Buscar

Exercício sobre O Cuidar na Enfermagem: aspectos psicológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

# Leitura do Capítulo 1 - O Cuidar na Enfermagem: aspectos psicológicos
 Referência Bibliográfica: FARAH, Olga Guilhermina Dias, Psicologias Aplicada a 
 Enfermagem. Barueri-SP: Manole, 2008.
# Após leitura do texto responda: 
1º) Qual a importância do cuidado humanizado ao paciente?
RESPOSTA: O profissional de enfermagem é um dos profissionais de saúde que tem mais, e contínuo, contato com o paciente e seus familiares, então se torna necessário que este profissional estabeleça uma relação de confiança com o paciente, para assim, atuar tanto na assistência física como emocional. Se torna evidente que, na formação do enfermeiro, além de aprendizado das bases cientificas do cuidado ao paciente, é necessária uma formação humanista. Essa formação humanista envolve respeitar a individualidade do ser humano. Assim, para cuidar de forma humanizada, o profissional da saúde, principalmente o enfermeiro, que presta cuidados mais próximos ao paciente, deve ser capaz de entender a si mesmo e ao outro, ampliando esse conhecimento na forma de ação e tomando consciência dos valores e princípios que norteiam essa ação. Neste contexto, respeitar o paciente é componente primordial no tocante a cuidados humanizados, compreendendo seus aspectos psicológicos e sociais. 
Portanto, o cuidado humanizado é de grande importância, pois oferece subsídios necessários para cuidar emocionalmente do paciente no seu cotidiano de trabalho, detectando dificuldades emocionais do paciente e seus familiares perante a doença e o tratamento, proporcionando apoio e orientação.
2º) Identificar os papéis do enfermeiro e do psicólogo, considerando os dois profissionais como parceiros na equipe multiprofissional.
RESPOSTA: O estudo da psicologia oferece base cientifica ao enfermeiro para aprimorar esse profissional na capacidade de detectar situações de crise psicológicas ou riscos mais graves de saúde mental e realizar o encaminhamento necessário ao psicólogo de sua equipe multiprofissional. Um dos objetivos do psicólogo que atua na área hospitalar é tentar minimizar o sofrimento do paciente e de sua família. O trabalho é focal, centrando-se no sofrimento e nas repercussões que o paciente sofre com a doença e a hospitalização, associado a outros fatores como história de vida, a forma como ele assimila a doença e seu perfil de personalidade. Essa parceria entre o enfermeiro e o psicólogo ajuda no diagnostico e cuidado ao paciente e familiares.

Continue navegando