201ccoisas\u201d mais importantes para fazer.
c. um comportamento inato, transmitido geneticamente de geração em geração.
d. um objetivo de ensino no que se refere à ação do professor.
e. uma linguagem que tem de ser ensinada, pois permite que as crianças se comuniquem com outras crianças, aprendam a interagir, a imaginar. 
Muito bem...!!!
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: uma linguagem que tem de ser ensinada, pois permite que as crianças se comuniquem com outras crianças, aprendam a interagir, a imaginar..
Leia o texto:
O conceito de competência é assumido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) no tratamento dos fundamentos pedagógicos. O texto da BNCC esclarece que esta é uma discussão pedagógica e social das últimas décadas inclusive demarcada na LDBEN nº 9.394/1996.
O documento esclarece que \u201c[...] desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos\u201d. (BRASIL, 2017, p. 13). Informa, ainda, que a centralidade nas competências é também o enfoque evidenciado pelas avaliações externas nacionais e internacionais.
Nesse contexto e tendo como base o texto da BNCC, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O conceito de competência, adotado pela BNCC, marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da LDB, especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Artigos 32 e 35).
II- Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem \u201csaber\u201d (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem \u201csaber fazer\u201d (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes
Bethania
Bethania fez um comentário
Na questão 4 Referente a LDB (LEI nº 9394/96) a resposta correta é a alternativa d. diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade.
0 aprovações
Carregar mais