Buscar

Avaliação II de Atividades Físicas em Academias e Empresas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Atividades Físicas em Academias e Empresas (BEF02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:638180) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16003411
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A ginástica laboral compreende exercícios específicos de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação motora e de relaxamento, realizados em diferentes setores ou departamentos da empresa, tendo como objetivo principal prevenir e diminuir problemas de saúde que podem acometer os seus funcionários. Sobre a GL, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os exercícios que compõem a GL são sempre formas de alongamento da musculatura.
(    ) A oferta de GL pode diminuir os gastos da empresa com assistência médica, além de reduzir o número de faltas dos funcionários.
(    ) A realização regular da GL não melhora a produtividade dos trabalhadores, uma vez que tem apenas como objetivo minimizar os vícios posturais dos funcionários.
(    ) A GL compensatória é indicada para aqueles profissionais que executam exercícios repetitivos e ficam muito tempo sentados na mesma posição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	A ginástica laboral é uma prática importante, pois é capaz de diminuir as dores musculares e o estresse dos trabalhadores e consequentemente melhorar a produção e a qualidade de vida dos seus funcionários. No entanto, para que resultados positivos sejam alcançados é preciso ter um bom planejamento e um ótimo desempenho, pois é um programa que depende da colaboração da chefia, diretoria e dos trabalhadores principalmente (MENDES; LEITE, 2004). Sobre as etapas de implantação de um programa de ginástica laboral, analise as sentenças a seguir:
I- Criar um grupo de trabalho multidisciplinar é uma tarefa da fase de estruturação da implantação de um programa de ginástica laboral.  
II- A fase de execução consiste na escolha dos exercícios e organização dos horários da GL na jornada de trabalho dos funcionários. 
III- A fase de avaliação deve ser feita antes do início das aulas de GL para avaliar as necessidades dos trabalhadores e da empresa.
IV- Selecionar os exercícios de forma adequada e determinar os horários de pausa para  GL são tarefas da etapa de planejamento da GL. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MENDES, A. R. LEITE, N. L. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. Barueri, SP: Manole, 2004.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	O surgimento de novas tecnologias, as jornadas de trabalho extenuantes e cargas horárias elevadas transformaram o comportamento durante o século XVII reduzindo o tempo para outras atividades fora do ambiente de trabalho, dentre elas o lazer e a prática de atividades físicas, causando assim uma grande mudança no aspecto físico e psicológico dos trabalhadores. Como esse processo ficou conhecido?
	 a)
	Primeira Guerra Mundial.
	 b)
	Revolução Industrial.
	 c)
	Capitalismo.
	 d)
	Grande Depressão.
	4.
	A ginástica laboral é de extrema importância para a saúde do trabalhador. Por isso, é um trabalho sério e que precisa ser realizado de forma coerente com as demandas e características do trabalho executado. Dessa forma, ela pode ser subdividida em diferentes tipos, como: preparatória, compensatória e relaxante. Cada uma delas possui uma característica específica e por isso é indicada para determinado tipo de trabalho. Sobre os tipos de ginástica laboral, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ginástica laboral preparatória.
II- Ginástica laboral compensatória.
III- Ginástica laboral relaxante.
(    ) É indicado para aqueles profissionais que atendem ao público. 
(    ) É indicado para aqueles profissionais que necessitam utilizar trabalho braçal para realizar suas funções.
(    ) É indicado para aqueles profissionais que executam exercícios repetitivos e ficam muito tempo sentados na mesma posição. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - III - II.
	5.
	Devido ao grande número de impactos causados nos trabalhadores ao longo dos anos e as consequências maléficas de extenuantes jornadas de trabalho, a Ginástica Laboral (GL) e a Ergonomia podem ser utilizadas como ferramentas na busca de um melhor ambiente de trabalho. Com relação à GL e à Ergonomia, analise as sentenças a seguir:
I- A elaboração de um programa de GL independe do ambiente de trabalho.
II- Uma intervenção ergonômica não necessita avaliar queixas e reclamações do trabalhador.
III- A GL e a Ergonomia devem ser desenvolvidas juntas considerando as especificidades de cada trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Estudos mostram que a Revolução Industrial alterou de forma significativa o ambiente de trabalho. Antes da revolução industrial, o esforço humano correspondia a 30% da energia para o trabalho enquanto atualmente essa contribuição não chega a 1% (COSTA, 1988). Embora essa mudança possa ter aumentado a eficiência do trabalho, também trouxe inúmeros problemas de saúde aos trabalhadores. Com relação aos problemas de saúde que a Revolução Industrial gerou ao trabalhador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) DORT são distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho.
(    ) A ginástica laboral é uma ferramenta importante para promoção de saúde dos trabalhadores. 
(    ) As DORT são a principal causa de doença relacionadas ao trabalho.    
(    ) LER são lesões ocasionadas por esforços realizados de forma súbita. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: COSTA, Ovídio. Desporto e qualidade de vida. Anais das Jornadas Científicas Desporto, Saúde e Bem-estar. Porto, JNICT, Universidade do Porto, 1988.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Os modelos de produção industrial são técnicas que foram implementadas nas industrias com o objetivo de otimizar as operações realizadas nas linhas de trabalho (FIGUEIREDO; MONT'ALVÃO, 2008). Sobre os modelos de produção industrial, analise as sentenças a seguir:
I- O modelo de trabalho que tinha como característica calcular e controlar rigorosamente o ritmo de trabalho dos seus funcionários é conhecido como Toyotismo. 
II- Henry Ford foi o responsável pelo Fordismo. Esse modelo caracterizou-se pela implementação de linhas de montagem que tornavam a produção ininterrupta. 
III- O taylorismo foi introduzido por Winslow Taylor e tem como característica a busca pela melhora dos índices de produtividade por meio da polivalência do trabalhador.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FIGUEIREDO, F.; MONT'ALVÃO, C. Ginástica laboral e ergonomia. Rio de Janeiro: SPRINT, 2008.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	A ginástica laboral (GL) pode ser considerada como um conjunto de atividades físicas exercidas pelos trabalhadores durante o expediente, com o objetivo de compensar as estruturas mais utilizadas durante o trabalho (LIMA, 2007). Por isso, induz uma série de vantagens para o trabalhador e, consequentemente, para a empresa em que ele trabalha. Com relação aos benefícios da GL, analise as sentenças a seguir:
I- A oferta de GL pode ser entendida como um investimento para as empresas, uma vez que pode resultar no aumento da produtividade dos funcionários. 
II- A realização regular da GL não melhoraa produtividade dos trabalhadores, uma vez que tem apenas como objetivo minimizar os vícios posturais dos funcionários. 
III- A GL regular promove a socialização e a maior interação entre os funcionários.  
IV- A oferta de GL pode diminuir os gastos da empresa com assistência médica, além de reduzir o número de faltas dos funcionários. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, V. Ginástica laboral: atividade física no ambiente de trabalho. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2007.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	A ergonomia é um campo muito importante para a Ginástica Laboral (GL). O conhecimento sobre essa área permite que a GL seja prescrita de forma mais adequada e eficiente para os trabalhadores da empresa. Por isso, é importante que além do conhecimento sobre a GL, o profissional também saiba o que é ergonomia e qual sua função no ambiente de trabalho. Com relação às atribuições e/ou características da ergonomia no ambiente de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.
(    )  O objetivo da ergonomia é aumentar a produtividade dos funcionários da empresa, independente da segurança do local de trabalho e a prevenção dos acidentes laborais em que o funcionário está inserido.
(    )  Não é necessária uma análise ergonômica nos postos de trabalho. Apenas promover atividades físicas e momentos de relaxamento durante o expediente, já é o suficiente para o bem-estar do funcionário. 
(   ) A falta de conhecimento sobre ergonomia e a desconsideração em promover a interação entre as áreas e profissionais responsáveis pelo programa de qualidade de vida do trabalhador, fazem com que os resultados de suas mediações não sejam totalmente atingidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	
	A ginástica laboral é importante para a saúde do trabalhador. Por isso, é um trabalho sério e que precisa ser realizado de forma coerente com as demandas e características do trabalho executado. Dessa forma, ela pode ser subdividida em diferentes tipos, como preparatória, compensatória e relaxante. Cada uma delas possui uma característica específica e, por isso, é indicada para determinado tipo de trabalho. Sobre os tipos de ginástica laboral, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ginástica laboral preparatória.
II- Ginástica laboral compensatória.
III- Ginástica laboral relaxante.
(    ) Esse tipo de ginástica é indicado para aqueles profissionais que atendem ao público. 
(    ) Esse tipo de ginástica é indicado para aqueles profissionais que necessitam utilizar trabalho braçal para realizar suas funções.
(    ) Esse tipo de ginástica é indicado para aqueles profissionais que executam exercícios repetitivos e ficam muito tempo sentados na mesma posição. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	 *
	Observação: A questão número 10 foi Cancelada.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes