Buscar

MODELO DO RELATÓRIO PROCESSUAL DESCRITIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PROCESSUAL DESCRITIVO
Nome do aluno: Graziele Ceratti Honofre Candido RU: 1550172 
Supervisor de Campo: Karine Sales do Amaral Gasparoto CRESS: 37220
Data: 28/11/2019
Local: ESF Lydia Rusin Alves – Cidade Nova
Participantes: Karine Sales do Amaral Gasparoto (Assistente Social) e Graziele Ceratti Honofre Candido (estagiaria)
Atividade Desenvolvida: Palestra sobre Planejamento Familiar e Amamentação
Objetivo: Promover o aleitamento materno exclusivo até os 6 primeiros meses de idades, sensibilizar as gestantes quanto à importância da amamentação e orientar sobre planejamento familiar.
Descrição da Atividade: 
 No dia 28/11/2019 foi realizado uma palestra sobre Planejamento Familiar pela assistente social integrante da equipe NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Karine Sales do Amaral Gasparoto, onde realizei a palestra sobre a Amamentação.
 O projeto foi realizado na unidade ESF Lydia Rusin Alves – Cidade Nova na cidade de Pederneiras, acompanhado pela enfermeira responsável da unidade Isabella Marcal.
 Recebemos um total de 10 gestantes com idades gestacionais diferentes.
 Primeiro se iniciou a palestra sobre o Planejamento Familiar realizado pela Assistente Social Karine, depois eu apliquei a minha apresentação sobre a amamentação.
 Na apresentação de PowerPoint expliquei os seguintes temas: Como se preparar para a amamentação? Quando se deve iniciar a amamentação? Porque amamentar? Como amamentar? Qual a posição mais indicada para alimentar o bebê? A pega correta. Estou com pouco leite, como fazê-lo aumentar? Quais alimentos fazem mal para a puérpera e o bebê? Estou com dor nas mamas, posso utilizar algum medicamento? Como fazer para amamentar e evitar engravidar?
Durante o tema sobre ter pouco leite, uma gestante levantou uma questão sobre sua irmã que amamenta, mais não está tendo muito leite, recebeu as orientações de como proceder para estimular a produção do leite e foi orientada pela enfermeira a procurar um médico para uma avaliação mais precisa.
Foram apresentadas as gestantes a importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê, os cuidados e os benefícios da amamentação.
No final da apresentação foi assinada a lista de presença e aplicado um questionário para avaliação.
No encerramento foi entregue um kit de fraldas, pomada, manta e roupas de bebês para as gestantes, logo em seguida servido um lanche.
AVALIAÇÂO CRÍTICA 
Com os resultados do questionário pude perceber que muitas mães não tinham conhecimento sobre a amamentação, e após a palestra adquiriram o conhecimento e pretendem amamentar seus bebês no futuro.
Tive facilidade em participar da palestra, pois minha supervisora de campo faz parte da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) onde consegui realizar meu projeto junto com ela. 
Nesse projeto consegui levantar uma questão importante sobre a amamentação, onde muitas mães deixam de amamentar seus bebês logo nos primeiros meses de vida, e realizar o projeto incentivando as mães com a amamentação. Fazer o questionário foi muito bom para ter a estimativa de mães que já sabiam sobre o assunto, mães que já tiveram experiência com a amamentação e como a palestra as incentivaram.
Os meus objetivos sobre o projeto foram alcançados com essa palestra.
_______________________________________
		Assinatura do Aluno
____________________________________________
Assinatura do Supervisor de Campo

Outros materiais