Buscar

1atividade51267_280320093216

Prévia do material em texto

Caro aluno,
Você deverá responder as questões e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem no QUADRO DE AVISOS e no FORUM.
ATIVIDADES DA AULA 1 (5,0)
Você deverá responder as questões e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o seguinte endereço eletrônico:  mariaalice@unigran.br ou rutedesouza@unigran.br
PARTE A (2.5)
1. Observe as charges abaixo e indique quais são os elementos da comunicação:
A)
 INCLUDEPICTURE "https://www.chargeonline.com.br/php/charges/hector.jpg" \* MERGEFORMATINET 
Emissor: Autor da charge Hector
Receptor: Leitores da charge
Mensagem: Todo texto escrito mais a imagem.
Canal de Comunicação: Charge
Código: Verbal e não verbal
Referente: Campanha Pandemia covid19
__________________________________________________
PARTE B (2,5)
Questão 1
Reconheça a função da linguagem predominante nos atos ou nas situações de comunicação a seguir:
a) “O hábito de caminhar é saudável e não apresenta contraindicação. É considerado pelos médicos como um dos melhores exercícios aeróbicos que se pode fazer. Além disso, não exige equipamento sofisticado.” R: Função referencial
b) – Está em casa?
 - Estou sim! É você João?
 - Sou. Sabe o que Maria me disse?
 - Que ontem não foi à aula...
 - Sim...
 - ... por causa da chuva... está me ouvindo?
 - Estou... fala.... R: Função Fática.
c) Aplique em ouro e conte com todas as vantagens. R: Função Conotativa ou apelativa.
d) Poema concreto de Paulo Leminski
R: Fumção Emotiva ou Expressiva
e) 
 
R: Função Emotiva. 
ATIVIDADES DA AULA 2 (5,0)
Você deverá responder as questões e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o seguinte endereço eletrônico:  mariaalice@unigran.br ou rutedesouza@unigran.br
ATIVIDADES DA AULA 2 (LEITURA: INTERPRETAÇÂO DE TEXTOS)-1.25
RESPOSTAS (0,62 CADA)
	 1 A
	2 B
	3 D
	4 B
	5 C
	6 D
	7 E
	8 E
	
	
	
	
	QUESTÃO 01
Texto A
(Disponível: http://afro-saqua.blogspot.com.br/. Acesso 17/02/2015.)
Texto B
A intolerância religiosa se tornou uma das principais causas de perseguição das minorias no mundo, segundo o relatório anual da organização não governamental Minority Right Groups International (MRG). Segundo a ONG, o aumento do nacionalismo religioso, a marginalização econômica e os abusos derivados das leis antiterroristas estabeleceram uma pauta crescente de perseguição das minorias religiosas, que devem fazer frente regularmente a ataques, detenções, torturas e restrições de suas liberdades fundamentais em todos os continentes. "A intolerância religiosa é o novo racismo", declarou Mark Lattimer, diretor da MGR. "Muitas comunidades que enfrentaram discriminações raciais durante décadas são agora perseguidas por causa de sua religião", acrescentou. (Disponível: http://psicologiaespiritualgs.blogspot.com.br/2011/02/as-deficiencias-do-planeta-parte-iv.html. Acesso 17/02/2015).
A partir dos textos acima avalie as afirmações a seguir e marque a opção correta:
a) A religião Candomblé apresenta maior índice de vulnerabilidade pelo fato de seus seguidores serem, unanimemente, negros.
b) Os adeptos à religião espírita estão entre os que menos foram vítimas de intolerância.
c) A intolerância religiosa é um fato atual que não pode, sob forma alguma, ser comparada ao preconceito racial.
d) Os dados acima podem ser entendidos como constatação ao desrespeito às singularidades dentro da multiplicidade que compõe o mosaico cultural do país. 
e) Os católicos e cristãos apresentam índices discrepantes por partilharem de crenças similares. 
QUESTÃO 02
Durante a Ditadura, mesmo com a censura, a cultura brasileira não deixou de criar e se espalhar pelo país e a arte se tornou um instrumento de denúncia da situação do país. Dos festivais de música despontam compositores e intérpretes das chamadas canções de protesto.
(Disponível em: <https://ditaduraportalprofessor.wordpress.com/cultura-na-ditadura/>. Acesso em: 20 fev. 2015). 
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas. 
I. Os anos 60 e 70 vivenciaram o esplendor da produção musical no Brasil. Compositores e cantores como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil elevaram o cenário da música nacional a níveis de criatividade raramente experimentados. 
PORQUE
II. Boa parte dessa produção não foi motivada pela combativa resistência à repressão militar, que então cerceava, através dos meios mais perversos, as liberdades artísticas.
(Disponível em: <http://educacao.globo/historia/assunto/ditadura-militar/manifestacoes-culturais.html>. Acesso em 20 fev. 2015).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 03
I. Com a nova Lei 13.006 [Lei nº 13.006, de 26 junho de 2014], a exibição de filmes nacionais constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola. A coordenadora adjunta do Programa de Alfabetização Audiovisual pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, Maria Angélica dos Santos, analisa a norma que torna obrigatória a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais, enfatizando que, sua importância, no contexto do cinema e educação, está ligada à formação de público. “É, sem dúvida, um resultado importante que pode ser comemorado”, considera, lembrando que será necessário operar um redimensionamento da rede escolar, tendo em vista a adequação ao que a lei propõe. 
(Disponível: < http://observatoriodadiversidade.org.br/site/lei-no-13-006-obriga-exibicao-de-filmes-de-producao-nacional-nas-escolas-de-ensino-basico/>. Adapt. Acesso 23/02/2015).
II. RIO - Pelo menos 43 mil escolas brasileiras não estão preparadas para atender à nova lei que determina a exibição mensal de, pelo menos, duas horas de filmes produzidos no Brasil. O número corresponde às instituições que não têm televisão, de acordo com o Censo Escolar de 2013. O número aumenta quando se trata de aparelhos de DVD – do total de 190,7 mil colégios, mais de 48 mil não têm o equipamento. Em relação aos retroprojetores, que também podem ser usados na exibição de filmes, apenas um terço (63 mil) tem o equipamento. 
(<http://www.ebc.com.br/educacao/2014/07/pelo-menos-43-mil-escolas-brasileiras-nao-tem-equipamentos-para-exibir-filmes>. Acesso em: 23 fev. 2015).
Ao analisar os excertos, fica evidente que:
a) Ambos os textos se referem à necessidade de articulação entre as atuais conjunturas escolares e o que se propõe por meio da lei citada;
b) A lei nº 13.006 assegura, a partir de sua vigência, maior divulgação da arte nacional: música, literatura, teatro e cinema.
c) O texto I deixa evidentes os aspectos favoráveis da lei 13006, enquanto que o texto II aponta a impossibilidade de seu alcance;
d) O texto II, ao contrário do primeiro, menciona o fato de que é preciso melhorias consoantes às atuais condições escolares de adequação à lei 13006;
e) É provável que, em um breve espaço de tempo, a lei não atinja os resultados esperados, mas que causará impactos no que tange ao uso das novas tecnologias na escola.
QUESTÃO 4
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ideia de que tudo é válido, que não há mais fronteira para nada, de que podemos caminhar para qualquer lugar ideológico porque tudo é a mesma coisa, de que a história perdeu seu rumo, habita o inconscientesocial, levando as pessoas a agirem sem pensar e quase sempre de maneira homogênea e equivocada. 
(Disponível: http://www.faroldenoticias.com.br/site/opiniao-a-preocupante-inversao-de-valore-no-mundo-do-pragmatismo-capitalista/. Acesso 22/02/2015.)
PORQUE
II. Apesar do mundo pós- moderno ter nos acordado das utopias prometidas e não cumpridas pela modernidade (uma espécie de pesadelo) traz no bojo de suas “mutações” sociais, elementos que tornam o ser humano menos humano e a tecnologia, a fama, o dinheiro e o poder cada vez mais imponentes, atrativos, admirados e cobiçados por todos.
 (Disponível: http://www.faroldenoticias.com.br/site/opiniao-a-preocupante-inversao-de-valore-no-mundo-do-pragmatismo-capitalista/. Acesso 22/02/2015.)
Acerca das asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 05
TEXTO 1
Não podemos deixar que as ameaças mudem nossa ideia de democracia
“Os disparos pareciam não terminar nunca. Mas, na realidade, só conseguimos ouvir o ataque. Entre nós e o assassino havia uma parede.” A voz de Lars Vilks, o desenhista sueco que era o alvo do atentado de sábado, 14/02/2015, em Copenhague, parece tranquila. Está acostumado às ameaças de morte desde que, em 2007, realizou uma série de desenhos para uma mostra, onde representava Maomé com os traços de um cachorro. “Nunca foi minha intenção ofender o profeta. Fiz isso para reafirmar que a arte deve ser livre”, explicou em diferentes ocasiões.
Desde então, sobreviveu a dois atentados, vive com escolta em um local secreto, dorme com um machado debaixo do travesseiro e construiu um refúgio blindado em casa, caso alguém consiga entrar. [Vilks anunciou nesta segunda-feira que ficará recluso em um lugar “totalmente desconhecido” durante “uns dias ou uma semana”]. “Estou preparado para esse tipo de coisa. Pode ser que os participantes do encontro de Copenhague tenham vivido momentos terríveis, medo, horror. Não posso falar o mesmo, pois convivo com as ameaças há muitos anos. E estou bem protegido.”
(Disponível <http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/16/internacional/1424115668_544923.html>Acesso 20/02/2015.Adapt.)
TEXTO 2
“Eu defendo tanto a liberdade de expressão como o direito da sociedade de enfrentá-la. Tenho que pagar o preço por ser diferente. É a ordem natural das coisas.” 
Naguib Mahfouz, escritor egípcio, prêmio Nobel/1998, 1911-2006.
A partir dos textos acima, e do tema que abordam, analise as alternativas e assinale a correta:
a) No Texto 1, o desenhista sueco afronta e condena claramente os ataques e pede uma resposta das autoridades, o que é contrário ao Texto 2. 
b) No Texto 2 a posição do autor a respeito da violência é claramente de medo e indignação, já, no Texto 1, a posição do desenhista é de afronta à violência.
c) Nos dois textos a relação se estabelece a partir da consciência de ambos, cartunista e escritor, de que há pessoas que não concordam com suas obras.
d) Nos dois textos fica clara a posição de provocação e desrespeito às religiões propagadas pelas obras dos dois artistas, o que justifica a violência de grupos extremistas.
e) Segundo a declaração do desenhista sueco a sociedade contemporânea apoia qualquer ato que objetive a ridicularização de culturas que fujam ao padrão ocidental de comportamento.
Questão 06
CAMPANHAS ANTIDROGAS
[...] Você já parou para pensar que não existe campanha antidrogas? Se a imprensa e o governo tivessem usado todo o dinheiro e energia gastos em campanhas inócuas de desarmamento, de entrega voluntária de armas, de manifestações “pela paz”, em uma campanha antidrogas, tenho certeza que o proveito teria sido bem maior, que muitas vidas teriam sido salvas, que famílias não teriam sido destruídas. Parece que esse tipo de campanha não interessa e não interessa mesmo.
 [... ]Liberar ou descriminalizar as drogas será realmente oficializar o verdadeiro império global do narcotráfico, anistiando assim os milhares de homicídios, sequestros, assaltos e tantos outros crimes cometidos para sua perpetuação. Será elevar exponencialmente o número de drogados, criando hordas de zumbis químicos que cometerão mais crimes para assim sustentar o seu vício, agora legalizado. 
[ ...] Esse deve ser um dos motivos para desarmar o cidadão honesto, já imaginaram como isso atrapalharia o faturamento? Quando eu tinha 8 anos pedi uma espingarda de chumbinho para meu pai, ganhei. Com 10 anos minha filha também ganhou uma e hoje já é campeã de tiro, quem sabe estará nas olimpíadas do Rio de Janeiro? Se fosse por todo esse pessoal acima, muito melhor seria que ambos tivéssemos pedido um cigarro de maconha, um papelote de cocaína ou uma pedra de crack, aí quem sabe estaríamos também nas olimpíadas assaltando os turistas...
 (Disponível: http://www.mvb.org.br/campanhas/drogas. Acesso 09/02/2015.)
Acerca do texto acima “Campanhas antidrogas”, avalie as afirmações a seguir. 
I. A liberação das drogas poderá aumentar o tráfico de drogas e o crime organizado, o que cria "uma expectativa ingênua” de que a legalização manteria os grupos criminosos longe dessas atividades. 
II. Com a liberação, aumentará o número de dependentes químicos o que contribuirá para o aumento da criminalidade, pois precisarão sustentar seus vícios.
III. A liberação das drogas poderá influenciar também na legalização do uso de armas de fogo o que poderá contribuir com o aumento do número de assaltos, sequestros e violência.
IV. No Brasil um dos motivos para o não desenvolvimento de esportes como o Tiro é a proibição do uso de armas.
É correto o que se afirma em:
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 07 
[...]Se, do ponto de vista ambiental, a questão central da mobilidade é a eficiência energética, do ponto de vista econômico refere-se à perda de produção. Se, do ponto de vista social, salta aos olhos a perda de qualidade de vida da população em geral, do ponto de vista individual há uma perda de autonomia na definição de como usar o tempo, talvez o bem mais precioso para um indivíduo. O tempo é totalmente perecível, no sentido que só pode ser usado uma única vez, sendo uma verdadeira tragédia não poder escolher como usar o próprio tempo. Se os governos investirem em modelos eficazes e eficientes de mobilidade urbana, todos ganham em qualidade de vida e em produtividade econômica. É urgente que isso seja feito com coragem política para tomar as decisões necessárias, buscando soluções que permitam maior qualidade de vida a todos. [...]
(Helio Matar. Instituto Akatu - 01/02/2014)
 (Disponível: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/sustentabilidade/melhor-mobilidade-traz-beneficios-economia-pais-qualidade-vida-pessoas-772097.shtml?func=2 Acesso 17/02/2015). 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas: 
I. Os problemas com a mobilidade urbana acarretam prejuízos em várias áreas da sociedade, como: social, ambiental, econômica e individual. 
PORQUE
II. O deslocamento dos moradores é feito por meio de transporte e infraestrutura de má qualidade e pouco eficiente, cujos efeitos negativos resultarão em problemas para o meio ambiente, com o uso de energia não renovável. Já em relação à economia, o tempo gasto pelo trabalhador no percurso até o trabalho, gera perda de produção e, por fim, o mau uso que se faz do tempo implica problemas individuais e, consequentemente, sociais pela falta de qualidade de vida. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, masa II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
QUESTÃO 08
ÉPOCA - As propagandas passam a ideia de que você é infeliz, gorda e feia. Ao comprar determinado produto, porém, poderá ser feliz, jovem, magra. E com namorado. Sutilmente, dizem que podem melhorar sua vida. Além disso, a cultura do consumo corta a ligação com a família. Quem tem amigos não consome tanto. Quando se tem família, tudo acontece ao redor dela. Longe de ambos, é preciso pagar por tudo. O consumismo cresce quando essas ligações são rompidas. O consumismo nos ensina que o mundo é morto, sem vida. Ele faz você se sentir sozinho. Por isso, tento reconectar as pessoas entre si e com seu mundo interior. 
(Disponível: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG73402-6060,00.html. Acesso em: 24/02/2015.)
De acordo com o texto,
a) o consumismo é algo inerente ao ser humano, desse modo, não é necessário incentivo por meio de propagandas para o consumo exagerado.
b) as propagandas contribuem com a autoestima ao mostrarem que por meio das compras de determinados produtos todos podem alcançar a aparência desejada.
c) a mídia é um fator benéfico para o orçamento pessoal e familiar, porque é através das propagandas conseguimos nos distanciar do consumismo, adquirindo, de fato, apenas o necessário.
d) a presença de amigos e familiares no convívio diário contribui de forma acentuada para o consumismo, pois a troca de presentes, o gasto com jantares e etc. aumenta.
e) as propagandas são maléficas, pois por meio de uma ilusão, mostram que precisamos mais de produtos do que de pessoas para sermos felizes.

Outros materiais