Buscar

prova_de_administracao_em_enfermagem_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: _Zacarias Junior Mafra________________________________________________
Curso Técnico em Enfermagem Turma: 5 Módulo: VII
Disciplina: Administração em Enfermagem Professora: Renata Mara
Natureza da Atividade: ______________ Data:___23__/___05_/_2020_____ Visto: _________
VALOR: 40 pontos
NOTA
					
1 - Para uma boa comunicação em equipe, o enfermeiro deve tratar os colegas com respeito, ouvir as ideias de outros membros da equipe sem interrompê-los, explorar a forma como os funcionários pensam, ser honesto e direto ao se comunicar. Tais atitudes esperadas de um enfermeiro caracterizam uma comunicação.
 A) hierárquica B) aberta
 C)funcional D) assistencial E)sistemática
2- O processo administrativo é a estrutura organizadora do gerenciamento e liderança em enfermagem e é composto pelas seguintes etapas:
 A) tomada de decisão, delimitação da estrutura física, dimensionamento de recursos humanos, planejamento, e controle.
 B) organização, tomada de decisão, contratação de funcionários, delimitação da missão da instituição e direção.
 C) organograma, delimitação da missão e valores, aquisição de materiais, fluxograma e tomada de decisão.
 D) planejamento, organização, contratação de funcionários, direção e controle.
 E) delimitação da estrutura física, dimensionamento de recursos humanos, delimitação da missão, tomada de decisão e fluxograma.
3- Em relação ao gerenciamento de recursos físicos e ambientais na área de Enfermagem é correto afirmar que:
A) a estrutura física refere-se ao tamanho da unidade em função do equipamento, da população a ser atendida e das atividades a serem realizadas.
 B) o conceito de recursos ambientais compreende as áreas internas e externas que compõem um serviço de saúde.
 C) a participação do enfermeiro na proposição e planejamento da área física de um estabelecimento de assistência à saúde é dispensável, pois a visão da equipe profissional especializada em construções, engenheiros, ergonomistas e arquitetos é suficiente para reconhecer as necessidades assistências e atividades que devem ser desenvolvidas pela equipe de saúde.
 D) o estabelecimento de assistência à saúde é entendido como qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, em nível maior de complexidade de atenção à saúde, apenas em regime de internação.
 E) uma unidade, especificamente, compreende o espaço físico determinado e especializado para o desenvolvimento de atividades assistenciais, caracterizado por dimensões e instalações diferenciadas.
4- O Processo de Enfermagem pode ser definido como um instrumental tecnológico ou um modelo metodológico para o cuidado profissional de enfermagem. Sobre a sua implementação, não se pode afirmar que:
 A) Ao enfermeiro incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem.
 B) Deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
 C) O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
 D) Organiza-se em quatro etapas inter-relacionadas, dependentes e recorrentes.
5- O Sistema de Classificação de Pacientes é uma das ferramentas utilizadas pelo enfermeiro subsidiando-o nas suas ações administrativas. O Sistema de Classificação de Pacientes pode ser melhor definido como:
 A) Sistema estabelecido pelo Ministério da Saúde baseado no caráter público ou privado da instituição de saúde para o repasse de recursos para aperfeiçoamento profissional.
 B) Método utilizado para determinar, monitorar e validar as necessidades de cuidado individualizado do paciente.
 C) Método de classificar as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência/emergência, visando identificar os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato.
 D) Sistema estabelecido pelo COFEN que determina horas de assistência de enfermagem por unidade de internação.
6- No que diz respeito à auditoria nos serviços de saúde, assinale a opção correta.
 A) A auditoria é um exame não oficial e assistemático de registro, processo, estrutura, ambiente ou relatório para avaliação de desempenho.
 B) A definição de padrões preexistentes está sendo cada vez menos utilizada para a verificação do desempenho da qualidade dos serviços.
 C) Nas instituições de saúde, a auditoria pode ocorrer de forma retrospectiva, simultânea ou prospectiva.
 D) As auditorias retrospectivas são as que ocorrem quando há ordem judicial para investigações de casos de pacientes que foram a óbito.
 E) As auditorias retrospectivas são as que ocorrem quando há ordem judicial para investigações de casos de pacientes que foram a óbito.
7- As ações de saúde que consistem na construção da autonomia das pessoas, na detecção de indivíduos em risco de excesso de cuidado e/ou de prevenção, e servem para protegê-los de intervenções profissionais inapropriadas, oferecendo alternativas eticamente aceitáveis, pertencem ao nível de prevenção: 
 A) terciária. B) secundária.
 C) primária. D) quinternária E) quaternária.
8- Os dados indicadores de qualidade que permitem a de avaliação da assistência de enfermagem nos serviços hospitalares, EXCETO:
 A) Manutenção da integridade da pele.
 B) Número de pacientes com sonda enteral.
 C) Ocorrência de flebite.
 D) Queda de paciente.
9- Um dos passos a ser considerado na implementação da avaliação do desempenho humano é:
 A) definir os indicadores de desempenho com base nas competências esperadas, elaborando instrumento com indicadores objetivos (técnico-científico e organizacionais) e evitando-se os indicadores subjetivos (atitudinais/ humanísticos).
 B) aplicar, para todos os cargos e trabalhadores, o mesmo instrumento de avaliação porque diferentes instrumentos podem gerar sentimentos de injustiça e profunda frustração naqueles que julgam que foram avaliados com indicadores de desempenho mais complexos.
 C) definir de forma clara as finalidades e as expectativas da organização em relação a essa ferramenta e análise sobre quanto elas dialogam com a cultura organizacional e a política de pessoal vigente.
 D) considerar como requisito, para uma avaliação objetiva, que o avaliador desconheça o trabalho dos avaliados, o que também favorece a aplicação do efeito halo.
 E) realizar a avaliação em períodos de livre escolha do avaliador, sem estabelecimento da periodicidade do processo, para que o avaliado não demonstre, no período que antecede a avaliação, uma competência diferente daquela que usualmente apresenta.
10- Nos processos de gestão, podem ocorrer incertezas diante de algumas situações em que o enfermeiro gestor precisa tomar decisões. Para auxiliar no processo decisório foram desenvolvidos instrumentos que organizam as informações e direcionam a escolha, tais como:
 A) árvore decisória: está atrelada a resultados de diversos acontecimentos, mas não permite a comparação de custos, gastos, redução ou aumento no volume de procedimentos.
 B) tabela de consequências: é estruturada especificando, na primeira coluna, os objetivos propostos para solucionar o problema e nas demais, elencam-se as alternativas possíveis que atendem a determinado objetivo, demonstrando como as alternativas têm consequências diversas, facilitando a decisão por aquela considerada mais viável.
 C) modelo lógico: consiste em esquema ou quadro padronizado, predeterminado, com padrão fixo de modelo e variáveis, que mostra como as tecnologias de saúde funcionarão, embora pouco empregado para avaliar a eficácia, eficiência, custo efetividade, custo-produtividade da tecnologia, serviço ou programa.
 D) grade decisória: permite a visualização das alternativas disponíveis, diante da apresentação de vários critérios, embora impossibilite a comparação dos resultados de cada alternativa, em relação aos critérios estabelecidos.
 E) grade decisória: permite a visualização das alternativasdisponíveis, diante da apresentação de vários critérios, embora impossibilite a comparação dos resultados de cada alternativa, em relação aos critérios estabelecidos.

Continue navegando