A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROVA 1 JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (LEF13)
Avaliação: Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637685) ( peso.:1,50)
Prova: 18996765
1.	A brincadeira sempre fez parte de nossas vidas, desde bem pequeninos, e vem acompanhando nossas trajetórias. A brincadeira também é um meio de a criança viver a cultura que a rodeia como ela é verdadeiramente e não como ela deveria ser. Para entender a dinâmica do trabalho desenvolvido na brinquedoteca, é necessário compreender o conceito de mediação pedagógica, tendo em vista que ele fundamenta as ações dos professores nesse espaço lúdico (CHICON et al., 2016). Sobre a brinquedoteca, analise as sentenças a seguir:
I- A brinquedoteca não é lugar de bagunça, é apenas para brincar e passar o tempo.
II- Neste espaço são realizadas atividades dirigidas, não envolvendo o sentimento das crianças e os jogos que auxiliam em seu desenvolvimento.
III- A brinquedoteca precisa ser organizada para esperar as crianças, de forma que dinamize o local, sendo rico de materiais, objetos. Incentivar a valorização do brinquedo como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional, social, além de enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias, valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade. 
IV- Outras finalidades da brinquedoteca é estimular a operatividade das crianças, favorecer o equilíbrio emocional, dar oportunidade à expansão de potencialidades, desenvolver a inteligência, a criatividade, a sociabilidade, proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências, de descobertas, dar oportunidade para que aprenda a jogar, participar. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHICON, José Francisco et al. Educação Física e inclusão: a mediação pedagógica do professor na brinquedoteca. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 279-292, 10 mar. 2016.
 a)	As sentenças I e IV estão corretas.
 b)	As sentenças I e III estão corretas.
 c)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d)	As sentenças III e IV estão corretas.
2.	Os jogos estão presentes na história da humanidade desde seus primórdios. No início, não apresentavam ludicidade, eram utilizados apenas como forma de treinamento para a sobrevivência. Na antiga Roma, o jogo servia para o deleite dos espectadores e não para os participantes. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta como eram divididos os jogos na Roma Antiga:
 a)	Jogos atléticos e jogos de lutas.
 b)	Jogos livres e jogos lúdicos.
 c)	Jogos romanos e jogos de guerra.
d)	Jogos de cena e jogos de circo.
3.	A ludicidade é necessária dentro de um ambiente infantil. No entanto, a qualidade da atuação do profissional é fundamental para garantir as condições de atuação. A escola, como um lugar possível para o resgate do brincar da criança, necessita de um professor de Educação Física que contemple atividades que envolvam brincadeiras com o mundo infantil, para a construção da aprendizagem. A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor. Quanto à atitude do professor ao realizar com os alunos uma atividade lúdica, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Utilizar os jogos com crianças a partir dos 5 anos, pois é a idade mais adequada para essa atividade educativa.
 b)	Utilizar o brincar de forma dirigida, propondo determinados desafios para serem alcançados.
 c)	Ser um facilitador das brincadeiras, possibilitando momentos pedagógicos e momentos lúdicos descontraídos.
 d)	Explorar habilidades motoras básicas, sempre por meio da repetição dos movimentos.
4.	Com a ideia de criar um símbolo que resumisse o espírito olímpico de união e interação entre os povos, o organizador das Olimpíadas Modernas, Barão de Coubertin, idealizou a figura dos anéis olímpicos. O entrelaçamento dos anéis representa a união amistosa e pacífica das nações. Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. Ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as cores que representam os seus devidos continentes:
 a)	Azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; vermelho, América.
b)	Amarelo, Europa; azul, Ásia; preto, África; branco, Oceania; vermelho, América.
 c)	Azul, Europa; amarelo, Ásia; branco, África; verde, Oceania; vermelho, América.
 d)	Azul, Europa; vermelho, Ásia; preto, África; verde, Oceania; amarelo, América.
5.	Riscar o chão para sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano. A amarelinha original tinha mais de cem metros e era usada como treinamento militar. Para a brincadeira, as marcações foram reduzidas e uma numeração nos quadrados que deveriam ser pulados foi acrescentada. Atualmente, as amarelinhas variam nos formatos geométricos e na quantidade de casas. As palavras "céu" e "inferno" podem ser escritas no começo e no final do desenho, que é marcado no chão com giz, tinta ou graveto. Sobre o sentido desta brincadeira, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <www.biblioteca.ajes.edu.br>. Acesso em: 20 maio 2015.
 a)	A brincadeira de amarelinha é indicada para crianças maiores, pois exige movimentos corporais.
b)	A escola é um local adequado para o resgate de brincadeiras tradicionais, pois são consideradas importantes instrumentos de interação social.
c)	É uma brincadeira tradicional explorada apenas no Brasil e oferecida às crianças antes dos 5 anos, pois não possuem maturação cognitiva suficiente.
 d)	A falta de espaço nas escolas é um dos problemas pelo qual diversas brincadeiras não são mais estimuladas.
6.	As atividades lúdicas passaram a ser valorizadas desde o início do século XVI e seu estudo vem sendo aprofundado constantemente, pois, independentemente da época, cultura e classe social, os jogos e os brinquedos fazem parte da vida da criança. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A ludicidade é considerada uma necessidade básica do corpo e da mente, pois possibilita o desenvolvimento integral da criança.
( ) A brincadeira de faz de conta transforma qualquer objeto em brinquedo, na qual muitas vezes é retratada a realidade do cotidiano infantil.
( ) A ludicidade sofre forte influência cultural de cada região ou povoado, dependendo do modo de vida.
( ) A brincadeira na infância é pouco valorizada, pois considera-se que sua prática não favorece o desenvolvimento físico, motor e intelectual da criança.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	F - F - V - F.
 b)	V - F - F - V.
 c)	F - V - F - V.
 d)	V - V - V - F.
7.	Os jogos sempre fizeram parte do contexto histórico do homem e altera-se conforme a época. No início não eram vistos como movimentos lúdicos, mas como um processo de sobrevivência, que dependia da necessidade de cada povo. Segundo Kishimoto (2004, p. 15), "é muito complexo definir jogo, brinquedo e brincadeira. Uma mesma conduta pode ser jogo ou não jogo em diferentes culturas, dependendo do significado a ela atribuído. Isso porque o que para uns é lúdico (uma diversão) para outros é visto como algo sério". Sobre os jogos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KISHIMOTO Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
a)	Os jogos não evoluem no decorrer do tempo, apresentam sempre as mesmas dinâmicas.
b)	Construir jogos é fácil, precisa ter regras e participantes, não é necessário pensar nos espaços, nas estratégias.
c)	Jogos oficiais não precisam seguir suas regras. Elas podem ser mudadas quando necessário e sem aviso aos participantes.
 d)	Os jogos têm como significações o folguedo, divertimento, passatempo, além de uma série de coisas que formam uma coleção. Além disso, os jogos possuem regras que podem ser ou não alteradas.
8.	As