Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA PENAL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA – ATE
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA
DISCIPLINA: PENAL IV
PROFESSOR: ROGÉRIO XEREZ 
ALUNO (A): Helder Paulo Silva Aguiar 
 Nome do aluno (a) completo e legível
TURMA: 09T5B DATA: 20/04/2020 de envio VALOR = 3,5 
INSTRUÇÕES GERAIS
	1. Esta atividade contempla os conteúdos ministrados nos três primeiros exercícios de acompanhamento.
2.Verifique se a prova está completa com dez questões. Você deve inserir seu nome nesta atividade avaliativa.
3. Nas questões objetivas, especial atenção deve ser dispensada ao enunciado para promover o melhor entendimento. As respostas devem ser inseridas no quadro de resposta abaixo.
4. Após inserir as respostas no quadro resposta, salve em arquivo. Crie uma pasta com seu nome completo, turma e turno, inserindo os exercícios realizados. 5. Atenção! Seguir a data determinada para envio das atividades para o e mail: prof.xerez@hotmail.com.
QUADRO RESPOSTA
PERGUNTA
SOMATÓRIO
A
B
C
D
1. 
2.
23
3.
V
V
F
V
4.
5.
F
F
V
V
6.
F
V
F
F
7.
8.
9.
10
1.Pedro funcionário público por um descuido acaba concorrendo para que outro funcionário público subtraia um bem do órgão onde ele exerce a cargo de vigia. Pedro antes mesmo de ser processado judicialmente repara por completo o dano. Neste caso aponte a alternativa VERDADEIRA:
a) Responderá por peculato doloso vez que concorreu para o peculato furto;
b) Terá direito a extinção da punibilidade;
c) Terá direito a redução de metade da pena a ser imposta;
d) Não responderá criminalmente, pois os crimes funcionais só admitem modalidade dolosa, não afastando, entretanto, a responsabilização administrativa.
2. Analise as questões, marque a(s) alternativa(s) verdadeiras(s) e indique o seu somatório.
a)o peculato desvio contém um elemento subjetivo específico, pois o funcionário público deve praticar a conduta em proveito próprio ou alheio. (10);
b) o peculato apropriação pode ser classificado como peculato próprio, pois para o cometimento do crime exige-se a qualidade funcionário público (05);
c) a consumação do crime de peculato desvio ocorre quando o funcionário público alcança a vantagem visada; (12)
d) não há previsão de peculato com o ânimo de uso. Assim inexiste o crime se o agente se utiliza de um equipamento pertencente à administração, com a nítida intenção de devolvê-los. (08)
3. Pedro, funcionário público, combina com João, particular, para juntos subtraírem um computador da administração público. Pedro é vigia da repartição onde se encontra o bem, e deixa a porta aberta, para que João aproveite esta facilidade e subtraia o bem. João tem sucesso na conduta. Analise as afirmações e indique a seqüência correta de V ou F:
a) Pedro responde por um peculato impróprio, tendo em vista que quem subtraiu o bem foi um particular; ( V )
b) João pode responder por crime funcional, pois a qualidade funcionário público comunica-se por ser elementar do tipo, mas para que isso ocorra, esta qualidade deve ser de conhecimento dele. ( V )
c) Caso João, apesar de concorrer para um crime funcional, não tenha conhecimento da qualidade pessoal de funcionário público, ele não responderá criminalmente por sua conduta. ( F )
d) Caso Pedro, imediatamente, restitua o prejuízo causado reparando o dano deverá ser beneficiado pela extinção de punibilidade; ( F )
4. Com relação aos crimes funcionais é CORRETO afirmar que:
a) Prefeito Municipal ao empregar verba própria da educação, destinada por lei, na saúde, em tese, incorre no crime de emprego irregular de verba ou renda pública;
b) o crime de extravio, sonegação ou inutilização de livro e documento é crime próprio, reclamando apenas que o agente seja funcionário publico;
c) funcionário público que se apropria de dinheiro que recebeu por erro de outrem no exercício do cargo, comete o crime de peculato apropriação;
d) o crime de peculato estelionato consuma-se na apropriação do dinheiro ou utilidade econômica recebido. 
5.Analise as afirmações e indique a seqüência correta de V ou F:
a) o crime de modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações é um crime próprio, exigindo do agente a característica de funcionário público autorizado;(F)
b) as condutas de modificar e excluir no crime de modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações devem ser aliadas ao fim específico de causar dano para caracterizar o deito; ( V )
c) caso ocorra o dano para administração ou para o administrado as penas, do crime de modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações, serão aumentadas de um terço até metade; (V)
d) o crime de modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações é considerado um crime de menor potencial ofensivo pois não envolve violência. (F )
6. Analise as afirmações e indique a seqüência correta de V ou F
a)se o funcionário público desvia em proveito próprio ou de outrem o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres públicos responde pela concussão qualificada(F)
b) o crime de concussão diferencia-se da extorsão, pois é um crime contra a administração pública e a intimidação é amparada nos poderes inerentes ao cargo ocupado pelo funcionário público; (V)
c) se um policial visualiza um aparelho de som em um veículo parado em uma “blitz” e desejando apossar-se do som aponta seu revolver na direção do motorista estará praticando o crime de concussão;(F)
d) se em razão da vantagem indevida exigida, o funcionário público pratica o ato de ofício, haverá causa de aumento de pena.(F)
7.o Art.315 menciona o crime de emprego irregular de verbas ou rendas públicas, assinale a alternativa que NÃO está adequada ao crime:
a) há possibilidade de tentativa;
b) o momento consumativo se dá com a efetiva aplicação das verbas ou rendas públicas;
c) é crime doloso, pela vontade livre e consciente de aplicar as rendas e verbas públicas de forma diversa de sua destinação legal;
d) o sujeito ativo é todo e qualquer funcionário público
8. (cespe –juiz de direito –TJ/2019) Joaquim, fiscal da vigilância sanitária de determinado município brasileiro, estava licenciado de seu cargo público quando exigiu de Paulo determinada vantagem indevida para si, em função de seu cargo público, a fim de evitar a ação da fiscalização no estabelecimento de Paulo. Nesta situação hipotética, Joaquim praticou o delito de :
a)extorsão
b)corrupção passiva
c)concussão
d) excesso de exação
9.Funcionário Público exige de particular o pagamento de custas que deveria saber indevido para expedição de certidão negativa para recolher aos cofres públicos mas desvia em proveito próprio. Nesta situação hipotética, o funcionário público praticou o delito de:
a) excesso de exação qualificado;
b)concussão qualificado;
c) excesso de exação;
d) corrupção passiva.
10. Juiz aposentado exige de uma parte mil reais para conseguir uma decisão na antiga comarca onde trabalhava. Nesta situação hipotética, o funcionário público:
a) não praticou crime funcional;
b) praticou concussão;
c) excesso de exação;
d) corrupção passiva.

Continue navegando