Buscar

FISIOLOGIA - QUESTÕES APLICADAS PARA ESTUDO - CONTEÚDO 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA – CONTEÚDO 14 - QUESTÕES ADICIONADAS PARA ESTUDO (2020) 
1) As glândulas endócrinas produzem hormônios que estimulam diversas funções e atividades dos organismos, como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva nos vertebrados. Assinale a opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e aos efeitos dos hormônios indicados. ALTERNATIVA E, pois a ocitocina é liberada pelo neuro-hipófise, também chamada de lobo posterior da hipófise.
2) Sem dúvida alguma, toda a sinalização hormonal se inicia no eixo hipotálamo-hipófise. Porém, a hipófise apresenta regiões distintas, que secretam diferentes hormônios. Se, hipoteticamente, houvesse uma lesão de qualquer natureza, na neuro-hipófise (hipófise posterior), quais hormônios deixariam de ser liberados? ALTERNATIVA E, pois são produzidos na neuro-hipófise .
3) Carlinhos, 7 anos é um aluno problema, não para quieto, é tão inteligente quanto qualquer aluno mais é agressivo, irrequieto, magro apesar de comer muito. O médico verificou que ele apresenta hiperventilação e aceleração dos batimentos cardíacos. Possivelmente Roberto possui o seguinte distúrbio hormonal: ALTERNATIVA B, pois os sintomas dessa doença são: taquicardia, perda de peso rápida, agitação, impaciência, fome excessiva e entre outros, exatamente como a descrição do paciente.
4) Quase todas as bebidas alcoólicas oferecem inúmeros benefícios à saúde. Por exemplo, o álcool, ingerido em quantidades moderadas, ajuda a reduzir o risco de problemas cardiovasculares – um benefício que tem sido muito bem explorado pela indústria vinícola. Mas o que tem sido pouco considerado é um conjunto de benefícios oferecidos pela cerveja. Sua fama tem se baseado apenas pelo fato de ser diurética. Estudos clínicos apresentados por Jean-Jacques De Blauwe conduzidos em pacientes em jejum registraram que os que beberam 1 litro de cerveja excretaram 1,012 litro de urina, enquanto os que beberam 1 litro de água excretaram apenas 385 mililitros. A análise revelou também que a quantidade de potássio eliminada pelos que beberam cerveja foi menor que a eliminada pelos que beberam água. Um deficit de água no sangue estimula certas células no hipotálamo que, por sua vez, levam a hipófise a liberar: ALTERNATIVA D, pois quando há deficit de água nas células, a hipófise faz vasopressina liberando o hormônio antidiurético que será secretado para diminuir a perda de líquidos pelo sistema renal. A urina é formada quando o sangue vai para os rins onde é filtrado e todo o nitrogênio, na forma de ureia diluída em líquidos, torna-se urina, e pela elevação da ureia e diminuição dos líquidos, a urina fica mais concentrada. 
5) Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos………….Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos …………….para os …………. quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas: ALTERNATIVA C, pois o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos neurônios, pois ele irá degenerar os neurônios, impedindo que o impulso nervoso se inicie nos dendritos e chegue aos axônios, que são os prolongamentos dos neurônios. Todo o neurônio possui dendritos e axônios, é através desses prolongamentos que ocorrem as sinapses e os neurônios podem se comunicar entre si. 
6) As gônadas, além de sua função reprodutiva, são também consideradas glândulas do sistema endócrino responsáveis pela produção dos hormônios sexuais masculinos e femininos. De fato, determinam as características sexuais do ser humano, como por exemplo, a presença de massa muscular, pêlos no corpo e rosto, voz grave, crescimento dos seios e acúmulo de tecido adiposo. Partindo desse pressuposto, avalie as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: ALTERNATIVA B, pois esses dois hormônios atuam em diversas etapas do ciclo menstrual e também na gravidez.
7) Com relação ao comprimento dos neurônios pós-ganglionares no sistema nervoso parassimpático é correto afirmar que: ALTERNATIVA C, pois os corpos celulares dos neurônios pós-ganglionares do ramo parassimpático estão localizados nos gânglios parassimpáticos, próximos ou mesmo localizados nas paredes dos órgãos-alvo. 
8) As alças de feedback negativo permitem o controle preciso das secreções endócrinas. O componente controlado por esse mecanismo pode ser a concentração de um íon, parâmetros físicos (ex.: pressão sanguínea) e as concentrações hormonais. Os estimuladores da secreção glandular endócrina também exercem importantes efeitos tróficos. Os estímulos que provocam a liberação hormonal frequentemente causam hipertrofia e hiperplasia do órgão endócrino, e isso aumenta a quantidade de hormônio sintetizado e liberado. Esses mediadores químicos são de diferentes naturezas, agentes endócrinos peptídicos e esteroides, que têm diferentes padrões de ação. Os hormônios peptídicos são sintetizados com antecedência e liberados por exocitose, em resposta a estímulo adequado, já os esteroides são sintetizados sob demanda consequente a estímulo apropriado. Esses padrões de liberação são mais uma das diferenças entre o funcionamento do sistema endócrino e as características estruturais dos hormônios. Sendo assim, assinale uma das opções abaixo que caracteriza o mecanismo de ativação dos hormônios esteroides. ALTERNATIVA B, pois a ativação de genes é o mecanismo como agem, geralmente, os hormônios esteróides. Através deste mecanismo o hormônio, de encontro à sua respectiva célula-alvo, penetra em seu interior e então liga-se a um receptor específico. 
9) As bainhas de mielina também são chamadas de fibras nervosas mielínicas e uma de suas funções é proteger o axônio. Sobre o exposto é CORRETO afirmar que: ALTERNATIVA C, pois a bainha é uma camada isolante em torno do neurônio, o que vai permitir uma transmissão mais rápida. Numa fibra mielinizada, o impulso se propaga saltando em sequência, pelos nódulos de Ranvier. 
10) O controle postural acontece graças a relação adequada entre segmentos corporais e o meio e manter a posição do corpo, e manter dentro da base de sustentação. É fundamental a integração de informações sensoriais a fim de avaliar a posição do corpo no espaço; capacidade de gerar forças que controlam a posição do corpo no espaço. Tal integração acontece graças aos Núcleos da Base e ao Cerebelo. Quanto a essas estruturas, leia as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa correta: ALTERNATIVA D, pois é uma doença idiopática caracterizada pela destruição dos neurônios dopaminérgicos da substância negra e que tem como consequência a redução drástica dos níveis de dopamina no corpo estriado dos pacientes; os neurônios dopaminérgicos enervam as principais estruturas dos gânglios da base (corpo estriado, os segmentos externo e interno do globo pálido, o núcleo subtalâmico, substância negra), assim como os alvos das suas projeções (tálamo e córtex motor, por exemplo) servindo como moduladores dos circuitos corticoestriatais.
11) Em relação aos receptores sensoriais relativos ao controle da propriocepção, qual das afirmativas abaixo é a correta? ALTERNATIVA C, pois o fuso muscular é o principal órgão sensitivo do músculo. Se o impulso do alongamento for muito grande, o influxo proveniente do fuso muscular acarreta uma contração protetora funcionando como um detector do comprimento. O fuso pode ser excitado de duas maneiras diferentes: pelo estiramento de todo o músculo (terminações primárias) e pela contração das porções terminais das fibras intrafusais (terminações secundárias). As terminações primárias respondem tanto ao grau de alongamento muscular como ao ritmo desse alongamento (resposta dinâmica). 
Espero ter ajudado vocês. Obrigada

Outros materiais