Buscar

PROVA DE ANTROPOLOGIA

Prévia do material em texto

prova de antropologia 2 periodo.
Estabelecer um padrão de sociedade considerada como modelo é uma das premissas da Antropologia:
	Revolucionista
	Sionista.
	Maniqueísta
	Marxista
 Certo	Evolucionista.
Qual o objeto de estudo da sociologia?
	As diferentes culturas do mundo.
	As relações de poder que se estabelecem na sociedade.
	As diferenças de costumes e valores de um lugar para outro.
	As diferenças de costumes e valores de um grupo para outro.
 Certo	As relações sociais que os homens estabelecem com outros homens por meio de instituições sociais.
A Antropologia rompeu a abordagem evolucionista a partir:
	Da ação efetiva de confirmação da dicotomia civilização/ barbárie.
 Certo	Do Rompimento da centralidade da dicotomia civilização/ barbárie e a o fim da obrigatoriedade da análise diacrônica da cultura.
 Errado	Da consolidação de uma prática que procurava eleger a civilização ocidental com medida e modelo de desenvolvimento.
	Da análise diacrônica da cultura e a consolidação da dicotomia civilização/ barbárie.
	Da necessidade de eleger a civilização ocidental com medida e modelo de desenvolvimento.
Respondido em 15/04/2020 10:32:04
Emile Durkheim desenvolve um conceito para explicar a coesão social existente na sociedade moderna, cujas características envolvem: complexidade, maior divisão social do trabalho e individualização. Qual é esse conceito?
	cooperação social.
	solidariedade mecânica.
	sistema orgânico.
 Certo	solidariedade orgânica.
	norma social.
Existem várias definições para a palavra ideologia, mas Karl Marx em sua obra A ideologia alemã, elabora seu conceito de ideologia. O que significa este conceito segundo Marx?
	Ideologia é um movimento político que defende uma democracia baseada nos ensinamentos e princípios cristãos, tais como a liberdade, a solidariedade e a justiça
 Errado	Uma ideologia é uma visão abrangente, uma maneira de olhar as coisas como em várias tendências filosóficas, ou um conjunto de ideias.
	Ciência proposta pelo filósofo francês Destutt de Tracy 1754-1836, que atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo.
	Ciência das ideias, muitas vezes associada a doutrinas ou mitos, a movimentos políticos ou culturais.
 Certo	A ideologia é um conceito crítico. É a consciência deformada da realidade, uma ilusão ou falsa consciência. Isso ocorre segundo interesses que nem sempre são conscientes ou voluntários.
O que são ideologias na concepção de Marx ?
 Certo	Fruto de um processo de dominação, denominado de alienação
	Pensamentos futuristas
	Fruto de um processo de libertação, denominado de superação
	Pensamentos do passado
	Pensamentos do tempo presente
Para Weber, a sociedade se apresenta como uma grande teia formada por diversos tipos de ações sociais. A identificação do sentido subjetivo dessas ações, ou seja, do tipo de racionalidade que as motiva e que leva a este ou àquele comportamento é o que define a sociologia weberiana como compreensiva. Segundo Max Weber "Ação Social é"?
	todo tipo de conduta humana relacionada às manifestações espontâneas dos indivíduos nos grupos sociais que fazem parte.
	toda conduta humana quando relacionada somente às questões de ordem política e ao comportamento individual.
	toda conduta humana relacionada somente aos grupos sociais que são responsáveis pela educação dos indivíduos.
 Errado	todo tipo de conduta humana envolvendo as relações sociais restritamente no cotidiano escolar e familiar.
 Certo	todo tipo de conduta humana relacionada a outros indivíduos e dotada de um sentido subjetivamente elaborado.
Considerado o jargão da globalização vemos que hoje uma língua tem se tornado universal. A frase se refere ao:
 Certo	Inglês.
	Português.
	Esperanto.
	Espanhol.
	Francês.
Bourdieu considera que cada campo possui hierarquias e disputas, entre dominantes e dominados, por determinados bens simbólicos e consequentemente por posições sociais. O que são os bens simbólicos?
	Serviço da reprodução e da legitimação da dominação exercida pelas classes dominantesserviço da reprodução e da legitimação da dominação exercida pelas classes dominantes
	São os bens duráveis que um indivíduo conquista ao longo da vida
 Certo	A posse, em graus diferenciados, dos capitais cultural, econômico e social, que pertencem a cada campo específico e que determinaria a posição social de cada indivíduo
	É um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações
	A tendência atual que simboliza a formação do docente
Pensamos a escola como uma instituição libertadora , marcada pela missão de transmitir conhecimento aos alunos e formar cidadãos. Se formos observar a escola dentro da visão de Michel Foulcault poderíamos afirmar que ela;
	Orienta para a liberdade desde a retirada de mecanismos disciplinares.
	Desfavorece o aspecto disciplinar e reforça a liberdade dos alunos.
	Orienta para a liberdade sendo avessa à disciplina dos alunos.
 Certo	Se constitui de um complexo controle que visa à disciplina.
 Errado	Cria mecanismos de libertação dos alunos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
prova 2
As crenças e os costumes são relativos ao sujeito de acordo com seu contexto social. Deve-se assim considerar a importância das diversas culturas e reforçar a ideia de que não há uma cultura melhor que a outra. Nessa perspectiva, estamos nos referindo ao conceito de:
	Endoculturação
	Determinismo Geográfico
	Aculturamento
	Etnocentrismo
 Certo	Relativismo cultural
A Sociologia e as outras ciências têm em comum:
	Ideologias e fatos sociais.
	Campo de estudo claramente definido e recursos metodológicos delimitados.
 Certo	Estratégias metodológicas e problemas.
 Errado	Ideologias e desigualdades sociais.
	Realidades sociais e ostracismo.
Foi seguidor da sociologia positivista, mas desenvolveu o recurso metodológico chamado Fato Social para analisar os problemas sociais. Estamos nos referindo ao:
Clifford Geertz.
Karl Marx.
Max Weber.
 Certo	Émile Durkheim.
Auguste Comte.
Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
 Certo	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
 Errado	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais. Nesse sentido, assinale a opção correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores.
	a) Karl Marx, ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de capital simbólico; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu-se ao "desencantamento do mundo"; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social.
	d) Karl Marx utilizou as metáforas de infraestrutura e superestrutura, para explicar as relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidadena sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade.
 Certo	c)Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia.
	b) Karl Marx decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração; Max Weber, a partir do estudo das religiões, concluiu que a economia é fator preponderante do desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos.
	e) Karl Marx estudou o caráter civilizador das religiões; Max Weber analisou as relações entre as classes sociais como relações de exploração; Émile Durkheim desenvolveu, em detalhes, a ideia de fetichismo.
Considere as seguintes afirmações sobre o conceito de ideologia para Karl Marx:
1) Para Marx o objetivo principal da ideologia é disfarçar a contradição social.
2) O autor propõe que a ideologia é a consciência deformada da realidade.
3) Para Marx a ideologia é a realidade invertida.
4) Para Marx a luta de classes se configura com uma dominação de ideias. São corretos os itens:
	1 e 2
	1,2 e 3
 Certo	1,2 ,3 e 4
	3 e 4
	2,3 e 4
No que se refere ao processo educativo na concepção de Max Weber, marque (V) para verdadeiro OU (F) para falso nas afirmações a seguir:
( ) A busca por qualificação profissional e a disputa por títulos são requisitos fundamentais para a entrada em círculos sociais mais respeitáveis para este autor.
( ) Max Weber criticava a dominação burocrática que prevalecia no ensino superior alemão à época.
( ) Para Weber a burocracia descaracteriza a legitimação de castas sociais e hierárquicas dentro de empresas e repartições.
( ) A qualificação através dos certificados torna- se um aspecto fundamental na seleção e diferenciação dos indivíduos.
A sequência correta é a seguinte:
	VVVV
	VVVF
	FVVF
 Certo	VVFV
	VVFF
Nas organizações modernas, e dentre elas nas escolas, busca-se ao máximo reduzir a influência pessoal ou sentimental em seu funcionamento. Por isso, seus administradores são selecionados de acordo com suas competências e procedimentos legais, eles não podem fazer "tudo que querem", mas tem poder limitado por regras e exercido dentro de limites previstos de acordo com seu cargo.
Esse exercício de poder expressa uma forma de dominação designada por Weber de:
	Dominação tradicional
 Certo	Dominação legal
 Errado	Dominação ilegítima
	Dominação carismática
	Dominação formal
Sobre o pensamento de Bourdieu acerca da sociedade considere as afirmações marcando (V) OU (F):
( ) Para este autor o Sistema Escolar atua como mecanismo de distinção social.
( ) O Sistema Escolar atua atua como elemento de reprodução da hierarquia social.
( ) Para Bourdieu a dominação possui uma dimensão simbólica.
( ) Os indivíduos segundo este autor partem de condições de existência iguais.
A sequência correta é a seguinte:
	VVFF
 Certo	VVVF
	FVVV
	FFVV
	VVVV
É o fenômeno universal originado devido ao estranhamento da cultura do outro:
 Errado	Respeito.
	Intercultura.
	Multiculturalismo.
 Certo	Etnocentrismo.
	Preconceito.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 prova
1) (Adaptado de Concursos- IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS EBTT). A Sociologia, assim como sua ciência irmã, a Antropologia, tem como um de seus objetos principais de estudo a religião. É correto afirmar que para os sociólogos:
As religiões estão nas sociedades industriais estabelecidas em instituições próprias, sem conexão direta ou estreita com outras esferas da vida coletiva.	
 As crenças religiosas devem ser descortinadas como verdadeiras ou falsas, invés de simplesmente compreendidas e explicadas.	
O indivíduo, através da atitude religiosa, se emancipa da sociedade, à qual transcende espiritualmente.	
As religiões não estão no mundo moderno nem como instituições, nem como entidades, nem como organizações.
 Certo Os fatores de ordem crenças espirituais, religiososas e culturais são, para os sociólogos, tão relevantes como os fatores de ordem social.
**********************************************************************
2) Corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Seus principais idealizadores foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart-Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa, na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil. O texto refere-se ao:
Estruturalismo
	Marxismo
 Certo	Positivismo
	Determinismo
	Funcionalismo
***************************************************************************3) O evolucionismo social do século XIX teve um papel fundamental na constituição da sociologia como ramo científico. Sobre essa corrente de pensamento, que reunia autores como Augusto Comte e Herbert Spencer, assinale o que for correto.
O evolucionismo define que as estruturas, naturais ou sociais, passam por processo de diferenciação e integração que levam ao seu aprimoramento.
	O evolucionismo rejeita o modelo político e econômico liberal, baseado na livre iniciativa e no laissez-faire, considerando-o uma orientação contrária à evolução social.
	O evolucionismo considera o Estado Militar como a forma mais evoluída de organização social, fundamentada na cooperação interna e obrigatória.
 Certo	O evolucionismo propõe que a evolução das sociedades ocorre em estágios sucessivos de racionalização.
	O evolucionismo defende a unidade biológica e cognitiva da espécie humana, independente de variações particulares.
***************************************************************************
4) No Sistema Capitalista as relações entre Classes Sociais são regidas pela relação entre capital e trabalho assalariado. Indique neste contexto o fundamento e bem maior a ser preservado nesta relação:
	Igualdade entre classes sociais.
	A propriedade coletiva.
 Certo	A propriedade privada
 Errado	A Visão igualitária de sociedade.
	Trabalho Social.
***************************************************************************5)De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica pela:
natureza egoísta humana, pois os interesses individuais são colocados acima dos interesses coletivos.	
diferenciação de habilidades inatas aos indivídeuos, ou seja, determinadas biologicamente	
pela apropriação dos resultados do trabalho alheio, feita pelos homens com maiores capacidades intelectuais.	
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica pela:	
natureza egoísta humana, pois os interesses individuais são colocados acima dos interesses coletivos.	
diferenciação de habilidades inatas aos indivídeuos, ou seja, determinadas biologicamente.	
pela apropriação dos resultados do trabalho alheio, feita pelos homens com maiores capacidades intelectuais.
 certa divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.	
distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho do seu trabalhodivisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.	
distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho do seu trabalho
***************************************************************************6) O que são ideologias na concepção de Marx ?
	Fruto de um processo de libertação, denominado de superação
	Pensamentos do tempo presente
 Certo	Fruto de um processo de dominação, denominado de alienação
	Pensamentos futuristas
	Pensamentos do passado
***************************************************************************7) Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Ele distinguequatro tipos de ações sociais que orientam o sujeito. São elas, EXCETO:
	ação social racional com relação a valores
 Certo	ação social religiosa e mítica
	ação social afetiva
	ação social racional com relação a fins
	ação social tradicional
***************************************************************************8) Weber constrói uma tipologia, num sentido ideal, destinada a analisar as diferentes formas de dominação legítima. Segundo ele, existiriam três tipos puros ou ideais de dominação legítima. Conceitualmente são elas:
	Tradicional - Carismática - Racional
	Racional - Carismática - Racional Legal
	Tradicional - Racional - Racional Legal
	Racional - Educacional - Racional Legal
 Certo	Tradicional - Carismática - Racional Legal
***************************************************************************9) sociólogo francês Pierre Bourdieu, entende que os grupos de classe são identificáveis, conforme seus níveis de:
	capital cultural e capital humano.
	ocupação e cultural.
 Certo	capital cultural e econômico.
	ocupação e econômico.
	capital humano e econômico.
***************************************************************************10) A escola é uma instituição socializadora que se baseia em valores e significados culturais.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Existem pedagogias sendo pensadas a partir da reflexão de que a escola não opera de forma neutra.
Porque 
II. O que se chama de universal, na verdade, corresponde a valores dominantes que obscurecem outras formas de viver considerando a cultura, o gênero e a sexualidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 Certo	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	As asserções I e II são proposições falsas.
***************************************************************************

Outros materiais