Buscar

Proteção Penal dos Interesses da Administração Pública Prof

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Proteção Penal dos Interesses da Administração Pública 
 
Questionário Isolamento – Módulo 01 
1. Quais são as diferenças entre os crimes de concussão e extorsão? Discuta o cabimento de cada tipo penal. R: O crime de concussão é um crime funcional próprio, previsto no art. 316, CP, que diz “Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida”. Trata-se de um crime contra a Administração Pública, formal com pena de 2 a 12 anos e multa, sendo a entrega do valor mero exaurimento. Por outro lado, o crime de extorsão é um crime comum contra patrimônio, formal, tipificado no art. 158, CP em que a vítima é constrangida mediante violência ou grave ameaça, para satisfazer indevida vantagem econômica a alguém. A pena desse crime é de 4 a 10 anos e multa. 
 
2. É possível a tentativa do crime de extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento? R: Previsto no art. 314, CP, é possível a tentativa se as condutas acima descritas se iniciarem e forem interrompidas. 
 
3. O que diferencia o crime de peculato do crime de emprego irregular de verbas ou rendas públicas? R: O crime de Emprego irregular de verbas ou rendas públicas está previsto no art. 315, CP. Este delito refere-se às pessoas políticas que lidam com verbas públicas obtidas por tributos ou multas. Tais valores são contabilizados, obedecendo a lei orçamentária, mas os destinos são outros que não as rubricas contábeis indicadas no orçamento, ou seja, o agente usa a verba na própria área pública, mas no setor errado. Não desvia nem para ele, nem para outrem, pois constitui outro crime. Verba não é dinheiro, portanto, também não constitui Peculato. 
 
4. Discorra a respeito de todos elementares do crime de corrupção passiva. R: Previsto no art. 317, CP, o crime de corrupção passiva é um crime funcional próprio, sendo cometido por funcionário público que solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, ou, ainda, aceita a promessa de tal vantagem. É um crime doloso, formal ao solicitar e material nos demais núcleos, sendo assim um tipo misto alternativo, uma vez que admite vários núcleos. O crime se consome desde o momento da solicitação da vantagem, sendo 
os atos subsequentes meras consequências da conduta inicial. Também não admite o princípio da insignificância, segundo a Súmula 599 do STJ. 
 
5. Qual o significado do interesse pessoal e do sentimento pessoal no crime de prevaricação? R: O professor Damásio in memoriam, assim conceitua: Interesse pessoal é a vantagem pretendida pelo funcionário, seja moral ou material. O sentimento diz respeito ao afeto do funcionário para com as pessoas, como simpatia, ódio, vingança, despeito, dedicação, caridade etc. 
 
 
Proteção Penal dos Interesses da Administração Pública Prof. Araújo 
 
Questionário Isolamento – Módulo 02 
 
1. Quais são as condutas incriminadas no crime de condescendência criminosa? R: O crime condescendência criminosa está tipificado no art. 320, CP e prevê as seguintes condutas omissivas: deixar, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe faltar competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. 
 
2. Qual o crime praticado por funcionário que patrocina interesse próprio junto à Administração Pública? R: Trata-se do crime previsto no art. 321, CP, advocacia administrativa, que prevê, “patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário”. 
 
3. O crime de violência arbitrária encontra-se em vigência tendo em vista a Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019)? R: A nova Lei de Abuso de Autoridade não criminaliza diretamente algumas condutas imbuídas de violência, sobretudo física ou psicológica, antes punidas pela ora revogada Lei nº 4.898/1965, as quais permanecem objeto de outras infrações penais, sobretudo do Código Penal (violência arbitrária, concussão, sequestro etc.) e da Lei de Tortura (Lei Federal n° 9.455/1997). 
 
4. O abandono de função ou emprego público tipifica a conduta descrita no artigo 323 do Código Penal? Explique. R: Sim. Trata-se de um crime contra a administração pública em que o sujeito ativo da conduta é o funcionário público que, sem justo motivo devidamente comprovado, pratica o abandono do cargo, fora dos casos permitidos em lei. 
 
5. Faça uma breve análise comparativa entre a violação de sigilo funcional e a Lei n. 12.550/2011. 
R: A Lei n. 12.550/2011 foi promulgada para criar a denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Educação, com prazo de duração indeterminado. Segundo essa Lei, no seu capítulo V, São objetos da proteção do conteúdo sigiloso, os seguintes certames de interesse público: I – concurso público; II – avaliação ou exame públicos; III – processo seletivo para ingresso no ensino superior; ou IV – exame ou processo seletivo previstos em lei”, que tem relação com o crime de sigilo funcional que é manter segredo. O crime de violação de sigilo funcional diz: "Revelar fato que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação:" Pena - Detenção, de 6 meses a 2 anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

Outros materiais