Georreferenciamento
4 pág.

Georreferenciamento


DisciplinaTécnico em Edificaçoes95 materiais573 seguidores
Pré-visualização1 página
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA PARAÍBA
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CENTRO FORMAÇÃO PROFISSIONAL JOSÉ WILLIAM LEMOS LEAL
BAYEUX \u2013 PARAÍBA
Aluno: Eloisa Rebeca Firmino Guedes Turno: Tarde
· GEORREFERENCIAMENTO
É um processo que permite determinar a exata posição geográfica de um imóvel rural e sua área por meio de um mapeamento que referencia os vértices de seu perímetro ao sistema geodésico brasileiro. 
O processo envolve etapas básicas como planejar, demarcar, medir, relatar e certificar, o que pode levar um tempo considerável de acordo com as dimensões e local da propriedade.
· Profissionais Habilitados
Para realizar o georreferenciamento de sua propriedade você deverá contar com profissionais com capacidades técnicas na área de topografia e certificados pelo CREA e INCRA para tal, existem diversos profissionais capacitados para executar este trabalho como Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Fortificação e Construção, Engenheiro Florestal, Engenheiro Geólogo, Engenheiro de Petróleo, Arquiteto e Urbanista, Engenheiro de Minas, Engenheiro Agrícola, Geógrafo, Geólogo, Tecnólogo ou Técnico de áreas afins. 
O profissional precisa entender os conceitos que envolvem o posicionamento preciso e o transporte de coordenadas, conhecer a documentação a ser apresentada para montagem do processo, conferir confrontantes e gerar memorial tradicional, anuências e planilha de cálculo de área, inserir a folha e a malha de coordenadas, enviar a planilha ODS para o SIGEF e compreender integralmente a norma técnica e seus manuais.
· Fundamentação Legal e Normativos
O método se tornou ainda mais importante com a aprovação de uma nova lei que exige que o proprietário de imóveis rurais relate ao INCRA seu exato posicionamento dentro do território de acordo com o tamanho de sua propriedade.
Essas informações são confrontadas com o banco de dados já existente na instituição, a fim de garantir a legalidade dessas propriedades, sem sobreposições com dados de outras propriedades já auferidas.
Essa análise poderá ser usada para conceder a CCIR aos proprietários, documento necessário para fazer praticamente qualquer procedimento que envolva o terreno da propriedade rural \u2014 desde solicitar algum benefício governamental até partilhar o imóvel, em caso de falecimento do dono, por exemplo.
Ou seja, propriedades que não contam com o CCIR podem perder várias vantagens e até mesmo sofrer com determinadas penalizações por não estarem de acordo com a legislação vigente. 
A escrituração de imóveis rurais não foi afetada pela lei que determina a obrigatoriedade do georreferenciamento não tendo mudado nada nesse sentido.
· Documentação Necessária
É necessário Retificar um Registro (\u201cretificação de área\u201d), além da identificação do imóvel, a averbação, a transcrição, a escritura pública e a certidão. As escrituras continuam sendo realizadas nos cartórios e tabelionatos, sem nenhum tipo de impedimento para a compra e venda de propriedades.
· Responsabilidades
 Com o georreferenciamento é possível saber exatamente qual é a localização dessa propriedade dentro do território do país sem nenhum tipo de dúvida. E o processo é muito útil para manter tudo dentro das normas, de modo que o proprietário do local saiba exatamente até onde vão suas terras. 
O georreferenciamento possa parecer mais um entrave burocrático criado pelo governo apenas para dificultar a vida do produtor rural, ele, na verdade, traz excelentes vantagens para o gestor de uma empresa agrícola, ele melhora a mobilidade no campo, aumento do controle da lavoura e produtividade e o Avanço na gestão do negócio.
· Exemplos
Por exemplo, se um sujeito tem a propriedade de um imóvel com cem hectares, vai precisar do georreferenciamento para determinar a exata posição geográfica do imóvel rural e demarcar locação de marcos em córregos em que posição locar os marcos geodésicos e locação de marcos no encontro do perímetro com estrada. E informar ao proprietário que se a posse (sem título) sobre mais trinta e uma concessão de uso de terras públicas de outros vinte, não poderá pretender que no Registro de Imóveis conste os centos e cinquenta hectares.
· LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO SOLAR
A localização e orientação através do sol, é utilizada há muito tempo, principalmente no passado quando pessoas que percorriam grandes distâncias se orientavam por meio da observação do sol. Já no caso da orientação por instrumentos, utilizada muito hoje em dia, foram criados diversos deles com objetivo de tornar o processo mais dinâmico e preciso, como a bussola. Existem vários outros instrumentos que servem para emitir informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização entre outras.
· Como saber a orientação solar de um terreno
A orientação solar é importante para a questão de arejamento da construção, no Brasil o sol nasce a leste e se põe a oeste, isso influencia na construção civil, pelo fato que os raios solares da parte da manhã irão bater em alguma parte da construção como exemplo uma casa. É recomendável pelos arquitetos, engenheiros e técnicos, que a parte dos quartos fiquem na direção em que o sol nasce (leste), pois é mais saudável, pelo fato que o sol da manhã é menos quente que o sol da tarde. Já a oeste, os raios solares ficam mais intensos, pelo fato que o sol está chegando ao seu pico (norte), e logo após isso ele se põe, em outras palavras é a parte mais quente do dia, por esse fator os engenheiros, arquitetos e técnicos recomendam que nessa parte da construção esteja, a cozinha, ou a garagem ou a área de serviço que é um local onde as pessoas não dormem. Agora se a casa estiver com os quartos apontados para o norte, os raios solares do leste a oeste pegarão boa parte da construção desde a lateral do quarto até mesmo o banheiro, a sala, a cozinha, ou seja, acaba deixando o ambiente muito mais quente e desconfortável para o morador.
· Como definir o norte de um projeto
Muitos engenheiros e arquitetos das obras, utilizam aplicativos que usam os pontos cardeais como referência de localização, como o Google Maps e o AutoCad. O Norte do Projeto normalmente tem base no eixo predominante da geometria de construção. Isso afeta a maneira como você efetua o croqui nas vistas e como as vistas são colocadas nas folhas.
· Orientação solar no Google Maps
Temos que abrir o Google Maps e pesquisar algum endereço, logo após isso acessar o modo \u201cStreet View\u201d (Visão da Rua) posicionando o bonequinho amarelo em algum ponto do endereço ai então no canto direito da imagem será possível notar a imagem de uma bússola. A parte vermelha da agulha indicará sempre o Norte da imagem.
· Grandezas Físicas
Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos
· Vetores
são  segmentos de reta  orientados, responsáveis pela caraterização das grandezas definidas como vetoriais elas indicam seu módulo(refere-se ao seu tamanho), direção(definidas de acordo com o sistemas de coordenadas) e sentido(indicada pela seta na extremidade do vetor). Exemplos: Módulo: grande ou pequeno; Sentido: norte, sul, leste, oeste; Direção: horizontal, vertical.
São classificadas em:
Escalares: Tipo de grandeza que é definida apenas a partir da informação do seu valor numérico (módulo), seguido de uma unidade de medida. Massa, temperatura e energia são exemplos de grandezas escalares;
Vetoriais: Tipo de grandeza que possui, além do valor numérico (módulo), direção e sentido. Força, velocidade e aceleração são exemplos de grandezas vetoriais. 
Vocabulário 
CCIR= Certidão de Cadastro de Imóvel Rural