A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Sociedade da Informação e do Conhecimento 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	
	Disciplina:
	Sociedade da Informação e do Conhecimento 
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( ) ( peso.:3,00)
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa  Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada  
	1.
	Como bem sabemos, uma das características da globalização é a diminuição das distâncias. Distância essa que é ?quebrada? através de transportes que diminuem o tempo de uma localidade a outra, da mesma forma que algumas alternativas virtuais possibilitam essa proximidade e contato com os distantes. Assinale a alternativa CORRETA que apresente uma forma de encurtamento da distância, através de meios virtuais:
	 a)
	Redes sociais.
	 b)
	Aviões.
	 c)
	Automóveis.
	 d)
	Trens.
	2.
	Conceitualmente, entendemos Modernidade como a passagem de uma visão de mundo teocêntrica para uma antropocêntrica. Também como fator gerador da modernidade estão as grandes navegações e a expansão geográfica das potências colonizadoras europeias. Por este motivo, em sua fase inicial, a modernidade possuía algumas características muito específicas. Analise as afirmativas a seguir:
I- Substituição dos valores coletivos por valores individuais.
II- Ampliação do desenvolvimento de tecnologias.
III- Abertura de novas rotas de comercialização e exploração.
IV- Substituição dos valores racionalistas pela religiosidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	3.
	O capitalismo tem seu início na Europa e suas características aparecem desde a Baixa Idade Média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade. Ainda com os feudos, foi possível verificar as primeiras relações de trabalho baseadas no arrendamento de terras e nas primeiras remunerações salariais. Com o passar do tempo, as relações de produção foram se intensificando e se tornando mais complexas. Por isso, sem dúvida alguma, o capitalismo que conhecemos hoje mudou, com relação ao do século passado. Todavia, muitos autores defendem que em suas estruturas elementares ele preserva as mesmas características. Com relação aos fundamentos do capitalismo, analise as sentenças a seguir:
I- No capitalismo, os donos do capital utilizam o excedente gerado pela mão de obra dos trabalhadores, para reinvestir na empresa, não se apropriando individualmente dos lucros.
II- O capitalismo representa a relação livre entre indivíduos numa sociedade que aboliu a propriedade privada dos meios de produção. Nele não há presença de classe social ou autoridade, por isso, todos podem se associar livremente.
III- O capitalismo é um modelo econômico, social e político que reconhece e legitima um tipo de sistema produtivo, em que os meios de produção são de origem privada, dos chamados donos do capital.
IV- No capitalismo, os donos do capital contratam a mão de obra dos trabalhadores para o desenvolvimento de produtos. Estes são vendidos pelos donos do capital, que colhem os lucros e exploram o trabalhador.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	A nova lógica, na qual se insere o novo capitalismo global, é caracterizada por uma aposta na técnica e na ciência. Tal aposta é resultante de três processos históricos. Sobre esses processos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Revolução da tecnologia da informação.
(    ) Renovação da ciência e dos ideais religiosos.
(    ) Crise econômica do capitalismo e do estatismo.
(    ) Redefinição dos padrões de vida, baseados em modelos alternativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Por estarmos inseridos na sociedade de informação, é comum acreditarmos que todas as pessoas possuem acesso aos seus diferentes recursos tecnológicos e informacionais, especialmente a internet, mas, de fato isso não é verdadeiro. Uma parcela significativa da população mundial não está conectada às redes informacionais. Isso ocorre especialmente por duas razões, a falta de instrução e a pobreza. Com base nesses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA que denomina a falta de acesso às tecnologias de comunicação e informação:
	 a)
	Infoexclusão.
	 b)
	Inclusão parcial.
	 c)
	Informática excludente.
	 d)
	Exclusão das minorias.
	6.
	Por tecnologias de informação, pode-se compreender quaisquer formas de transmissão de informações e todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Manuel Castells defende a ideia de que o desenvolvimento dessas tecnologias ocorreu devido ao aprofundamento do capitalismo, à competitividade entre indivíduos e empresas e a busca por lucro. Considerando as principais influências e mudanças que o ambiente on-line e todas as tecnologias informacionais produziram na sociedade atual, analise as sentenças a seguir:
I- Promoveram a igualdade social, especialmente nos países menos desenvolvidos e excluídos.
II- Introduziram modificações nos comportamentos, ampliando os sentidos estéticos e criando novas identidades. 
III- Deram origem a um novo tipo de sujeito, o cidadão virtual e o navegador cyber espacial. 
IV- Surgiram novas profissões, mas não ocorreram alterações significativas nas relações de trabalho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	Quando falamos sobre "sociedade da informação", estamos nos referindo a um tipo de organização social, econômica e cultural, que tem como base o desenvolvimento tecnológico, ou seja, que possui a informação e a comunicação altamente desenvolvidos, como elementos centrais no processo de organização social. Já o termo tecnologia deriva do grego, dividindo-se em "tictein" e "logos". Sobre esse termo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo "tictein" significa criar, produzir. Quer dizer um saber prático com o intuito de atingir um fim.
(    ) O termo "logos" quer dizer sensação, sentimento e exprime a ideia de evolução e progresso.
(    ) A soma dos dois termos formaria a palavra tecnologia, que apresenta a ideia de diferenciação entre o fazer artesanal com o fazer com raciocínio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	8.
	Sobre o estudo do ?Elo: um espírito informacional, etos do desenvolvimento?, sabemos que ?Fazer a coisa certa? é o princípio, o elo entre a vontade de um povo e a ação, coletiva e consciente. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esse princípio está intimamente relacionado com a noção de estética.
(    ) Reflete o ato consciente, preenchido de significado.
(    ) Reflete o ato consciente, mas não tem nenhuma relação com o indivíduo.
(    ) Este princípio não possui nenhuma relação com a noção de estética. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	Ao longo do tempo, nas sociedades ocidentais, cristalizou-se uma maneira de pensar baseada na ideia de desenvolvimento. Esse princípio se tornou generalizante e seus pressupostos acabaram influenciando os princípios que norteiam a educação, tanto do ponto de vista  formal quanto informal. Com base nessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.