Buscar

AV1 DEONTO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: ___________________________________________________________________________R.A__________________ 
ORIENTAÇÕES: 
Faça a prova a caneta preta ou azul. 
AS RESPOSTAS DEVEM SER TRANSCRITAS PARA A FOLHA DE RESPOSTA, NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RESPONDIDAS FORA DO CAMPO ESPECÍFICO, SEM RASURAS. 
Durante a realização da prova não será permitida a comunicação entre os (as) acadêmicos (as). 
Não é permitida a utilização de qualquer material de consulta, exceto quando for autorizado pelo professor. 
Responda com letra legível. No caso de erro, risque com um traço simples a palavra, a frase, o trecho ou o sinal gráfico, e escreva o seu substitutivo. Lembre-se: os parênteses não podem ser utilizados para tal finalidade. 
Leia atentamente o enunciado das questões e busque atender exatamente ao solicitado. 
A partir do momento em que o professor começar a distribuir as provas haverá um período de 30 minutos de tolerância para atrasos, não sendo permitida a saída de alunos da sala. 
É proibido o porte e o uso de aparelho de telefone celular, palm-top ou qualquer outro equipamento eletrônico durante a realização da prova. 
A prova terá a duração de 1H40 minutos. 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 
Coerência entre as respostas e as ideias do autor do texto adotado; 
Coesão de ideias com o que foi debatido em sala de aula; 
Organização textual, ou seja, textos com introdução, desenvolvimento e conclusão; 
Atendimento ao que foi solicitado no enunciado das questões. 
1- A lei que dispõe sobre o controle sanitário de insumos farmacêuticos os define como sendo: (1,0 ponto) 
a) Substância ou matéria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitária. 
b) Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos. 
c) Droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes. 
d) A substância, produto, aparelho ou acessório não enquadrado nos conceitos anteriores, cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou afins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes, e ainda os produtos dietéticos, óticos, de acústica médica, odontológicos e veterinários. 
e) Produto tecnicamente elaborado para atender às necessidades dietéticas de pessoas em condições fisiológicas especiais.. 
2. A Lei 5.991/73 definia farmácias e drogarias como estabelecimentos que dispensavam e comercializavam medicamentos e drogas. Com a nova Lei n°13.021/14, de 8 de agosto de 2014, a farmácia é definida como “uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar Atenção Farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva”. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA. (1,0 ponto)
a) Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico apenas de pacientes internados em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privados. 
b) Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a organizar e manter cadastro atualizado com dados técnico-científicos das drogas, fármacos e medicamentos disponíveis na farmácia; 
c) Obriga-se o farmacêutico a prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio. 
d) Obriga-se o farmacêutico, no exercício de suas atividades, a notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância. 
e) A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia. Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias. 
3. A notificação de receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação de medicamentos à base de substâncias constantes das listas de fármacos da Portaria nº 344, de 1998, e suas atualizações. Sobre elas, dadas as afirmativas: 
I. Caberá à Autoridade Sanitária fornecer ao profissional ou instituição devidamente cadastrados, o talonário de Notificação de Receita “A”. 
II. A farmácia ou drogaria somente poderá aviar ou dispensar quando todos os itens da receita e da respectiva Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos. 
III. Nos casos de roubo, furto ou extravio de parte ou de todo o talonário da Notificação de Receita, fica obrigado o responsável a informar, imediatamente, à Autoridade Sanitária local, apresentando o respectivo Boletim de Ocorrência Policial (B.O.). 
IV. Caberá à Autoridade Sanitária, fornecer ao profissional ou instituição devidamente cadastrados, o talonário de Notificação de Receita “B”. 
V. A notificação da receita deverá estar preenchida de forma legível, sendo a quantidade em algarismos romanos e por extenso, sem emenda ou rasura. 
Verifica-se que estão corretas apenas: 
A) II, III e V. 
B) I, IV e V. 
C) I, II e III. 
D) III e IV. 
E) I e IV. 
4. Analise as afirmativas abaixo relacionadas e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F). Justifique todas as alternativas 
( ) De acordo com a Lei 5.991, de 17 de setembro de 1973, entende-se por medicamento a substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária. 
( ) De acordo com o Código de ética da profissão farmacêutica, é dever do farmacêutico comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, em 30 (trinta) dias, o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independente de retenção de documentos pelo empregador. 
( ) Os parâmetros fisiológicos cuja aferição é permitida nos termos da RESOLUÇÃO ANVISA – RDC Nº 44, DE 17 DE AGOSTO DE 2009 são pressão arterial e temperatura corporal. O parâmetro bioquímico cuja aferição é permitida nos termos da mesma Resolução é a glicemia capilar. 
( ) De acordo com a Lei 6.360, de 23 de setembro de 1976, o medicamento similar pode diferir do medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca
5. Dadas as proposições sobre a prestação de serviços farmacêuticos, a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC/ANVISA nº 44, de 2009, que institui as Boas Práticas de Dispensação em Farmácias e Drogarias: 
I. Os serviços farmacêuticos devem ser obrigatoriamente prestados pelas farmácias e drogarias. 
II. A prestação de serviço farmacêutico deve ser realizada pelo farmacêutico, respeitando-se as determinações estabelecidas pelos conselhos federal e regional de farmácia. 
III. Somente será permitido o funcionamento de farmácia e drogaria sem a assistência do técnico responsável, ou do seu substituto, pelo prazo de até sessenta dias, período em que não serão aviadas fórmulas magistrais ou oficinais nem vendidos medicamentos sujeitos a regime especial de controles. 
IV. A aferição de parâmetros fisiológicos (pressão arterial e temperatura corporal) e bioquímicos (glicemia capilar), atenção farmacêutica, a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos e a administração de medicamentos são serviços farmacêuticos que podem ser ofertados em drogarias. 
V. O farmacêutico pode delegar a execução dos serviços farmacêuticos a funcionários previamente capacitados, desde que supervisione e respeite as determinações do CFF e CRF. 
verifica-se que estão corretas, apenas: 
A) II e V 
B) I, II e III. 
C) I, III e IV. 
D) II, IV e V 
E) III, IV e V 
6. Quanto à Assistência e Responsabilidade Técnicas regidaspela Lei nº 5.991/73, é INCORRETO afirmar que: (1,0 ponto) 
a) A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento. 
b) A responsabilidade técnica do estabelecimento será comprovada por declaração de firma individual, pelos estatutos ou contrato social, ou pelo contrato de trabalho do profissional responsável. 
c) Cessada a assistência pelo término ou alteração da declaração de firma individual, contrato social ou estatutos de pessoa jurídica ou pela rescisão do contrato de trabalho, o profissional estará isento de responder pelos atos praticados durante o período em que deu assistência ao estabelecimento. 
d) Somente será permitido o funcionamento de farmácia e drogaria sem a assistência do técnico responsável, ou de seu substituto, pelo prazo de até trinta dias, período em que não serão aviadas fórmulas magistrais ou oficiais nem vendidos medicamentos sujeitos a regime especial de controle. 
e) A farmácia poderá manter laboratório de análises clínicas, desde que em dependência distinta e separada, e sob a responsabilidade técnica do farmacêutico bioquímica. 
7. Considerando a Portaria n 344/1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, e as normas referentes às substâncias e aos medicamentos sujeitos a controle especial, assinale a alternativa correta 
a) As substâncias sujeitas a controle especial e os medicamentos que as contêm devem ser guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para esse fim e sob a responsabilidade do farmacêutico ou outro funcionário. A dispensação dessas substâncias deve ser feita por qualquer funcionário. 
b) Os balanços contendo substâncias da lista C2 (lista das substâncias retinoicas), assim como documentos referentes a entradas e saídas, devem ser arquivados no estabelecimento por dois anos. A documentação referente à movimentação de medicamentos ou às substâncias pertencentes às demais listas precisa ser arquivada por três anos. Ao fim dos prazos, os documentos podem ser destruídos. 
c) Nas farmácias públicas, a prescrição deve ser feita opcionalmente pelo nome genérico e a dispensação respeitará a disponibilidade de produtos.
d) Nas farmácias privadas, a prescrição pode ser realizada obrigatoriamente pelo nome genérico. Medicamentos similares não intercambiáveis podem ser dispensados apenas quando prescritos pela respectiva marca comercial, não sendo permitida a substituição. 
e) Aplicam-se aos produtos sujeitos a controle especial as mesmas regras de substituição dos demais medicamentos. Portanto, há intercambialidade entre o medicamento de referência e o genérico e também entre o medicamento de referência e o similar equivalente. 
8- Analise as afirmativas abaixo relacionadas e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F). (2,0 pontos) 
( ) A responsabilidade técnica em laboratório de análises clínicas e de saúde pública é atribuição privativa do profissional farmacêutico. 
( ) Para exercer a profissão, o farmacêutico precisa estar registrado no Conselho de sua jurisdição. 
( ) O farmacêutico responsável técnico pela farmácia ou drogaria pode delegar para outro profissional as atribuições que entender necessárias e que estejam relacionadas à supervisão e responsabilidade técnica do estabelecimento. 
( ) Medicamentos Genéricos são medicamentos inovadores, os primeiros a serem lançados no mercado, e ficam pelo menos por 10 anos protegidos por patente. 
( ) Entre os documentos que as farmácias e drogarias devem possuir no estabelecimento, a Licença ou Alvará Sanitário e a Certidão de Regularidade Técnica deverão estar em local visível ao público. 
( ) A manipulação de fórmulas magistrais alopáticas e homeopáticas é atribuição privativa do profissional farmacêutico. 
( ) A aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímico oferecida nas farmácias e drogarias possui o objetivo de diagnóstico e o paciente deve ser medicado no estabelecimento farmacêutico quando verificada discrepância entre os valores encontrados e os valores de referência constantes em literatura técnico-científica idônea.

Continue navegando