Buscar

2 TESTE DE CONHECIMENTO SISTEMA DE SEGURANÇA PUBLICA NO BRASIL - SOCIEDADE POLICIAIS NO BRASIL NOS SECULOS XI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
1
a 
Questão
)
Em 1969, a Polícia Militar reassumiu a atribuição de policiamento ostensivo, tendo como missão constitucional (Constituição de 1967, art. 13, inciso 4):
 (
5
)Manutenção da ordem e polícia judiciária. Manutenção da ordem e segurança externa. Manutenção da ordem e policia investigativa. Manutenção da ordem e segurança interna. Preservação da ordem pública e policia de fronteiras.
Explicação:
Policiamento ostensivo é uma modalidade de exercício da atividade policial, desenvolvida intencionalmente. Ocorre à mostra, visívelmente, em contraposição ao policiamento velado, secreto
 (
2
a 
Questão
)
Não era uma das atribuições da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia:
A contenção de manifestações civis. A proteção aos prédios públicos.
O patrulhamento da cidade, atuando particularmente na repressão à vadiagem e capoeiras e captura de escravos fugidos. Investigação de crimes.
 (
4
)O patrulhamento da cidade.
Explicação:
A Divisão Militar da Guarda Real da Polícia no Rio de Janeiro foi criada pelo decreto de 13 de maio de 1809, com a finalidade de prover a segurança e a tranquilidade pública da Corte. De acordo com esse ato, o estabelecimento de uma força militarizada permanente se deu em função do crescimento populacional da cidade; entretanto, não competia a esta instituição a investigação de crimes
 (
3
a 
Questão
)
Considerada o embrião da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, foi criada, em 10 de maio de 1808, como órgão administrativo
com poderes judiciais e funções administrativas na cidade, como responsabilidade pelas obras públicas e abastecimento da cidade, além de ser encarregada da vigilância da população, investigação de crimes e captura de criminosos. Estamos falando da:
 Força Pública do Brasil Colônia.
Intendência Geral de Polícia da Corte. Divisão Militar da Guarda Real de Polícia. Gendarme Lusitana.
 (
3
)Corpo Municipal de Guarda Permanente.
Explicação:
A Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, foi o órgão instituído em 1808 para implantar e dirigir a nova estrutura de polícia e segurança pública da Corte do Rio de Janeiro e de todo o território do Brasil
 (
4
a 
Questão
)
Em 1831 a Guarda Real foi extinta, seus oficiais incorporados ao Exército e os praças dispensados. Isto ocorreu porque:
 Eram muitas as acusações contra os integrantes da Guarda Real por uso arbitrário da força e o cometimento de atos de corrupção contra os cidadãos.
 Não houve extinção da Guarda Real. Ela recebeu novo nome mas continuou atuando com os mesmos integrantes e seguindo a mesma rotina.
 A regência que assumiu o governo do Brasil, no lugar de Dom Pedro I, quis criar uma nova instituição de segurança pública que estivesse mais afeta aos novos interesses nacionais.
 Dom Pedro I resolveu retornar a Portugal, levando com ele os integrantes que ocupavam cargos de chefia e comando na Guarda Real, o que levou a sua dissolução.
Houve um motim da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia realizado junto com uma unidade de infantaria do Exército regular, no qual as tropas reivindicavam o fim de castigos corporais para os militares.
 (
0
)
Explicação:
Estruturada inicialmente com 218 integrantes para uma população de mais 60.000 habitantes, em 1818 a Guarda Real de Polícia tinha apenas 75 homens, e em 1831 foi extinta, devido a problemas de indisciplina. Um motim com uma unidade de infantaria do Exército regular, teria sido o motivo de sua extinção
 (
5
a 
Questão
)
Afirmamos que a Constituição Federal trata da segurança pública, arrolando os órgãos responsáveis por ela. Entretanto, parece haver certa rivalidade entre as policias civis e militares, nos respectivos Estados em que atuam.
Do ponto de vista legal, positivado na lei maior do país, isto é possível? Por que?
Não. As policias civis atuam na região metropolitana do Estado. As polícias militares, no interior. Não. As polícias militares possuem uma estrutura militarizada. As policias civis, não.
Sim. Ambas as policias exercem funções similares, por isso a rivalidade
Não. As atribuições constitucionais são distintas, logo não pode haver rivalidade entre as 2 instituições.
 (
3
)Não. As policias civis atuam exclusivamente em ações conjuntas com a polícia federal. As polícias militares, em ações conjuntas com os guardas municipais.
 (
6
a 
Questão
)
Em 1831 foi criada a Guarda Nacional, como uma organização paramilitar, independente do exército, subordinada ao Ministério da Justiça e com várias funções, dentre as quais a manutenção da ordem pública e o auxílio do Exército na defesa das fronteiras.
Eram frequentes os atritos entre a Guarda e as demais instituições responsáveis por manter a ordem pública. Estes atritos ocorriam porque:
Havia a percepção de um status superior entre os membros da Guarda em relação às outras forças policiais. A remuneração da Guarda Nacional era muito superior ao salário pago a outras forças policiais.
Havia, entre os componentes da Guarda Nacional, pessoas que haviam pertencido a outras forças policiais e que
acreditavam manter vínculos com estas.
 (
Respondido em 16/05/2020 13:49:53
)A Guarda apoiava Dom Pedro I.
 (
3
)A Guarda era a única força subordinada ao Ministério da Justiça.
Explicação:
Os atritos entre a Guarda e as demais instituições responsáveis por manter a ordem pública ocorriam porque havia a percepção de superioridade por parte da guarda nacional
 (
7
a 
Questão
)
A Guarda Real foi substituída em 1831 pelo Corpo de Guardas Municipais Permanentes. Este último apresentava diferenças significativas em relação ao primeiro. Não é uma delas:
O regime militar.
Há um equívoco, visto que estamos falando da mesma instituição. As punições.
 (
5
)A subordinação. A remuneração.
Explicação:
A única afirmativa que foge ao contexto é aquela que aponta o regime militar como elemento de distinção entre a Guarda Real foi substituída e o Corpo de Guardas Municipais Permanentes
 (
8
a 
Questão
)
Em relação ao Exército, é possível afirmar que:
 (
O seu 
uso 
da força é combatente, impondo­se ao 
grupo 
social identificado como inimigo. 
Não 
trabalha 
com 
a ideia do
 
inimigo.
Sua ação 
ocorre 
de forma
 
individual.
Somente pode usar a força dentro do território brasileiro. Sua ação é cotidiana.
)

Continue navegando