A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ESTUDO DIRIGIDO - Questionário respondido

Pré-visualização | Página 1 de 2

Estudo Dirigido 
ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO PARA CLÍNICA ODONTOLÓGICA I
1)Sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) responda:
a)Quais são os EPIs de proteção para a cabeça, tronco, membro superior e membro inferior?
R: Gorro, Jaleto ( avental ), luvas e calçados.
b)Com qual frequência devem-se trocar as máscaras?
R:Devem ser descartadas após o atendimento de cada paciente ou quando se encontrarem umedecidas. 
c)Quais são as luvas que o dentista deve usar em seu dia-a-dia?
R:A luva cirúrgica estéril, a de atividade de procedimentos clínicos e a de limpeza.
d)O protetor facial substitui o uso de qual EPI?
R:Podem substituir os óculos de proteção mas não substituem a máscara
2)Com relação aos preceitos do Código de Ética Odontológica e do Código de Processo Ético Odontológico cite um exemplo de infração ética odontológica em propaganda e publicidade. 
R:Divulgar os serviços do consultório pela internet via mala direta, sites promocionais ou de compras coletivas, telemarketing, estandes ou carros de som.
3)Explique como ocorre o monitoramento físico, químico e biológico do processo de esterilização, citando detalhes sobre o monitoramento biológico. 
R: Monitoramento físico - Consiste na observação e registro dos dados colhidos nos mostradores dos equipamentos, como a leitura da temperatura, da pressão e do tempo em todos os ciclos de esterilização ; Monitoramento químico- É realizado com o uso de indicadores químicos que avaliam o ciclo de esterilização, pela mudança de cor, na presença da temperatura, tempo e vapor saturado, conforme o indicador utilizado. Podem ser usados indicadores de processo, teste Bowie-Dick, de parâmetro simples, multiparamétrico, integrador e emuladores ; Monitoramento biológico - O monitoramento biológico é realizado utilizando-se tiras de papel impregnadas por esporos bacterianos do gênero Bacillus, de bactérias termofílicas formadoras de esporos, capazes de crescer em temperaturas nas quais as proteínas são desnaturadas. Os pacotes contendo os indicadores devem ser colocados em locais onde o agente esterilizante chega com maior dificuldade, como próximo à porta, junto ao dreno e no meio da câmara. Tal procedimento deve ser realizado semanalmente. Para a autoclave utiliza-se o geobacilo esporulado Stearothermophillus, disponível em sistemas autocontidos de 2a e 3a gerações, os quais apresentam seus resultados após 48 horas e três horas respectivamente. Para estes sistemas existem estufas incubadoras próprias.
4)Explique os procedimentos a seguir:
- Limpeza:
I - Limpeza manual: 
R: É o procedimento realizado manualmente para a remoção de sujidade, por meio de ação física aplicada sobre a superfície do artigo, usando:
a) Escova de cerdas macias e cabo longo.
b) Escova de aço para brocas.
c) Escova para limpeza de lúmen.
d) Pia com cuba profunda específica para este fim e preferentemente com torneira com jato direcionável.
e) Detergente e água corrente.
II - Limpeza Mecânica
 R:É o procedimento automatizado para a remoção de sujidade por meio de lavadoras com jatos de água ou lavadoras com ultra-som de baixa freqüência, que operam em diferentes condições de temperatura e tempo. Esse tipo de limpeza diminui a exposição dos profissionais aos riscos ocupacionais de origem biológica, especialmente, aos vírus da hepatite e HIV. 
- Enxágue: 
R:Deve ser realizado em água potável e corrente, garantindo a total retirada das sujidades e do produto utilizado na limpeza. A qualidade da água tem relação com a durabilidade do instrumental, sendo recomendado que o último enxágüe seja feito com água livre de metais pesados. Os artigos que contêm lúmen devem ser enxaguados com bicos de água sob pressão.
- Secagem: 
R:Deve ser criteriosa para evitar que a umidade interfira nos processos e para diminuir a possibilidade de corrosão dos artigos. Pode ser realizada com a utilização de pano limpo e seco, exclusivo para esta finalidade, secadora de ar quente/frio, estufa regulada para este fim e/ou ar comprimido medicinal.
- Desinfecção:
R:A desinfecção é definida como um processo físico ou químico que elimina a maioria dos microorganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos. Este processo deve definir a potência de desinfecção, de acordo com o artigo a ser tratado. Existem diversos produtos para desinfecção que devem possuir registro junto ao Ministério da Saúde e necessitam ser avaliados com relação ao custo – benefício, à eficácia e ao artigo a ser processado.
- Empacotamento: 
R:A embalagem deve permitir a penetração do agente esterilizante e proteger os artigos de modo a assegurar a esterilidade até a sua abertura. Para esterilização em autoclave, recomenda-se papel grau cirúrgico, papel crepado, tecido não-tecido, tecido de algodão cru (campo duplo), vidro e nylon, cassetes e caixas metálicas perfuradas. Embalagens compostas de papel grau cirúrgico e/ou filme plástico polipropileno-polietileno e nylon devem ter o ar removido antes da selagem, pois o ar atua como um obstáculo na transmissão de calor e de umidade. Pinças e tesouras devem ser esterilizadas com suas articulações abertas. O fechamento do papel grau cirúrgico e filme plástico ou do nylon deve promover o selamento hermético da embalagem e garantir sua integridade. A faixa de selagem deve ser ampla, preferencialmente, de 1 cm ou reforçada por duas ou três faixas menores. Recomenda-se promover o selamento deixando uma borda de 3 cm, o que facilitará a abertura asséptica do pacote. As embalagens devem ser identificadas antes da esterilização. A identificação deve ser feita em fita ou etiqueta adesiva e deve conter a descrição do conteúdo, quando necessário, data e validade da esterilização e nome do funcionário responsável pelo processamento do artigo. A improvisação de embalagens para o processamento de artigos odontológicos é contra-indicada.
- Esterilização: 
R:A esterilização é o processo que visa destruir ou eliminar todas as formas de vida microbiana presentes, por meio de processos físicos ou químicos. Para garantir a esterilização, é fundamental que os passos já citados do processamento de artigos sejam seguidos corretamente.Na Odontologia, os processos de esterilização indicados são:
a) Físicos: utilizando-se o vapor saturado sob pressão (autoclave).
b) Químicos: utilizando-se soluções de glutaraldeído a 2% e de ácido peracético a 0,2%.
- Assepsia: 
R:Conforme a definição, a prática da assepsia se utiliza de meios apropriados para impedir a introdução de micro-organismos no organismo. Ela difere da antissepsia, pelo fato de não empregar agentes terapêuticos. Neste contexto, os profissionais de saúde utilizam medidas de assepsia para evitar, direta ou indiretamente, a transmissão de micro-organismos.Algumas medidas assépticas importantes são: Utilizar técnicas rigorosas para lavagem das mãos e higiene pessoal meticulosa; Usar adequadamente os equipamentos descartáveis; Desinfectar a unidade do paciente, após a alta; Usar máscaras, luvas, aventais etc., nas áreas de isolamento; Limpar e esterilizar adequadamente os equipamentos hospitalares; Descartar adequadamente os resíduos hospitalares e os materiais contaminados etc.
- Antisepsia:
R:Procedimento para a desinfecção de tecidos vivos. No caso podemos citar a boca do paciente antes de uma cirurgia, para prevenir infecções.
5)Em relação à esterilização explique como funciona o ciclo da autoclave (parâmetros de temperatura, tempo e pressão). 
R:Na autoclave, após a colocação dos materiais, o equipamento deve ser fechado e assim dar início ao ciclo. O ciclo envolve padrões e estes são: a temperatura varia entre 121ºC a 127ºC, a pressão aplicada é de 1 atm, o tempo do ciclo varia entre 15 a 30 minutos. Para temperatura de 132ºC a 134ºC, a pressão aplicada é de 2 atm e o tempo de ciclo é de 4 a 7 minutos de esterilização. Quando o ciclo da autoclave terminar, deve ser aberta a porta do equipamento e aguardar que a temperatura caia a 60 graus para que os materiais possam ser retirados.
6)Como o material deve ser

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.