Buscar

APOL DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL → DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR
Questão 1/10
Leia o texto:
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]
Barbosa, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação entre a educação e o processo de socialização, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. (V) É por meio da educação que as construções culturais e políticas são repassadas aos sujeitos.
II.(V) A educação é responsável também pelo desenvolvimento social e construção da cidadania.
III.(F) Transmissão de conhecimento e formação par ao trabalho são os dois eixos que a educação deve promover aos sujeitos.
IV.(V) O respeito pelas dimensões locais, regionais e globais de uma sociedade são transmitidas, pela educação, além do processo efetivo de convívio social.
Questão 2/10
Leia o fragmento:
Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existam antes dele. Ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for [...], e onde se localize, no passado, no presente ou futuro.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca do processo de conhecimento, leia as sentenças a seguir, analisando-as:              
I – O conhecimento socialmente produzido pela humanidade é repassado para todos por meio dos sistemas de ensino. (V)
II – Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo. (V)
III – É função de a escola oportunizar a articulação entre os indivíduos, potencializando-os. (V)
IV – A escola segue os princípios da modernidade que reconhece a necessidade de manter grupos sociais privilegiados economicamente. (F)
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão.”
Levando em consideração o conteúdo do texto-base 02 discutido em aula, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Surdez tipo Condutiva
2. Surdez tipo Sensório Neural
3. Surdez tipo Mista
4. Grau de perda auditiva Hipoacústicos
5. Grau de perda auditiva Surdos
(5) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
(4) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
(1) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(3) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(2) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto:
“(...) se a existência de raças humanas não encontra qualquer comprovação no bojo das ciências biológicas, elas são, contudo, ‘plenamente existentes no mundo social, produtos de formas de classificar e de identificar que orientam as ações dos seres humanos’.”
Como explica Carvalho, mesmo que não existam do ponto de vista biológico, as raças existem no mundo social. Sobre a classificação racial no Brasil e nos Estados Unidos da América é correto afirmar:
 
No Brasil o fenótipo é o grande definidor de raça, enquanto nos EUA a origem é que classifica racialmente.
Questão 5/10
Observe a imagem:
https://www.google.com.br/ Acesso em 23/07/2015 
As principais temáticas abordadas pelos estudos feministas, em articulação com o ativismo, no final da década de 1960, foram:
 
A maternidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se em dois tempos: antes dos 3 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso, existe uma surdez pós-locutiva, posterior à aquisição da fala.”
Tendo isso em vista e de acordo com o artigo-base 02 estudado na disciplina, Marchesi (1995) entende que a criança surda não consegue, ao mesmo tempo, olhar para o rosto do adulto para perceber sua intenção comunicativa e olhar o objeto ao qual está se referindo [...] o que faz com que a criança assuma, muitas vezes, uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos, denominando esta questão como:
Problema da atenção dividida
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto:
A questão dos direitos humanos constitui um dos eixos fundamentais da problemática das sociedades contemporâneas. Do plano internacional ao local, das questões globais às da vida cotidiana, os direitos humanos atravessam nossas preocupações, buscas, projetos e sonhos. Afirmados ou negados, exaltados ou violados, eles fazem parte da nossa vida individual, comunitária e coletiva.
Considerando o território enquanto espaço de diversidade, leia as sentenças a seguir, analisando-as: 
I. A preservação das identidades grupais, os costumes e valores morais de sociedade. (V)
II. Rejeitar preconceitos étnicos, culturais e sociais. (V)
III. A formação de identidade das sociedades se dá por meio da convivência distinta. (F)
IV. Repensar as relações humanas a partir da dimensão educacional, como processo de interatividade e interdependência, no qual os homens cumprem seu papel. (V)
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto:
“O tema do preconceito é, sem dúvida, um dos mais relevantes e contundentes de nossos tempos. Minimizar os efeitos do preconceito, seja na subjetividade, quanto nas relações objetivas já é uma forma de discriminação.”
A que conjunto de palavras está ligada a definição de preconceito?
Atitude hostil – opinião sem reflexão.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto:
“Os que condenam as políticas de ação afirmativa ou as cotas favorecendo a integração dos afrodescendentes utilizam de modo especulativo argumentos que pregam o status quo, ao silenciar as estatísticas que comprovam a exclusão social do negro. Querem remeter a solução do problema a um futuro longínquo, imaginando-se sem dúvida que medidas macroeconômicas poderiam miraculosamente reduzir a pobreza e a exclusão social.”
Munanga afirma que os que contestam as políticas afirmativas defendem o status quo. Julgue as assertivas e responda a questão. 
I – O país possui grande taxa de miscigenação, impedindo que o conceito de raça seja viável. (V)
II – As políticas afirmativas são importadas, não correspondendo a nossa experiência de como lidar com a questão racial. (V)
III – A política de cotas cria um racismo às avessas. (V)
IV – Tratar todos com absoluta igualdade não elimina o fato de existir desigualdade de fato na sociedade. (F)
Questão 10/10
Leia o trecho a seguir: 
“Os ambientes linguísticos em que as crianças surdas se desenvolvem são muito variados, por isso os processos de socialização linguística são, igualmente, bastante diferentes. As crianças surdas, cujos pais usam sinais, adquirem de forma espontânea a língua utilizada no ambiente familiar [...]”.
De acordocom o conteúdo do artigo-03  sobre a convivência com pessoas surdas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (V) Utilizar tom de voz normal para comunicar-se, evitando gritar ao conversar com a pessoa surda.
II. (V) Acenar ou tocar levemente seu braço para chamá-lo.
III.(V) Para o surdo que faz leitura labial, falar frente a ele sem cobrir a boca com objetos e gestos.
IV. (F) Utilizar pouca expressão facial e corporal para se comunicar.

Outros materiais