Buscar

UNIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 – LABORATÓRIO DE GESTÃO: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Para uma Gestão Estratégica eficiente, a alocação de recursos deve ser definida visando o crescimento organizacional, destaca-se a Matriz BCG, criada pela Boston Consulting Group, também chamada de matriz de crescimento/participação. Sua função é avaliar os negócios da empresa, sua participação no mercado e no crescimento de nicho, identificando se o portfólio de negócios é rentável. A matriz BCG é classificada em quatro categorias e pode medir um crescimento rápido ou lento e se sua participação será expressiva ou não.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre os componentes da matriz BCG e como sua análise auxilia a empresa nas opções estratégicas.
R: A Matriz BCG, como o próprio nome diz, é uma matriz “2 por 2” para análises de portfólio de produtos e unidades de negócios, tendo como base o ciclo de vida do produto. Foi criada nos anos 70 por Bruce Henderson para a empresa americana Boston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores de marketing e vendas. 
Essa Matriz é dividida em duas partes sendo, em primeira análise, referente ao crescimento do mercado e participação relativa de mercado quando comparado com seus concorrentes que, quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor será para empresa analisada. Maior será sua vantagem competitiva por produto em relação à seus concorrentes. Em uma segunda análise, é preciso posicionar os produtos da empresa dentro da matriz, de acordo com suas características principais. 
A função da matriz BCG é justamente auxiliar o empreendedor ter uma visão mais concreta do seu empreendimento, possibilitando assim as mudanças e aproveitamentos no mercado. Quatro pontos importantes que classificam o desempenho da empresa no ramo do negocio é a visão que o gestor terá na matriz BCG, a viabilidade de crescimento, a velocidade, e se o crescimento é o esperado ou não, com essas informações, o alto executivo pode tomar decisões favoráveis de investimentos estratégicos para o bem da instituição.

Outros materiais