Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Questoes 9 e 10

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a Questão
	
	
	
	Embora o termo globalização se refira a um processo típico do século XX, marcado pela aproximação das economias e pela revolução tecnológica, principalmente na área da comunicação, seus fundamentos estão presentes na história do ocidente desde os grandes descobrimentos. Pode-se distinguir três fases da globalização. A globalização propriamente dita (ou globalização recente) pode ser localizada a partir de 1989 e se estende até o presente, ainda que acrescida de novas características. Alguns acontecimentos importantes marcaram essa fase da globalização, EXCETO:
		
	 
	O fim do embargo econômico à Cuba.
	
	A reunificação da Alemanha, em 1990.
	
	A queda do muro de Berlim, em 1989.
	
	O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
	
	A expansão da economia chinesa.
	Respondido em 21/05/2020 22:09:13
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O termo é usado para tratar as evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo "encurtasse" as distâncias.
		
	
	etnocentrismo
	 
	globalização
	
	intraculturalismo
	
	interculturalismo
	
	multiculturalismo
	Respondido em 21/05/2020 22:09:42
	
Explicação:
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A partir da charge abaixo e das discussões sobre globalização, assinale a alternativa ERRADA:
		
	
	A globalização pode ser considerada um processo irreversível.
	 
	Estabelece uma profunda distinção entre os ricos do Sul e os pobres do Norte.
	
	O domínio da tecnologia por um seleto grupo de países ricos abriu um fosso com os demais.
	
	Apresenta uma distribuição heterogênea de oportunidades.
	
	O hesmiférios sul e norte apresentam marcantes diferenças não superadas pela globalização.
	Respondido em 21/05/2020 22:11:00
	
Explicação:
A globalização é um fenômeno presente no mundo ociedental. A charge mostra um globo terrestre preenchido por conjuntos de faces. Do hemisfério norte para o hemisfério sul, isto é, de cima para baixo, vemos as faces mudarem da expressão de felicidade para a expressão de tristeza. Para que possamos compreende-la, temos que considerar que no hemisfério norte temos os países mais ricos, como os Estados Unidos, por exemplo; no hemisfério sul, os países latinoamericanos, como Brasil, comparativamente mais pobres. Portanto, a charge reafirma a distinção entre os ricos do Norte e os pobres do Sul (e não o contrário).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo BUSS (2007), "Apesar de a riqueza mundial - estimada atualmente em 24 trilhões de dólares anuais - continuar aumentando, cerca de 1,2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem com menos de um dólar por dia, numa situação classificada como":
		
	
	De riqueza média
	 
	De extrema pobreza
	
	De riqueza negativa
	
	De falta de teto
	
	De pobreza relativa
	Respondido em 21/05/2020 22:11:47
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de:
		
	
	transportes e na educação
	
	telecomunicações e na rótica
	
	telecomunicações e na ciência
	 
	transportes e nas telecomunicações
	
	comunicação e na tecnologia da informação
	Respondido em 21/05/2020 22:12:19
	
Explicação:
A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo ¿encurtasse¿ as distâncias.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O termo cidadania deriva do latim civitas, que significa "cidade" e implica no reconhecimento de pertencimento de um indivíduo a um" comunidade organizada, um país, atribuindo aos indivíduos que dela participam um conjunto de direitos e obrigações expressos, por exemplo, em uma constituição.
O conceito moderno de cidadania admite duas categorias: formal e substantiva.
Com relação à temática cidadania, assinale a alternativa ERRADA.
		
	
	A cidadania formal diz respeito à maneira como a cidadania está descrita formalmente nos documentos e leis de um país.
	
	Ser cidadão é ter, legalmente e de fato, direitos civis, políticos e sociais, o que permite participar de forma equivalente do mundo social.
	
	A cidadania substantiva , também chamada de cidadania real, diz respeito à maneira como a cidadania é vivida na prática, no dia-a-dia.
	
	Enquanto a cidadania formal estabelece uma relação de pertencimento de um indivíduo a um Estado-Nação, por exemplo, um cidadão brasileiro, a cidadania substantiva ou real, relaciona-se a posse efetiva de direitos civis, políticos e sociais.
	 
	Mais do que direitos, os elementos que constituem a cidadania devem ser visto como benesses, concessões ou favores do Estado para aqueles que estão em situação desfavorável social e economicamente.
	Respondido em 21/05/2020 22:12:41
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Cidadania passou a ser uma expressão da vida social na modernidade. Ela é um conceito:
		
	
	Que pressupõe dependência dos indivíduos em relação ao Estado.
	 
	Em permanente construção, que pressupõe um conjunto de direitos e deveres.
	
	Baseado na posição social dos indivíduos.
	
	Que se refere apenas aos direitos políticos dos indivíduos.
	
	Que pressupõe apenas um conjunto de direitos.
	Respondido em 21/05/2020 22:18:28
	
Explicação:
Entende-se por cidadania o exercício de direitos civis, políticos e sociais de um indivíduo membro de uma sociedade humana. O execício destes direitos também implica em deveres para com os demais membros da sociedade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"A globalização do comércio sexual implica na disseminação de doenças sexualmente transmissíveis e os danos mentais e afetivos resultantes do abuso sexual contra crianças, adolescentes e, mesmo, pessoas adultas" (BUSS, 2007, 1581). Uma das causas do aumento do comércio sexual no Brasil é:
		
	
	O uso de drogas.
	
	A falta de escolas.
	
	A filmografia pornográfica.
	
	A sensualidade das brasileiras.
	 
	O turismo sexual.
	1a Questão
	
	
	
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano.
II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas.
III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos.
IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	II e III.
	
	II, III e IV.
	
	I, III e IV.
	
	I e II.
	 
	I e IV
	Respondido em 21/05/2020 22:27:05
	
Explicação:
Como o próprio texto sustenta, a pesquisa genética tem comprovado que não há diferenças genéticas consideráveis entre os seres humanos. Com relação às evidentes diferenças culturais existentes entre os grupos humanos, estas não podem atribuídas
Página12