A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação II Educação de jovens e adultos

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Educação de Jovens e Adultos (PED13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513105) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18871727
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A educação em espaços de restrição e privação de liberdade se insere na Educação de Jovens e Adultos (EJA), constituindo-se como um dos eixos mais invisíveis dessa modalidade de ensino nem sempre considerada relevante pelas políticas governamentais. Trata-se de uma educação voltada para um público heterogêneo, sendo grande parte advinda de processos de exclusão. Referente às características e aos sujeitos que frequentam essa especificidade de educação da EJA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dadas as características da prisão e a situação social dos sujeitos que nela vivem, torna-se imprescindível a compreensão do espaço onde a escola está inserida, a fim de estabelecer uma estratégia educativa que contemple a simplicidade da instituição.
	 b)
	Viver em uma prisão é estar sujeito a um tempo e a um espaço igual da sociedade livre.
	 c)
	A escola, mesmo inserida na prisão, é considerada uma instituição com responsabilidades específicas, que se distingue de outras instâncias de socialização e tem identidade própria e relativa autonomia.
	 d)
	Nessa perspectiva, seria importante e eficaz propor a elaboração de respostas definitivas e conservadoras para as contradições existentes nas organizações penitenciárias, com relação à reabilitação e educação tarefas a elas destinadas.
	2.
	O currículo voltado a um curso PROEJA precisa proporcionar situações para que os docentes criem novas formas de relação e para que os alunos se apropriem de novos conhecimentos. Nesse sentido, o conhecimento obtido por uma formação concomitante, a exemplo do Ensino Médio e Técnico, estimula o educando por mais aprimoramento. Todavia, há fragilidades nos programas que devem ser reconhecidos e melhorados. Quais são essas fragilidades?
	 a)
	Excesso de ações e programas voltados à EJA.
	 b)
	A forma descontínua que programas e ações das políticas governamentais se organizam.
	 c)
	O fluxo contínuo de programas, não dependendo totalmente dos partidos políticos.
	 d)
	O grande número de pesquisas e de produção de conhecimento para subsidiar a formação dos educadores.
	3.
	Os estados-membros se responsabilizaram em promover, em cooperação com as Nações Unidas, o acatamento universal aos direitos e liberdade humanas fundamentais e a observância desses direitos e liberdade, e que a valorização desses direitos e liberdade é da mais alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso. Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada um acordo, pois este termo é usado, geralmente, para caracterizar negociações bilaterais de natureza política, econômica, comercial, cultural, científica e técnica. Acordos podem ser firmados entre países ou entre um país e uma organização internacional.
	 b)
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma convenção, pois essa palavra costuma ser empregada para designar atos multilaterais, oriundos de conferências internacionais e que abordem assuntos de interesse geral.
	 c)
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada um tratado, já que tratados são atos bilaterais ou multilaterais aos quais se deseja atribuir especial relevância política.
	 d)
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
	4.
	Os estudos relacionados às investigações da Didática na EJA, no Brasil, têm relação direta com as tendências pedagógicas que permearam e permeiam o currículo educacional desta modalidade ao longo da História. De acordo com a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, com relação à Didática, analise as sentenças a seguir:
I- É uma disciplina que envolve uma série de princípios e regras que gerem o ensino.
II- Tem como finalidade a orientação do processo de ensinar, permitindo aos alunos se perceberem como agentes ativos na transformação da sociedade e de si próprios.
III- É entendida como a organização da aprendizagem, valorizando o aluno como sujeito da aprendizagem.
IV- Valoriza mais o processo e os meios que possibilitam a aprendizagem, desconsiderando os contextos.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	No que tange à clientela da Educação de Jovens e Adultos, esta possui uma idade base para o ingresso em turmas desta modalidade de ensino. Assim sendo, conforme a legislação vigente, qual é esta faixa etária?
	 a)
	15 anos incompletos para ingresso no Ensino Fundamental e 18 anos incompletos para o ingresso no Ensino Médio.
	 b)
	18 anos completos para o Ensino Fundamental e 21 anos completos para ingresso no Ensino Médio.
	 c)
	15 anos completos para o Ensino Fundamental e 21 anos completos para o Ensino Médio.
	 d)
	15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o ingresso no Ensino Médio.
	6.
	A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Na Educação de Jovens e Adultos, o perfil do professor se configura por algumas capacidades. Quais são elas?
	 a)
	Desenvolver práticas educativas na perspectiva da diversidade religiosa, interagindo empaticamente por meio do diálogo, considerando a relação interpessoal entre professor e aluno condição essencial para a aprendizagem na busca do resgate da autoestima que produz o consumo dos saberes historicamente acumulados.
	 b)
	Trabalhar com conteúdos de natureza diversa das áreas do conhecimento integrados e a comunidades de aprendizagem, dialogando com a comunidade local na perspectiva de valorizar os saberes da infância daquele contexto.
	 c)
	Empreendedorismo entre o saber e o saber fazer, extrapolando a dimensão técnica e científica com vistas à instrumentalização do aluno para enfrentamento do cotidiano competitivo neoliberal.
	 d)
	Planejamento como competência básica para atuação em espaços de diversidade étnica.
	7.
	Na concepção de ensino tradicional, consideram-se componentes da ação didática a matéria ou conteúdo, o professor e os alunos. Entretanto, o ensino, por mais simples que pareça, é uma atividade muito complexa que envolve tanto condições internas como condições externas das situações didáticas. Sobre as condições externas no ensino da EJA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A escola, os professores e os alunos estão inseridos na dinâmica das relações apenas de sua comunidade.
(    ) O aluno está inserido em um grupo social, familiar, que vive em determinadas qualidades de vida, de trabalho, e assim deve ser respeitado.
(    ) A relação entre aluno e conteúdo é mediada pelo professor, com o objetivo apenas de promover o aprendizado.
(    ) O docente é apenas transmissor de conteúdos, ele não tem obrigação de conhecer os contextos à sua volta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	8.
	Muito se falou e se fala sobre a estrutura curricular da Educação de Jovens e Adultos. Busca-se a todo instante a melhoria nos espaços e em suas diretrizes educacionais modificar e melhorar sua proposta. Sobre o currículo da EJA, analise as seguintes sentenças:
I- Na maioria das vezes, o currículo estruturado para a EJA segue a mesma estrutura curricular do ensino regular e acaba não atendendo às perspectivas do aluno da EJA.
II- Não necessariamente deve estar incluso no currículo a necessidade de que os jovens e os adultos desenvolvam

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.