Logo Passei Direto
Buscar

Plano de Aula 1 - Grande e Pequeno

Modelo de plano de aula para Educação Infantil alinhado à BNCC que indica como elaborar tema, finalidade, conteúdo, duração, movimentos da aula (abertura, desenvolvimento, fechamento), atividades e orientações ao professor, recursos e indicadores de avaliação e autoavaliação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

NOME COMPLETO
	Camila Cristina Squillace
	RGM
	365307
	INSTITUIÇÃO
	Universidade Braz Cubas
	DATA
	
	CURSO
	Licenciatura em Pedagogia
	DISCIPLINA
	Educação Infantil
	PLANO DE AULA 
DESCRIÇÃO: O plano de aula é o grande norteador da atividade do(a) professor(a). A sua elaboração visa a estabelecer, com clareza, os objetivos, os conteúdos, as habilidades e competências, e as estratégias e metodologias para desenvolvê-los. Tomar com base de parâmetro oficial a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018), de acordo com o ano o nível de ensino escolhido. No template abaixo, antes de descrever o Plano de Aula, estabeleça a relação do seu Plano de Aula com o que está indicado na BNCC(2018).
TEMA
Toda aula precisa ter um tema principal, relacionado ao conteúdo e à finalidade. Escolha um nome interessante que estimule o interesse do aluno, esteja bem relacionado ao conteúdo a ser abordado, facilitando o acesso por palavras-chave.
Exemplos:
1. A importância da análise de documentos para os estudos da História
2. Revisão, correção e avaliação: etapas do processo de escrita
FINALIDADE
A finalidade é o que se pretende que o aluno desenvolva e alcance com essa aula. Para isso, deve-se responder à pergunta: Sobre qual ou quais conteúdos trata essa aula? Quais conhecimentos podem ser construídos a partir dessa aula? Quais competências, habilidades e atitudes devem ser desenvolvidas a partir dessa aula? Alguns verbos que devem ser utilizados, dependendo do que se almeja trabalhar na aula: compreender, refletir, identificar, explorar, analisar, comparar, entre outros.
Exemplos:
1. Relacionar clima e relevo para identificar e caracterizar flora e fauna de uma dada região. 
2. Identificar a presença e as funções dos adjetivos e dos advérbios nas autobiografias.
CONTEÚDO 
Com base no currículo e nos parâmetros oficiais definidos para o ano e nível de ensino escolhidos, determine o conteúdo que será trabalhado. Uma boa fonte para pesquisar os conteúdos são os livros didáticos e o parâmetro oficial determinado para essa atividade é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018). Lembrar de que ao falarmos de conteúdos não estamos nos referindo apenas a conceitos, mas também a procedimentos e processos que estão relacionados a competências e habilidades específicas das áreas e seus componentes (BNCC, 2018). Por exemplo: “Etapas da escrita: planejamento, elaboração do texto, revisão e reescrita no gênero conto popular”, pode ser um conteúdo. 
DURAÇÃO
Propor que a aula aconteça no tempo de 50 minutos, que é o mais comum nas escolas. Caso haja necessidade, você poderá propor uma aula dupla, de 100 minutos, o que pode ocorrer em algumas escolas.
MOVIMENTO DA AULA: Toda aula é uma narrativa que deve seguir três movimentos: abertura (introdução); desenvolvimento (a aula propriamente dita) e fechamento (conclusão). A introdução e o fechamento devem ter no máximo de 5 a 10 min. Deve-se garantir que a maior parte da aula esteja no desenvolvimento.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR
O plano de aula deve descrever o passo a passo da aula, o como fazer, e explicar quais atividades serão propostas e como serão desenvolvidas em cada um dos movimentos da aula (introdução, desenvolvimento, fechamento), ou seja, 
i. quais estratégias didáticas serão utilizadas (apresentação de slides, escuta de músicas, rodas de conversa, leitura de textos, vídeos, pesquisa em sites confiáveis na internet que explorem o conteúdo a ser trabalhado, etc.); 
ii. como os alunos serão organizados (individualmente, em duplas ou grupos, coletivamente) e, 
iii. quais prováveis intervenções do professor tanto em pequenos grupos quanto coletivamente.
Vale lembrar que a ideia é trabalhar o protagonismo dos alunos, para que ele busque também as informações necessárias para a construção do conhecimento. Trabalhar com situações problema ou perguntas problematizadoras são estratégias bem-vindas.
RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS
Listar os materiais que serão necessários para desenvolver a aula. Tanto textos impressos quanto recursos e ferramentas tecnológicas, dispositivos de multimídia que envolvem acesso à internet e permitem a transmissão e gravação de áudios, vídeos, fotografias ou outras imagens, a disponibilização de jogos, etc.
INDICADORES DE AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO
O plano de aula, deve contemplar também indicadores para que o(a) professor(a) possa avaliar a aula e fazer uma auto-avaliação de sua atuação. O registro pode ser feito brevemente durante a aula ou logo depois. Perguntas norteadoras para elaborar esses indicadores: Como foi o envolvimento e a participação dos alunos na aula? O que foi construído como novo conhecimento? Quais foram as reflexões realizadas por eles? O que deu certo na aula? O que deixou a desejar? Suas estratégias deram conta de desenvolver o tema? O tempo foi suficiente? O que pode ser aprimorado para outra aula? Quais foram as dificuldades dos alunos? E as facilidades? Houve interação? Escolha apenas alguns, para o seu aperfeiçoamento constante.
REFERÊNCIAS
Você deve apresentar, seguindo as normas da ABNT quais linhas teórico-metodológicas, autor(es) e a obras respaldam a sua aula. Indique espaços digitais, ou não, em que você pesquisou materiais teóricos ou práticos para o desenvolvimento da aula. Por fim, liste as principais referências dos textos utilizados para análise ou leitura.
PLANO DE AULA 
Indicadores BNCC (2018)
	COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA (BNCC): Ex: Linguagens, Ciências da Natureza Ciências Humanas etc.
Eleger aquela(s) que será(ão) orientadoras da aula – Digite na linha abaixo:
	Linguagens.
	COMPONENTES CURRICULARES (BNCC): Ex: Língua Portuguesa, Educação Física, História etc. Digite na linha abaixo:
	Matemática e Artes
	OBJETOS DO CONHECIMENTO (BNCC)
	HABILIDADES (BNCC)
	Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
	Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
	TEMA: Toda aula precisa ter um tema principal, relacionado ao conteúdo e à finalidade. Digite na linha abaixo:
	Tamanho (Grande e Pequeno).
	FINALIDADE: Quais conhecimentos podem ser construídos a partir dessa aula? Quais competências, habilidades e atitudes devem ser desenvolvidas a partir dessa aula? Utilize verbos como: compreender, refletir, identificar, explorar, analisar, comparar, entre outros. Digite na linha abaixo:
	 Identificar objetos, comparar e descrever seus tamanhos, assim desenvolvendo as “habilidades cognitivas” dos alunos.
	CONTEÚDO: Com base no currículo e nos parâmetros oficiais definidos para o ano e nível de ensino escolhidos, determine o(s) conteúdo(s) que será (ão) trabalhado(s). Digite na linha abaixo:
	Observar os diferentes tamanhos que existe em nosso meio comum, separar e distinguir o que é grande e o que é pequeno. 
	DURAÇÃO: determinar o tempo de aula. Digite na linha abaixo:
	50 Minutos.
	DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR. Digite em cada uma das linhas abaixo.
	Introdução: Coloque um par de sapatos realmente grandes demais e forme um círculo ao redor com as crianças, diga a elas que você está tendo problemas em usar os sapatos porque eles continuam saindo do pé e pergunte se elas sabem o problema que causa isso.
Quando um aluno falar “É porque eles são grandes demais”, peça que ele empreste os seus sapatos, em seguida, pergunte por que o sapato do colega não entra no seu pé. Assim que os alunos responderem “porque ele é muito pequeno”, elogie os pequenos e diga que eles estão certos.
	Desenvolvimento: Peça que cada criança diga algo que considere grande e algo que considere pequeno. Então lhes diga que o grande e pequeno se refere ao tamanho dos objetos, explique que a aula de hoje será sobre grande e pequeno.
Em um pedaço de papel grande, peça que as crianças desenhem coisas grandes (elefante, casa, carro, etc.); no papel pequeno, peça aos alunos que desenhem coisas pequenas (borracha, arroz, alfinete, etc.); em seguida, peça para fazerem braceletes ou colares intercalandoas miçangas grandes e pequenas.
	Conclusão: Após concluir as atividades, reúna as crianças e pergunte o que aprenderam sobre grande e pequeno e termine com uma pergunta simples e divertida: “Como você acha que é ser uma formiga em um mundo tão grande?”.
	RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS. Digite na linha abaixo:
	Lápis; Giz de cera; Pedaço de papel de tamanhos variados (pequenos e grandes); Pedaços de elástico; Miçangas grandes e pequenas e pares de sapatos.
	INDICADORES DE AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO. Digite na linha abaixo:
	Atenção e autonomia individual dos alunos ao desenhar; separar os objetos e fazer os braceletes e colares;
Participação e desenvolvimento individual e coletivo nas atividades propostas.
	REFERÊNCIAS. Digite na linha abaixo:
	https://www.impare.com.br/post/2018/08/01/planejar-na-educação-infantil-como-organizar-o-plano-de-aula-a-partir-da-bncc

Mais conteúdos dessa disciplina