Buscar

RESENHA CONFERIDA ATOS E PROCESSOS EM DIREITO ADMINISTRATIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM FORMAÇÃO DE GESTORES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Trabalho da disciplina: Atos e Processos em Direito Administrativo.
 Tutor: Prof. Benevenuto Silva dos Santos
Juiz de Fora 
2020
PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONCEITO, ABRANGÊNCIA E FUNCIONALIDADE
Referências: Benigno Núñez Novo. Publicado em 11/2008, Elaborado em 11/2008. Processo administrativo: conceito, abrangência e funcionalidade – Jus.com.br | Jus Navigandi. 
INTRODUÇÃO
	
	O autor tem como objetivo, no texto resenhado, de trazer os conceitos de processo administrativo e de procedimentos administrativos. Ele também traz um histórico Leis e problematizações que permeiam estes temas e assuntos no país, conseguindo nortear como é o funcionamento dos processos e procedimentos administrativos no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
O processo administrativo é uma garantia fundamental do cidadão em relação a gestão pública num estado democrático, sendo a sequência de atividades da administração interligadas entre si, visando alcançar um efeito previsto em lei, tomando decisões por iniciativa própria ou particular. A Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999 regula o procedimento administrativo no âmbito da Administração pública Federal. Assim, pensando no procedimento administrativo como uma espécie de conjunto de atos de direito, administrativos, sucessivos e concatenados, sempre com o objetivo de satisfazer as finalidades do interesse público. 
Porém, não se podem confundir procedimentos com processos. Processo é o instrumento indispensável para o exercício de função administrativa, ou seja, tudo que a administração pública faz operações materiais ou atos jurídicos fica documentado em um processo. Já o procedimento é o conjunto de formalidades que devem ser observadas para a prática de certos atos administrativos, ou seja, trata-se do rito, a forma de proceder; o procedimento se desenvolve dentro de um processo administrativo.
	Existem algumas Leis que trazem novos status para o processo administrativo, como os incisos LIV e LV do art. 5º, e também outro marco importante foi a edição da Lei 9.784/99, estabelecendo normas básicas para o processo administrativo no âmbito da administração federal direta e indireta. Outro marco foi a Lei 13.105/2015, também trazendo marcos para os processos administrativos. Porém, também se observa que, inexistindo normas a regular o processo administrativo, serão aplicadas supletiva e subsidiariamente as regras do Código de Processo Civil.
Porém, no texto também se observa que as normas do Código de Processo Civil não serão aplicadas à União Federal, pensando nessa afirmação, pensando no conteúdo do dispositivo, estabelecendo que apenas seja aplicado na “ausência de normas” que regulem o processo administrativo. O processo administrativo federal, no entanto, é amplamente regulado por leis específicas e pela Lei 9.784/1999 que estabelece regras gerais. Existem leis referentes a estados e municípios, que são as supracitadas.
Porém, o país ainda não traz normas homogêneas, como acontece em alguns países, às legislações são heterogêneas e são complicadas de serem aplicadas. Essa homogeneidade evitaria que o cidadão se sujeite à legislação federal, às dezenas de legislações estaduais e a milhares de legislações municipais disciplinando algo que deveria ser único: o modo de o cidadão dirigir-se ao “estado-administração” na defesa de seus direitos e dos interesses da coletividade. Isso poderia contribuir para resolver na instância administrativa muitos dos litígios que acabam sendo levados ao Judiciário. Isso também acabaria solucionando as dificuldades da ausência de disciplina legal acerca do tema, evitando problemas como a cultura antidemocrática, atividades processuais sendo realizadas por responsáveis jurídicos abusadores, entre outros. 
Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, devendo ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável, além disso, o autor ainda faz uma lista do que deve conter na documentação de um processo administrativo, como: numeração de páginas, autenticação de documentos, rubricas, autenticidade, horário e datas em que podem ser feitas as tramitações dos processos, entre outros. 
Também são apresentadas as características da intimação, o que ela deve conter, como por exemplo: identificação do intimado, órgão, finalidade, data, hora, local, observações específicas, interessados determinados, data de comparecimento, objetos da intimação, entre outras características de acordo com a tipificação da intimação.
O autor também traz todas as características das conduções do processo e de todos os procedimentos que devem ser realizados, como apresentação do indiciado em local indicado, prestação de informações quando necessário, ou seja, desde a intimação até quando forem encerradas as instruções, onde o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. Assim, os interessados podem ter a vista do processo e a obter certidões ou cópias reprográficas dos dados e documentos que o integram, ressalvados os dados e documentos de terceiros protegidos por sigilo ou pelo direito à privacidade, à honra e à imagem. O órgão de instrução que não for competente para emitir a decisão final elaborará relatório indicando o pedido inicial, o conteúdo das fases do procedimento e formulará proposta de decisão, objetivamente justificada, encaminhando o processo à autoridade competente.
Assim, o estado democrático de direito traz uma ordem legítima e legal, onde os procedimentos do agir da administração pública encerrando métodos democráticos, trazendo o ordenamento jurídico e conferindo à administração um ônus argumentativo, qual seja o de justificar e demonstrar a formação de uma “vontade administrativa” em função dos direitos e garantias fundamentais. E no âmbito do processo administrativo não se pode negar a qualidade do processo administrativo enquanto instrumento de garantia quanto à efetivação de direitos fundamentais num Estado Democrático de Direito, bem como de garantia do cidadão, em relação à Administração Pública.
CONCLUSÃO
	Apesar de o autor ter muito conhecimento do que está sendo apresentado no texto, ele não consegue demonstrar no artigo informações totalmente pertinentes ao que ele conhece, de acordo com seus saberes.
O objetivo do texto, sendo demonstrar como é o funcionamento dos procedimentos e processos administrativos, é alcançado, porém poderia ser feito com mais eficiência e eficácia, e também com mais organização. O grande problema do texto é a falta de organização e falta de formatação, que traz muita confusão até mesmo ao conteúdo que está sendo ali gerado.
Porém, apesar de grandes problemas de falta de organização, falta de formatação, o texto está compreensível e alcança seus objetivos, que são de demonstrar como é o funcionamento e quais são os conceitos de procedimentos e processos administrativos no Brasil.
4

Outros materiais